O leitor em formação: múltiplos caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Keila Matida de Melo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617
Resumo: O livro organizado por Souza1 reúne uma coleção de textos que discute a leitura e a literatura, tendo como foco a formação do leitor e como objetivo o levantamento de questões acerca do papel do professor e da escola, na aproximação entre aluno-texto-mundo. Nelly Novaes Coelho é quem abre as portas dos textos ao leitor. Leitor previsto como alguém ligado à escola; no caso, o professor, cujo interesse maior deve estar em aperfeiçoar sua capacidade de orientar crianças e jovens para que se autodescubram, para que sejam capazes de conquistar os bens culturais necessários a fim de atuarem conscientemente na realidade e, dessa forma, reordenarem o mundo. Oito textos compõem a obra. Professores, escritores, pesquisadores de diversas instituições, de vários pontos do Brasil, manifestam-se sobre o assunto, de ângulos diferentes, compondo um bom território, com muitos caminhos, que o leitor pode escolher percorrer em qualquer ordem.
id UNICAMP-18_8e8528464abd1babd8b1e60faff9327a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643617
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O leitor em formação: múltiplos caminhosOpinião públicaO livro organizado por Souza1 reúne uma coleção de textos que discute a leitura e a literatura, tendo como foco a formação do leitor e como objetivo o levantamento de questões acerca do papel do professor e da escola, na aproximação entre aluno-texto-mundo. Nelly Novaes Coelho é quem abre as portas dos textos ao leitor. Leitor previsto como alguém ligado à escola; no caso, o professor, cujo interesse maior deve estar em aperfeiçoar sua capacidade de orientar crianças e jovens para que se autodescubram, para que sejam capazes de conquistar os bens culturais necessários a fim de atuarem conscientemente na realidade e, dessa forma, reordenarem o mundo. Oito textos compõem a obra. Professores, escritores, pesquisadores de diversas instituições, de vários pontos do Brasil, manifestam-se sobre o assunto, de ângulos diferentes, compondo um bom território, com muitos caminhos, que o leitor pode escolher percorrer em qualquer ordem.Universidade Estadual de Campinas2016-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617Pro-Posições; Vol. 17 No. 3: set./dez.2006[51]; 217-219Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 3: set./dez.2006[51]; 217-219Pro-Posições; v. 17 n. 3: set./dez.2006[51]; 217-2191980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617/11137Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Keila Matida de Melo2016-02-25T13:36:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643617Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-25T13:36:40Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O leitor em formação: múltiplos caminhos
title O leitor em formação: múltiplos caminhos
spellingShingle O leitor em formação: múltiplos caminhos
Costa, Keila Matida de Melo
Opinião pública
title_short O leitor em formação: múltiplos caminhos
title_full O leitor em formação: múltiplos caminhos
title_fullStr O leitor em formação: múltiplos caminhos
title_full_unstemmed O leitor em formação: múltiplos caminhos
title_sort O leitor em formação: múltiplos caminhos
author Costa, Keila Matida de Melo
author_facet Costa, Keila Matida de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Keila Matida de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Opinião pública
topic Opinião pública
description O livro organizado por Souza1 reúne uma coleção de textos que discute a leitura e a literatura, tendo como foco a formação do leitor e como objetivo o levantamento de questões acerca do papel do professor e da escola, na aproximação entre aluno-texto-mundo. Nelly Novaes Coelho é quem abre as portas dos textos ao leitor. Leitor previsto como alguém ligado à escola; no caso, o professor, cujo interesse maior deve estar em aperfeiçoar sua capacidade de orientar crianças e jovens para que se autodescubram, para que sejam capazes de conquistar os bens culturais necessários a fim de atuarem conscientemente na realidade e, dessa forma, reordenarem o mundo. Oito textos compõem a obra. Professores, escritores, pesquisadores de diversas instituições, de vários pontos do Brasil, manifestam-se sobre o assunto, de ângulos diferentes, compondo um bom território, com muitos caminhos, que o leitor pode escolher percorrer em qualquer ordem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643617/11137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 17 No. 3: set./dez.2006[51]; 217-219
Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 3: set./dez.2006[51]; 217-219
Pro-Posições; v. 17 n. 3: set./dez.2006[51]; 217-219
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185712340992