Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642631
Resumo: Consideramos a Antropologia da Educação como estudo dos processos educativos, seja na escola, na família, na rua ou na trajectória social dos indivíduos e seu papel na (re)construção das identidades pessoais. A partir de pesquisas realizadas em Portugal, procuro mostrar como as etnobiografias são um caminho privilegiado para entender as pessoas como resultado de uma bricolagem identitária e como são, também, meios de (auto) formação. Exploro as potencialidades das entrevistas etnobiográficas e grupais, na racionalização das experiências passadas, para a Antropologia da Educação na formação para a diversidade cultural.Abstract We consider the anthropology of education as the study of educational processes, whether at school, at home, on the street or in the social history of individuals and their role in the (re) construction of personal identities. Based on research conducted in Portugal, I try to show how ethnobiographical studies are a privileged way to understand people as a result of an identity bricolage and how they are also forms of (self) education. I explore the potential of ethnobiographic and group interviews for the rationalization of past experiences for educational anthropology within the training in cultural diversity. Key words Identities and life stories. Reflective training. Educational anthropology. Training for cultural diversity
id UNICAMP-18_71b8df9eda2cf6ffcb445570b7d0b2cb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642631
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade culturalIdentidades e histórias de vida. Formação reflexiva. Antropologia da Educação. Educação para a diversidadeEducaçãoConsideramos a Antropologia da Educação como estudo dos processos educativos, seja na escola, na família, na rua ou na trajectória social dos indivíduos e seu papel na (re)construção das identidades pessoais. A partir de pesquisas realizadas em Portugal, procuro mostrar como as etnobiografias são um caminho privilegiado para entender as pessoas como resultado de uma bricolagem identitária e como são, também, meios de (auto) formação. Exploro as potencialidades das entrevistas etnobiográficas e grupais, na racionalização das experiências passadas, para a Antropologia da Educação na formação para a diversidade cultural.Abstract We consider the anthropology of education as the study of educational processes, whether at school, at home, on the street or in the social history of individuals and their role in the (re) construction of personal identities. Based on research conducted in Portugal, I try to show how ethnobiographical studies are a privileged way to understand people as a result of an identity bricolage and how they are also forms of (self) education. I explore the potential of ethnobiographic and group interviews for the rationalization of past experiences for educational anthropology within the training in cultural diversity. Key words Identities and life stories. Reflective training. Educational anthropology. Training for cultural diversityUniversidade Estadual de Campinas2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642631Pro-Posições; Vol. 24 No. 2: maio./ ago. 2013[71]; 109-123Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 2: maio./ ago. 2013[71]; 109-123Pro-Posições; v. 24 n. 2: maio./ ago. 2013[71]; 109-1231980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642631/10111Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Ricardo2016-02-18T14:44:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642631Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:44:19Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
title Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
spellingShingle Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
Vieira, Ricardo
Identidades e histórias de vida. Formação reflexiva. Antropologia da Educação. Educação para a diversidade
Educação
title_short Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
title_full Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
title_fullStr Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
title_full_unstemmed Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
title_sort Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da Antropologia da Educação para a formação de professores para a diversidade cultural
author Vieira, Ricardo
author_facet Vieira, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades e histórias de vida. Formação reflexiva. Antropologia da Educação. Educação para a diversidade
Educação
topic Identidades e histórias de vida. Formação reflexiva. Antropologia da Educação. Educação para a diversidade
Educação
description Consideramos a Antropologia da Educação como estudo dos processos educativos, seja na escola, na família, na rua ou na trajectória social dos indivíduos e seu papel na (re)construção das identidades pessoais. A partir de pesquisas realizadas em Portugal, procuro mostrar como as etnobiografias são um caminho privilegiado para entender as pessoas como resultado de uma bricolagem identitária e como são, também, meios de (auto) formação. Exploro as potencialidades das entrevistas etnobiográficas e grupais, na racionalização das experiências passadas, para a Antropologia da Educação na formação para a diversidade cultural.Abstract We consider the anthropology of education as the study of educational processes, whether at school, at home, on the street or in the social history of individuals and their role in the (re) construction of personal identities. Based on research conducted in Portugal, I try to show how ethnobiographical studies are a privileged way to understand people as a result of an identity bricolage and how they are also forms of (self) education. I explore the potential of ethnobiographic and group interviews for the rationalization of past experiences for educational anthropology within the training in cultural diversity. Key words Identities and life stories. Reflective training. Educational anthropology. Training for cultural diversity
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642631
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642631/10111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 24 No. 2: maio./ ago. 2013[71]; 109-123
Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 2: maio./ ago. 2013[71]; 109-123
Pro-Posições; v. 24 n. 2: maio./ ago. 2013[71]; 109-123
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1824498916944510976