Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairral, Marcelo A.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Powell, Arthur B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642661
Resumo: Integrando matemática, educação, comunicação, TIC e ciência cognitiva, este artigo é resultado de um projeto de pesquisa em Educação Matemática que, através de estudos empíricos, tem como objetivo analisar situações cognitivas e condições pedagógicas que favoreçam a aprendizagem em ambientes virtuais. O enquadramento teórico da investigação é baseado em estudos sobre aprendizagem matemática que combinam a comunicação e o pensamento, bem como as interações e as interlocuções. Aqui analisamos reflexões on-line entre os professores de Matemática dentro de um ambiente chamado Virtual Math Teams (VMT), colaborando para resolver um problema de geometria do táxi. Ilustramos diferentes tipos de interlocução (informativa, negociativa, avaliativa e interpretativa), bem como domínios de conhecimentos (epistemologia, didática e mediação) identificados com o conhecimento profissional dos professores. Nossos resultados indicam que interlocuções interpretativas e negociativas têm maior potencial para aprimorar o pensamento matemá- tico dos interlocutores. O estudo também destaca que, por meio da identificação e da análise de propriedades de interlocução, os pesquisadores podem obter insights sobre o conhecimento profissional dos professores.Abstract Integrating mathematics, education, communication, ICT, and cognitive science, this study is the result of a research program in mathematics education that aims to analyze cognitive situations and pedagogic conditions, through empirical studies, that favor learning in virtual environments. The theoretical framework of the investigation is based on studies of mathematics learning that combine communication and thought as well as interactions and interlocutions. In this article, we analyze interactions among mathematics teachers who interact online within an environment, called Virtual Math Teams (VMT), collaborating to solve a problem in taxicab geometry. We illustrate different types of interlocution (evaluative, informative, interpretative, negotiatory) as well as knowledge domains (epistemology, didactics, and mediation) identified by the teachers’ professional knowledge. Our results indicate that interpretative and negotiatory interlocutions have greater potential to enhance interlocutors’ mathematical thinking. Our study also highlights that by identifying and analyzing interlocution properties, researchers can obtain insights into the teachers’ professional knowledge.Key words Virtual environment. VMT. Teachers’ interaction. Mathematical reasoning. Taxicab geometry
id UNICAMP-18_8cb557d5ce5ddb36c1990b2be2f7b526
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642661
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de MatemáticaAmbiente virtual. VMT. Interações docentes. Raciocínio matemá- tico. Geometria do táxiEducaçãoIntegrando matemática, educação, comunicação, TIC e ciência cognitiva, este artigo é resultado de um projeto de pesquisa em Educação Matemática que, através de estudos empíricos, tem como objetivo analisar situações cognitivas e condições pedagógicas que favoreçam a aprendizagem em ambientes virtuais. O enquadramento teórico da investigação é baseado em estudos sobre aprendizagem matemática que combinam a comunicação e o pensamento, bem como as interações e as interlocuções. Aqui analisamos reflexões on-line entre os professores de Matemática dentro de um ambiente chamado Virtual Math Teams (VMT), colaborando para resolver um problema de geometria do táxi. Ilustramos diferentes tipos de interlocução (informativa, negociativa, avaliativa e interpretativa), bem como domínios de conhecimentos (epistemologia, didática e mediação) identificados com o conhecimento profissional dos professores. Nossos resultados indicam que interlocuções interpretativas e negociativas têm maior potencial para aprimorar o pensamento matemá- tico dos interlocutores. O estudo também destaca que, por meio da identificação e da análise de propriedades de interlocução, os pesquisadores podem obter insights sobre o conhecimento profissional dos professores.Abstract Integrating mathematics, education, communication, ICT, and cognitive science, this study is the result of a research program in mathematics education that aims to analyze cognitive situations and pedagogic conditions, through empirical studies, that favor learning in virtual environments. The theoretical framework of the investigation is based on studies of mathematics learning that combine communication and thought as well as interactions and interlocutions. In this article, we analyze interactions among mathematics teachers who interact online within an environment, called Virtual Math Teams (VMT), collaborating to solve a problem in taxicab geometry. We illustrate different types of interlocution (evaluative, informative, interpretative, negotiatory) as well as knowledge domains (epistemology, didactics, and mediation) identified by the teachers’ professional knowledge. Our results indicate that interpretative and negotiatory interlocutions have greater potential to enhance interlocutors’ mathematical thinking. Our study also highlights that by identifying and analyzing interlocution properties, researchers can obtain insights into the teachers’ professional knowledge.Key words Virtual environment. VMT. Teachers’ interaction. Mathematical reasoning. Taxicab geometryUniversidade Estadual de Campinas2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642661Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 61-77Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 61-77Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 61-771980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642661/10141Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBairral, Marcelo A.Powell, Arthur B.2016-02-18T14:43:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642661Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
title Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
spellingShingle Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
Bairral, Marcelo A.
Ambiente virtual. VMT. Interações docentes. Raciocínio matemá- tico. Geometria do táxi
Educação
title_short Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
title_full Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
title_fullStr Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
title_full_unstemmed Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
title_sort Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática
author Bairral, Marcelo A.
author_facet Bairral, Marcelo A.
Powell, Arthur B.
author_role author
author2 Powell, Arthur B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairral, Marcelo A.
Powell, Arthur B.
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual. VMT. Interações docentes. Raciocínio matemá- tico. Geometria do táxi
Educação
topic Ambiente virtual. VMT. Interações docentes. Raciocínio matemá- tico. Geometria do táxi
Educação
description Integrando matemática, educação, comunicação, TIC e ciência cognitiva, este artigo é resultado de um projeto de pesquisa em Educação Matemática que, através de estudos empíricos, tem como objetivo analisar situações cognitivas e condições pedagógicas que favoreçam a aprendizagem em ambientes virtuais. O enquadramento teórico da investigação é baseado em estudos sobre aprendizagem matemática que combinam a comunicação e o pensamento, bem como as interações e as interlocuções. Aqui analisamos reflexões on-line entre os professores de Matemática dentro de um ambiente chamado Virtual Math Teams (VMT), colaborando para resolver um problema de geometria do táxi. Ilustramos diferentes tipos de interlocução (informativa, negociativa, avaliativa e interpretativa), bem como domínios de conhecimentos (epistemologia, didática e mediação) identificados com o conhecimento profissional dos professores. Nossos resultados indicam que interlocuções interpretativas e negociativas têm maior potencial para aprimorar o pensamento matemá- tico dos interlocutores. O estudo também destaca que, por meio da identificação e da análise de propriedades de interlocução, os pesquisadores podem obter insights sobre o conhecimento profissional dos professores.Abstract Integrating mathematics, education, communication, ICT, and cognitive science, this study is the result of a research program in mathematics education that aims to analyze cognitive situations and pedagogic conditions, through empirical studies, that favor learning in virtual environments. The theoretical framework of the investigation is based on studies of mathematics learning that combine communication and thought as well as interactions and interlocutions. In this article, we analyze interactions among mathematics teachers who interact online within an environment, called Virtual Math Teams (VMT), collaborating to solve a problem in taxicab geometry. We illustrate different types of interlocution (evaluative, informative, interpretative, negotiatory) as well as knowledge domains (epistemology, didactics, and mediation) identified by the teachers’ professional knowledge. Our results indicate that interpretative and negotiatory interlocutions have greater potential to enhance interlocutors’ mathematical thinking. Our study also highlights that by identifying and analyzing interlocution properties, researchers can obtain insights into the teachers’ professional knowledge.Key words Virtual environment. VMT. Teachers’ interaction. Mathematical reasoning. Taxicab geometry
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642661
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642661/10141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 61-77
Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 61-77
Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 61-77
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184296763392