The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Janete Magalhães
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kuster, Patrick Stefenoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669257
Resumo: The essay addresses how genealogical research can contribute to make visible, in the educational processes, blind zones in any diagram of social forces or dispositives of knowledge and power in which children can exert resistance. We use literature to exemplify the strength of children’s inventiveness. We discuss some dimensions of genealogical research: the examination of subjectivation processes; the analysis of the consistency plan and the chance of struggle; the discontinuous sense of history and the weight of tradition; researcher’s sensation of strangeness and attention; the facing of the effects of truth and its dismantling, aiming to escape, not power itself, but particular strategies of the relations of knowledge and power.
id UNICAMP-18_7893a40618a64c6a48cbf852960cf898
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669257
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devicesA genealogia e a pesquisa em educação: crianças disparatadas como zonas cegas no diagrama de forças sociais ou nos dispositivos de poder/saberA genealogia e a pesquisa em educação: crianças disparatadas como zonas cegas no diagrama de forças sociais ou nos dispositivos de poder/saberPesquisa genealógicaDiagrama de forçasDispositivo de saber/poderEducaçãoInfânciaGenealogical researchForces diagramPower/knowledge dispositiveEducationChildhoodPesquisa genealógicaDiagrama de forçasDispositivo de saber/podeEducaçãoInfânciaThe essay addresses how genealogical research can contribute to make visible, in the educational processes, blind zones in any diagram of social forces or dispositives of knowledge and power in which children can exert resistance. We use literature to exemplify the strength of children’s inventiveness. We discuss some dimensions of genealogical research: the examination of subjectivation processes; the analysis of the consistency plan and the chance of struggle; the discontinuous sense of history and the weight of tradition; researcher’s sensation of strangeness and attention; the facing of the effects of truth and its dismantling, aiming to escape, not power itself, but particular strategies of the relations of knowledge and power.O ensaio aborda como a pesquisa genealógica pode contribuir para visibilizar, nos processos educativos, zonas cegas existentes em qualquer diagrama de forças sociais ou dispositivo de saber e poder nos quais as crianças podem exercer uma resistência. Utiliza a literatura para exemplificar a força da inventividade infantil. Discute algumas dimensões da pesquisa genealógica: o exame dos processos de subjetivação; a análise do plano de consistência e o acaso das lutas; o sentido descontínuo da história e o peso da tradição; a sensação de estranhamento e atenção do pesquisador; o enfrentamento dos efeitos de verdade e seu desmonte, visando a escapar não ao poder em si, mas às estratégias particulares das relações de saber e poder.O ensaio aborda como a pesquisa genealógica pode contribuir para visibilizar, nos processos educativos, zonas cegas existentes em qualquer diagrama de forças sociais ou dispositivo de saber e poder nos quais as crianças podem exercer uma resistência. Utiliza a literatura para exemplificar a força da inventividade infantil. Discute algumas dimensões da pesquisa genealógica: o exame dos processos de subjetivação; a análise do plano de consistência e o acaso das lutas; o sentido descontínuo da história e o peso da tradição; a sensação de estranhamento e atenção do pesquisador; o enfrentamento dos efeitos de verdade e seu desmonte, visando a escapar não ao poder em si, mas às estratégias particulares das relações de saber e poder.Universidade Estadual de Campinas2022-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669257Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200031Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200031Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202000311980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669257/28566https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669257/28567Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Janete Magalhães Kuster, Patrick Stefenoni 2022-11-22T12:12:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669257Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-11-22T12:12:32Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
A genealogia e a pesquisa em educação: crianças disparatadas como zonas cegas no diagrama de forças sociais ou nos dispositivos de poder/saber
A genealogia e a pesquisa em educação: crianças disparatadas como zonas cegas no diagrama de forças sociais ou nos dispositivos de poder/saber
title The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
spellingShingle The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
Carvalho, Janete Magalhães
Pesquisa genealógica
Diagrama de forças
Dispositivo de saber/poder
Educação
Infância
Genealogical research
Forces diagram
Power/knowledge dispositive
Education
Childhood
Pesquisa genealógica
Diagrama de forças
Dispositivo de saber/pode
Educação
Infância
title_short The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
title_full The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
title_fullStr The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
title_full_unstemmed The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
title_sort The genealogy and the research in education: absurd children as blind zones in the social forces diagram or in the power/knowledge devices
author Carvalho, Janete Magalhães
author_facet Carvalho, Janete Magalhães
Kuster, Patrick Stefenoni
author_role author
author2 Kuster, Patrick Stefenoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Janete Magalhães
Kuster, Patrick Stefenoni
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa genealógica
Diagrama de forças
Dispositivo de saber/poder
Educação
Infância
Genealogical research
Forces diagram
Power/knowledge dispositive
Education
Childhood
Pesquisa genealógica
Diagrama de forças
Dispositivo de saber/pode
Educação
Infância
topic Pesquisa genealógica
Diagrama de forças
Dispositivo de saber/poder
Educação
Infância
Genealogical research
Forces diagram
Power/knowledge dispositive
Education
Childhood
Pesquisa genealógica
Diagrama de forças
Dispositivo de saber/pode
Educação
Infância
description The essay addresses how genealogical research can contribute to make visible, in the educational processes, blind zones in any diagram of social forces or dispositives of knowledge and power in which children can exert resistance. We use literature to exemplify the strength of children’s inventiveness. We discuss some dimensions of genealogical research: the examination of subjectivation processes; the analysis of the consistency plan and the chance of struggle; the discontinuous sense of history and the weight of tradition; researcher’s sensation of strangeness and attention; the facing of the effects of truth and its dismantling, aiming to escape, not power itself, but particular strategies of the relations of knowledge and power.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669257
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669257
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669257/28566
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669257/28567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200031
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200031
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200031
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190073368576