Childhood body image: a school investigation with focus groups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriani, Flávia Marcele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neves, Clara Mockedece, Ferreira, Maria Elisa Caputo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659
Resumo: For Cash and Smolak, body image refers to the multidimensional construct of the mental representation of the body, permeated by comparisons and internalizations. This study aimed to analyze possible influences of sociocultural factors: media, family, and friends, on body image. The focus groups were 32 girls and 32 boys, aged 6 to 8 years old, with an average of 7.15 (SD = 0.64) years, students from public schools in the city of Juiz de Fora, MG, Brazil. Data content analysis confirmed the assumption that sociocultural factors can influence children’s perceptions, thoughts, beliefs, and attitudes regarding their bodies. We highlight the importance of preventive programs in the educational process aimed at positive body image.
id UNICAMP-18_838b5a8539950f9dc1d849ba6a7ba03e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671659
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Childhood body image: a school investigation with focus groupsImagem corporal na infância: uma investigação escolar com grupos focaisImagem corporal na infância: uma investigação escolar com grupos focaisInfânciaImagem corporalFatores socioculturaisEducaçãoInfânciaImagem corporalFatores socioculturaisEducaçãoChildhoodBody imageSociocultural factorsEducationFor Cash and Smolak, body image refers to the multidimensional construct of the mental representation of the body, permeated by comparisons and internalizations. This study aimed to analyze possible influences of sociocultural factors: media, family, and friends, on body image. The focus groups were 32 girls and 32 boys, aged 6 to 8 years old, with an average of 7.15 (SD = 0.64) years, students from public schools in the city of Juiz de Fora, MG, Brazil. Data content analysis confirmed the assumption that sociocultural factors can influence children’s perceptions, thoughts, beliefs, and attitudes regarding their bodies. We highlight the importance of preventive programs in the educational process aimed at positive body image.A imagem corporal, para Cash e Smolak, refere-se ao constructo multidimensional da representação mental do corpo, permeada por comparações e internalizações. O objetivo deste estudo foi analisar possíveis influências dos fatores socioculturais: mídia, família e amigos, em relação à imagem corporal. Participaram dos grupos focais 32 meninas e 32 meninos, de 6 a 8 anos de idade, com média de 7,15 (DP= 0,64) anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A análise de conteúdo dos dados confirmou o pressuposto de que os fatores socioculturais podem influenciar a percepção, os pensamentos, as crenças e as atitudes das crianças em relação ao próprio corpo. Ressalta-se a importância de programas preventivos voltados à imagem corporal positiva no processo educativo.A imagem corporal, para Cash e Smolak, refere-se ao constructo multidimensional da representação mental do corpo, permeada por comparações e internalizações. O objetivo deste estudo foi analisar possíveis influências dos fatores socioculturais: mídia, família e amigos, em relação à imagem corporal. Participaram dos grupos focais 32 meninas e 32 meninos, de 6 a 8 anos de idade, com média de 7,15 (DP= 0,64) anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A análise de conteúdo dos dados confirmou o pressuposto de que os fatores socioculturais podem influenciar a percepção, os pensamentos, as crenças e as atitudes das crianças em relação ao próprio corpo. Ressalta-se a importância de programas preventivos voltados à imagem corporal positiva no processo educativo.Universidade Estadual de Campinas2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202100241980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659/30629https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659/30630Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pró-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCipriani, Flávia MarceleNeves, Clara MockedeceFerreira, Maria Elisa Caputo2023-02-24T18:28:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671659Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-02-24T18:28:52Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Childhood body image: a school investigation with focus groups
Imagem corporal na infância: uma investigação escolar com grupos focais
Imagem corporal na infância: uma investigação escolar com grupos focais
title Childhood body image: a school investigation with focus groups
spellingShingle Childhood body image: a school investigation with focus groups
Cipriani, Flávia Marcele
Infância
Imagem corporal
Fatores socioculturais
Educação
Infância
Imagem corporal
Fatores socioculturais
Educação
Childhood
Body image
Sociocultural factors
Education
title_short Childhood body image: a school investigation with focus groups
title_full Childhood body image: a school investigation with focus groups
title_fullStr Childhood body image: a school investigation with focus groups
title_full_unstemmed Childhood body image: a school investigation with focus groups
title_sort Childhood body image: a school investigation with focus groups
author Cipriani, Flávia Marcele
author_facet Cipriani, Flávia Marcele
Neves, Clara Mockedece
Ferreira, Maria Elisa Caputo
author_role author
author2 Neves, Clara Mockedece
Ferreira, Maria Elisa Caputo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriani, Flávia Marcele
Neves, Clara Mockedece
Ferreira, Maria Elisa Caputo
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Imagem corporal
Fatores socioculturais
Educação
Infância
Imagem corporal
Fatores socioculturais
Educação
Childhood
Body image
Sociocultural factors
Education
topic Infância
Imagem corporal
Fatores socioculturais
Educação
Infância
Imagem corporal
Fatores socioculturais
Educação
Childhood
Body image
Sociocultural factors
Education
description For Cash and Smolak, body image refers to the multidimensional construct of the mental representation of the body, permeated by comparisons and internalizations. This study aimed to analyze possible influences of sociocultural factors: media, family, and friends, on body image. The focus groups were 32 girls and 32 boys, aged 6 to 8 years old, with an average of 7.15 (SD = 0.64) years, students from public schools in the city of Juiz de Fora, MG, Brazil. Data content analysis confirmed the assumption that sociocultural factors can influence children’s perceptions, thoughts, beliefs, and attitudes regarding their bodies. We highlight the importance of preventive programs in the educational process aimed at positive body image.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659/30629
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659/30630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pró-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pró-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190177177600