Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643273 |
Resumo: | Na história da arte norte-americana, não há dois artistas que, a uma primeira impressão, possam parecer mais antitéticos do que Thomas Hart Benton e Jackson Pollock. O primeiro, um grande protagonista, especialmente nos anos 20 e 30 do século passado, da assim chamada pintura da American Scene, categoria na qual, ainda hoje, são enquadrados os pintores figurativos daquele período que utilizavam temas americanos — a vida rural, o Middle West, as cidades e os seus respectivos trabalhadores e grupos sociais — como se, por antonomásia, a sua pintura se limitasse somente aos temas narrativos e à tarefa menos nobre de ilustrar. O segundo é o inventor da action painting e do dripping, e a sua pintura, desde o seu primeiro grande defensor — o crítico Clement Greenberg — é, geralmente, considerada abstrata, sem nenhum vínculo figurativo; e, portanto, a serviço da tarefa mais nobre de expressar sem representar |
id |
UNICAMP-18_899385d25f9177c4ce665df67b88deff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643273 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson PollockEducaçãoNa história da arte norte-americana, não há dois artistas que, a uma primeira impressão, possam parecer mais antitéticos do que Thomas Hart Benton e Jackson Pollock. O primeiro, um grande protagonista, especialmente nos anos 20 e 30 do século passado, da assim chamada pintura da American Scene, categoria na qual, ainda hoje, são enquadrados os pintores figurativos daquele período que utilizavam temas americanos — a vida rural, o Middle West, as cidades e os seus respectivos trabalhadores e grupos sociais — como se, por antonomásia, a sua pintura se limitasse somente aos temas narrativos e à tarefa menos nobre de ilustrar. O segundo é o inventor da action painting e do dripping, e a sua pintura, desde o seu primeiro grande defensor — o crítico Clement Greenberg — é, geralmente, considerada abstrata, sem nenhum vínculo figurativo; e, portanto, a serviço da tarefa mais nobre de expressar sem representarUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643273Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 223-227Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 223-227Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 223-2271980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643273/10818Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Roberto Carvalho2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643273Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock |
title |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock |
spellingShingle |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock Magalhães, Roberto Carvalho Educação |
title_short |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock |
title_full |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock |
title_fullStr |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock |
title_full_unstemmed |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock |
title_sort |
Tom e Jack. As vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock |
author |
Magalhães, Roberto Carvalho |
author_facet |
Magalhães, Roberto Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Roberto Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Na história da arte norte-americana, não há dois artistas que, a uma primeira impressão, possam parecer mais antitéticos do que Thomas Hart Benton e Jackson Pollock. O primeiro, um grande protagonista, especialmente nos anos 20 e 30 do século passado, da assim chamada pintura da American Scene, categoria na qual, ainda hoje, são enquadrados os pintores figurativos daquele período que utilizavam temas americanos — a vida rural, o Middle West, as cidades e os seus respectivos trabalhadores e grupos sociais — como se, por antonomásia, a sua pintura se limitasse somente aos temas narrativos e à tarefa menos nobre de ilustrar. O segundo é o inventor da action painting e do dripping, e a sua pintura, desde o seu primeiro grande defensor — o crítico Clement Greenberg — é, geralmente, considerada abstrata, sem nenhum vínculo figurativo; e, portanto, a serviço da tarefa mais nobre de expressar sem representar |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643273 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643273/10818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 223-227 Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 223-227 Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 223-227 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184747651072 |