O leitor em formação: múltiplos caminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617 |
Resumo: | O livro organizado por Souza1 reúne uma coleção de textos que discute a leitura e a literatura, tendo como foco a formação do leitor e como objetivo o levantamento de questões acerca do papel do professor e da escola, na aproximação entre aluno-texto-mundo. Nelly Novaes Coelho é quem abre as portas dos textos ao leitor. Leitor previsto como alguém ligado à escola; no caso, o professor, cujo interesse maior deve estar em aperfeiçoar sua capacidade de orientar crianças e jovens para que se autodescubram, para que sejam capazes de conquistar os bens culturais necessários a fim de atuarem conscientemente na realidade e, dessa forma, reordenarem o mundo. Oito textos compõem a obra. Professores, escritores, pesquisadores de diversas instituições, de vários pontos do Brasil, manifestam-se sobre o assunto, de ângulos diferentes, compondo um bom território, com muitos caminhos, que o leitor pode escolher percorrer em qualquer ordem. |
id |
UNICAMP-18_8e8528464abd1babd8b1e60faff9327a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643617 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O leitor em formação: múltiplos caminhosOpinião públicaO livro organizado por Souza1 reúne uma coleção de textos que discute a leitura e a literatura, tendo como foco a formação do leitor e como objetivo o levantamento de questões acerca do papel do professor e da escola, na aproximação entre aluno-texto-mundo. Nelly Novaes Coelho é quem abre as portas dos textos ao leitor. Leitor previsto como alguém ligado à escola; no caso, o professor, cujo interesse maior deve estar em aperfeiçoar sua capacidade de orientar crianças e jovens para que se autodescubram, para que sejam capazes de conquistar os bens culturais necessários a fim de atuarem conscientemente na realidade e, dessa forma, reordenarem o mundo. Oito textos compõem a obra. Professores, escritores, pesquisadores de diversas instituições, de vários pontos do Brasil, manifestam-se sobre o assunto, de ângulos diferentes, compondo um bom território, com muitos caminhos, que o leitor pode escolher percorrer em qualquer ordem.Universidade Estadual de Campinas2016-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617Pro-Posições; Vol. 17 No. 3: set./dez.2006[51]; 217-219Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 3: set./dez.2006[51]; 217-219Pro-Posições; v. 17 n. 3: set./dez.2006[51]; 217-2191980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617/11137Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Keila Matida de Melo2016-02-25T13:36:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643617Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-25T13:36:40Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O leitor em formação: múltiplos caminhos |
title |
O leitor em formação: múltiplos caminhos |
spellingShingle |
O leitor em formação: múltiplos caminhos Costa, Keila Matida de Melo Opinião pública |
title_short |
O leitor em formação: múltiplos caminhos |
title_full |
O leitor em formação: múltiplos caminhos |
title_fullStr |
O leitor em formação: múltiplos caminhos |
title_full_unstemmed |
O leitor em formação: múltiplos caminhos |
title_sort |
O leitor em formação: múltiplos caminhos |
author |
Costa, Keila Matida de Melo |
author_facet |
Costa, Keila Matida de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Keila Matida de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Opinião pública |
topic |
Opinião pública |
description |
O livro organizado por Souza1 reúne uma coleção de textos que discute a leitura e a literatura, tendo como foco a formação do leitor e como objetivo o levantamento de questões acerca do papel do professor e da escola, na aproximação entre aluno-texto-mundo. Nelly Novaes Coelho é quem abre as portas dos textos ao leitor. Leitor previsto como alguém ligado à escola; no caso, o professor, cujo interesse maior deve estar em aperfeiçoar sua capacidade de orientar crianças e jovens para que se autodescubram, para que sejam capazes de conquistar os bens culturais necessários a fim de atuarem conscientemente na realidade e, dessa forma, reordenarem o mundo. Oito textos compõem a obra. Professores, escritores, pesquisadores de diversas instituições, de vários pontos do Brasil, manifestam-se sobre o assunto, de ângulos diferentes, compondo um bom território, com muitos caminhos, que o leitor pode escolher percorrer em qualquer ordem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617/11137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 17 No. 3: set./dez.2006[51]; 217-219 Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 3: set./dez.2006[51]; 217-219 Pro-Posições; v. 17 n. 3: set./dez.2006[51]; 217-219 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185712340992 |