Childhood body image: a school investigation with focus groups
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659 |
Resumo: | For Cash and Smolak, body image refers to the multidimensional construct of the mental representation of the body, permeated by comparisons and internalizations. This study aimed to analyze possible influences of sociocultural factors: media, family, and friends, on body image. The focus groups were 32 girls and 32 boys, aged 6 to 8 years old, with an average of 7.15 (SD = 0.64) years, students from public schools in the city of Juiz de Fora, MG, Brazil. Data content analysis confirmed the assumption that sociocultural factors can influence children’s perceptions, thoughts, beliefs, and attitudes regarding their bodies. We highlight the importance of preventive programs in the educational process aimed at positive body image. |
id |
UNICAMP-18_838b5a8539950f9dc1d849ba6a7ba03e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671659 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Childhood body image: a school investigation with focus groupsImagem corporal na infância: uma investigação escolar com grupos focaisImagem corporal na infância: uma investigação escolar com grupos focaisInfânciaImagem corporalFatores socioculturaisEducaçãoInfânciaImagem corporalFatores socioculturaisEducaçãoChildhoodBody imageSociocultural factorsEducationFor Cash and Smolak, body image refers to the multidimensional construct of the mental representation of the body, permeated by comparisons and internalizations. This study aimed to analyze possible influences of sociocultural factors: media, family, and friends, on body image. The focus groups were 32 girls and 32 boys, aged 6 to 8 years old, with an average of 7.15 (SD = 0.64) years, students from public schools in the city of Juiz de Fora, MG, Brazil. Data content analysis confirmed the assumption that sociocultural factors can influence children’s perceptions, thoughts, beliefs, and attitudes regarding their bodies. We highlight the importance of preventive programs in the educational process aimed at positive body image.A imagem corporal, para Cash e Smolak, refere-se ao constructo multidimensional da representação mental do corpo, permeada por comparações e internalizações. O objetivo deste estudo foi analisar possíveis influências dos fatores socioculturais: mídia, família e amigos, em relação à imagem corporal. Participaram dos grupos focais 32 meninas e 32 meninos, de 6 a 8 anos de idade, com média de 7,15 (DP= 0,64) anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A análise de conteúdo dos dados confirmou o pressuposto de que os fatores socioculturais podem influenciar a percepção, os pensamentos, as crenças e as atitudes das crianças em relação ao próprio corpo. Ressalta-se a importância de programas preventivos voltados à imagem corporal positiva no processo educativo.A imagem corporal, para Cash e Smolak, refere-se ao constructo multidimensional da representação mental do corpo, permeada por comparações e internalizações. O objetivo deste estudo foi analisar possíveis influências dos fatores socioculturais: mídia, família e amigos, em relação à imagem corporal. Participaram dos grupos focais 32 meninas e 32 meninos, de 6 a 8 anos de idade, com média de 7,15 (DP= 0,64) anos, estudantes de escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A análise de conteúdo dos dados confirmou o pressuposto de que os fatores socioculturais podem influenciar a percepção, os pensamentos, as crenças e as atitudes das crianças em relação ao próprio corpo. Ressalta-se a importância de programas preventivos voltados à imagem corporal positiva no processo educativo.Universidade Estadual de Campinas2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202100241980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659/30629https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659/30630Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pró-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCipriani, Flávia MarceleNeves, Clara MockedeceFerreira, Maria Elisa Caputo2023-02-24T18:28:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671659Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-02-24T18:28:52Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Childhood body image: a school investigation with focus groups Imagem corporal na infância: uma investigação escolar com grupos focais Imagem corporal na infância: uma investigação escolar com grupos focais |
title |
Childhood body image: a school investigation with focus groups |
spellingShingle |
Childhood body image: a school investigation with focus groups Cipriani, Flávia Marcele Infância Imagem corporal Fatores socioculturais Educação Infância Imagem corporal Fatores socioculturais Educação Childhood Body image Sociocultural factors Education |
title_short |
Childhood body image: a school investigation with focus groups |
title_full |
Childhood body image: a school investigation with focus groups |
title_fullStr |
Childhood body image: a school investigation with focus groups |
title_full_unstemmed |
Childhood body image: a school investigation with focus groups |
title_sort |
Childhood body image: a school investigation with focus groups |
author |
Cipriani, Flávia Marcele |
author_facet |
Cipriani, Flávia Marcele Neves, Clara Mockedece Ferreira, Maria Elisa Caputo |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Clara Mockedece Ferreira, Maria Elisa Caputo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cipriani, Flávia Marcele Neves, Clara Mockedece Ferreira, Maria Elisa Caputo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Imagem corporal Fatores socioculturais Educação Infância Imagem corporal Fatores socioculturais Educação Childhood Body image Sociocultural factors Education |
topic |
Infância Imagem corporal Fatores socioculturais Educação Infância Imagem corporal Fatores socioculturais Educação Childhood Body image Sociocultural factors Education |
description |
For Cash and Smolak, body image refers to the multidimensional construct of the mental representation of the body, permeated by comparisons and internalizations. This study aimed to analyze possible influences of sociocultural factors: media, family, and friends, on body image. The focus groups were 32 girls and 32 boys, aged 6 to 8 years old, with an average of 7.15 (SD = 0.64) years, students from public schools in the city of Juiz de Fora, MG, Brazil. Data content analysis confirmed the assumption that sociocultural factors can influence children’s perceptions, thoughts, beliefs, and attitudes regarding their bodies. We highlight the importance of preventive programs in the educational process aimed at positive body image. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659/30629 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671659/30630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pró-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pró-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024 Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024 Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210024 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190177177600 |