Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Anderson
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645895
Resumo: As temáticas apresentadas no conjunto de artigos deste dossiê são frutos de estudos e discussões que vêm sendo produzidos de forma interdisciplinar e interinstitucional sobre relações de gênero e sexualidades por um grupo de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e Faculdade de Americana. Aproveitamos a oportunidade desta publicação e convidamos pesquisadores da Universidade do Novo México para o estabelecimento de diálogos e reflexões sobre as temáticas a que nos temos dedicado e que são aqui apresentadas. Nosso objetivo é contribuir para problematizar temas pulsantes que ainda permanecem marginais no âmbito da educação, a partir de teorizações da perspectiva pós- -estruturalista e, principalmente, das contribuições dos Estudos Feministas, de Gênero, Culturais, Gays e Lésbicos e da Teoria Queer. Para isso nos interessa um olhar mais questionador para os aparatos culturais, também entendidos como textos culturais, ou seja, filmes, obras literárias, peças publicitárias, propagandas, TV, músicas, quadros, ilustrações, livros didáticos, leis, manuais, peças de museu, vestuário, vídeos. Aparatos que dizem coisas sobre si e sobre o contexto em que são produzidos, que transmitem significados repletos de sentidos, enunciados e discursos, resultando naquilo que é tomado como “verdade”.
id UNICAMP-18_744e820993590452c2247532a849b017
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645895
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling ApresentaçãoAs temáticas apresentadas no conjunto de artigos deste dossiê são frutos de estudos e discussões que vêm sendo produzidos de forma interdisciplinar e interinstitucional sobre relações de gênero e sexualidades por um grupo de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e Faculdade de Americana. Aproveitamos a oportunidade desta publicação e convidamos pesquisadores da Universidade do Novo México para o estabelecimento de diálogos e reflexões sobre as temáticas a que nos temos dedicado e que são aqui apresentadas. Nosso objetivo é contribuir para problematizar temas pulsantes que ainda permanecem marginais no âmbito da educação, a partir de teorizações da perspectiva pós- -estruturalista e, principalmente, das contribuições dos Estudos Feministas, de Gênero, Culturais, Gays e Lésbicos e da Teoria Queer. Para isso nos interessa um olhar mais questionador para os aparatos culturais, também entendidos como textos culturais, ou seja, filmes, obras literárias, peças publicitárias, propagandas, TV, músicas, quadros, ilustrações, livros didáticos, leis, manuais, peças de museu, vestuário, vídeos. Aparatos que dizem coisas sobre si e sobre o contexto em que são produzidos, que transmitem significados repletos de sentidos, enunciados e discursos, resultando naquilo que é tomado como “verdade”.Universidade Estadual de Campinas2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645895Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 13-17Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 13-17Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 13-171980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645895/13135Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Anderson2017-02-23T13:30:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645895Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:30:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Ferrari, Anderson
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Ferrari, Anderson
author_facet Ferrari, Anderson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Anderson
description As temáticas apresentadas no conjunto de artigos deste dossiê são frutos de estudos e discussões que vêm sendo produzidos de forma interdisciplinar e interinstitucional sobre relações de gênero e sexualidades por um grupo de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e Faculdade de Americana. Aproveitamos a oportunidade desta publicação e convidamos pesquisadores da Universidade do Novo México para o estabelecimento de diálogos e reflexões sobre as temáticas a que nos temos dedicado e que são aqui apresentadas. Nosso objetivo é contribuir para problematizar temas pulsantes que ainda permanecem marginais no âmbito da educação, a partir de teorizações da perspectiva pós- -estruturalista e, principalmente, das contribuições dos Estudos Feministas, de Gênero, Culturais, Gays e Lésbicos e da Teoria Queer. Para isso nos interessa um olhar mais questionador para os aparatos culturais, também entendidos como textos culturais, ou seja, filmes, obras literárias, peças publicitárias, propagandas, TV, músicas, quadros, ilustrações, livros didáticos, leis, manuais, peças de museu, vestuário, vídeos. Aparatos que dizem coisas sobre si e sobre o contexto em que são produzidos, que transmitem significados repletos de sentidos, enunciados e discursos, resultando naquilo que é tomado como “verdade”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645895
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645895/13135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 13-17
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 13-17
Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 13-17
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188386209792