Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643952
Resumo: Diferentes configurações teórico-metodológicas vêm sendo construídas no cotidiano escolar buscando proporcionar encontros diversos entre leitor e texto literário, exercitando-se a imaginação com aquilo que se entende por educação do leitor. Neste artigo, pretendo socializar uma parte da pesquisa "Na sala de aula, entre leitores", espaço esse que vem procurando favorecer gestos, atitudes, formas de se trabalhar a literatura, no espaço disciplinar de Língua Portuguesa. Tento, aqui, narrar um pouco do que fizemos, centrando minha atenção em uma das frentes de ação e de pesquisa desenvolvidas por nós, aquela que denominamos de "Leitura Programada". Nesta frente, a da Leitura Programada, tentamos traçar um caminho que leve a um entendimento dessa aula como um espaço de convivência de experiências culturais, um caminho que seja capaz de animar a leitura literária, ao mesmo tempo que busca "fixá-Ia" na memória do aluno, educando-o na leitura da escrita e da imagem.Abstract:Different theoretical and methodological configurations are being constructed in day-to-day school activities in an attempt to develop different encounters between the reader and literary texts, promoting the imagination with what is understood as education of the reader. 1n this artide, I intend to disdase a part of the research "ln the dassroam, among readers". 1n this research, the discipline of Portuguese Language is identified as a space to the promotion of gesture, attitudes and methods of working with teaching literature. I have attempted here to narrate a little of what we did, centering my attention in one af the action fronts of research developed by us, which we call "Programmed Reading". 1n Programmed Reading, we try to trace a path that leads us to an understanding of this dass as a space of shared cultural experiences, a path that is able to animate literary reading at the same time that it seeks to "fix it" in the student's memory, tutaring him along writing and image readings.Key-words: Reading. Literature. Teaching. Portuguese Language
id UNICAMP-18_8b11c40262c5e9b25a4dcab2af24b28d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643952
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesaLeitura. Literatura. Ensino. Língua portuguesaEducaçãoDiferentes configurações teórico-metodológicas vêm sendo construídas no cotidiano escolar buscando proporcionar encontros diversos entre leitor e texto literário, exercitando-se a imaginação com aquilo que se entende por educação do leitor. Neste artigo, pretendo socializar uma parte da pesquisa "Na sala de aula, entre leitores", espaço esse que vem procurando favorecer gestos, atitudes, formas de se trabalhar a literatura, no espaço disciplinar de Língua Portuguesa. Tento, aqui, narrar um pouco do que fizemos, centrando minha atenção em uma das frentes de ação e de pesquisa desenvolvidas por nós, aquela que denominamos de "Leitura Programada". Nesta frente, a da Leitura Programada, tentamos traçar um caminho que leve a um entendimento dessa aula como um espaço de convivência de experiências culturais, um caminho que seja capaz de animar a leitura literária, ao mesmo tempo que busca "fixá-Ia" na memória do aluno, educando-o na leitura da escrita e da imagem.Abstract:Different theoretical and methodological configurations are being constructed in day-to-day school activities in an attempt to develop different encounters between the reader and literary texts, promoting the imagination with what is understood as education of the reader. 1n this artide, I intend to disdase a part of the research "ln the dassroam, among readers". 1n this research, the discipline of Portuguese Language is identified as a space to the promotion of gesture, attitudes and methods of working with teaching literature. I have attempted here to narrate a little of what we did, centering my attention in one af the action fronts of research developed by us, which we call "Programmed Reading". 1n Programmed Reading, we try to trace a path that leads us to an understanding of this dass as a space of shared cultural experiences, a path that is able to animate literary reading at the same time that it seeks to "fix it" in the student's memory, tutaring him along writing and image readings.Key-words: Reading. Literature. Teaching. Portuguese LanguageUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643952Pro-Posições; Vol. 13 No. 2: maio./ago.2002[38]; 43-53Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 2: maio./ago.2002[38]; 43-53Pro-Posições; v. 13 n. 2: maio./ago.2002[38]; 43-531980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643952/11408Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Norma Sandra de Almeida2016-03-07T13:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643952Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T13:58:52Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa
title Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa
spellingShingle Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Leitura. Literatura. Ensino. Língua portuguesa
Educação
title_short Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa
title_full Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa
title_fullStr Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa
title_full_unstemmed Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa
title_sort Dos amores difíceis: uma leituracompartilhada na aula de LínguaPortuguesa
author Ferreira, Norma Sandra de Almeida
author_facet Ferreira, Norma Sandra de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Norma Sandra de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Literatura. Ensino. Língua portuguesa
Educação
topic Leitura. Literatura. Ensino. Língua portuguesa
Educação
description Diferentes configurações teórico-metodológicas vêm sendo construídas no cotidiano escolar buscando proporcionar encontros diversos entre leitor e texto literário, exercitando-se a imaginação com aquilo que se entende por educação do leitor. Neste artigo, pretendo socializar uma parte da pesquisa "Na sala de aula, entre leitores", espaço esse que vem procurando favorecer gestos, atitudes, formas de se trabalhar a literatura, no espaço disciplinar de Língua Portuguesa. Tento, aqui, narrar um pouco do que fizemos, centrando minha atenção em uma das frentes de ação e de pesquisa desenvolvidas por nós, aquela que denominamos de "Leitura Programada". Nesta frente, a da Leitura Programada, tentamos traçar um caminho que leve a um entendimento dessa aula como um espaço de convivência de experiências culturais, um caminho que seja capaz de animar a leitura literária, ao mesmo tempo que busca "fixá-Ia" na memória do aluno, educando-o na leitura da escrita e da imagem.Abstract:Different theoretical and methodological configurations are being constructed in day-to-day school activities in an attempt to develop different encounters between the reader and literary texts, promoting the imagination with what is understood as education of the reader. 1n this artide, I intend to disdase a part of the research "ln the dassroam, among readers". 1n this research, the discipline of Portuguese Language is identified as a space to the promotion of gesture, attitudes and methods of working with teaching literature. I have attempted here to narrate a little of what we did, centering my attention in one af the action fronts of research developed by us, which we call "Programmed Reading". 1n Programmed Reading, we try to trace a path that leads us to an understanding of this dass as a space of shared cultural experiences, a path that is able to animate literary reading at the same time that it seeks to "fix it" in the student's memory, tutaring him along writing and image readings.Key-words: Reading. Literature. Teaching. Portuguese Language
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643952
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643952/11408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 13 No. 2: maio./ago.2002[38]; 43-53
Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 2: maio./ago.2002[38]; 43-53
Pro-Posições; v. 13 n. 2: maio./ago.2002[38]; 43-53
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186565881856