Criança e cinema no exercício estético da amizade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643398 |
Resumo: | Busco, neste trabalho, percorrer os caminhos da amizade entre crianças e adultos em dois filmes: Central do Brasil, de Walter Salles (1998) e A língua das mariposas, de José Luis Cuerda (1999). Inicialmente, retomo algumas discussões acerca da temática da amizade, do caráter ético, político e também de criação que ela comporta, tomando como base os trabalhos de Michel Foucault. Em seguida, analiso os filmes em questão, buscando mostrar o quanto as alianças feitas entre amigos se traduzem, no cinema, em função da potência de uma relação, mas também em torno da possibilidade de a criança fazer-se potente e de potencializar outrem. Busco, portanto, falar da amizade como exercício de autotransformação, como busca e criação de si mesmo – enfim, a partir de práticas que não se fazem na solidão.Abstract:In this article I will follow the paths of friendship between children and adults in two films: Central Station, by Walter Salles (1998) and La Lengua de las Mariposas [Butterfly’s Tongue], by José Luis Cuerda (1999). First, I will recall some issues about the topic of friendship, as well as its ethical, political and creative character, drawing on Michel Foucault’s works. Then, I will analyze both films, seeking to show to what extent bonds between friends are translated, in a filmic way, as a result of the power of a relationship, and also of a child’s possibility of empowering himself or herself and others. I thus seek to discuss friendship as an exercise of self-transformation, as a search for and creation of oneself – through practices that cannot be undertaken in solitude.Key words: Cinema. Child. Friendship |
id |
UNICAMP-18_952fc54310768b94beae133d6fee506b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643398 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criança e cinema no exercício estético da amizadeCinema. Criança. AmizadeEducaçãoBusco, neste trabalho, percorrer os caminhos da amizade entre crianças e adultos em dois filmes: Central do Brasil, de Walter Salles (1998) e A língua das mariposas, de José Luis Cuerda (1999). Inicialmente, retomo algumas discussões acerca da temática da amizade, do caráter ético, político e também de criação que ela comporta, tomando como base os trabalhos de Michel Foucault. Em seguida, analiso os filmes em questão, buscando mostrar o quanto as alianças feitas entre amigos se traduzem, no cinema, em função da potência de uma relação, mas também em torno da possibilidade de a criança fazer-se potente e de potencializar outrem. Busco, portanto, falar da amizade como exercício de autotransformação, como busca e criação de si mesmo – enfim, a partir de práticas que não se fazem na solidão.Abstract:In this article I will follow the paths of friendship between children and adults in two films: Central Station, by Walter Salles (1998) and La Lengua de las Mariposas [Butterfly’s Tongue], by José Luis Cuerda (1999). First, I will recall some issues about the topic of friendship, as well as its ethical, political and creative character, drawing on Michel Foucault’s works. Then, I will analyze both films, seeking to show to what extent bonds between friends are translated, in a filmic way, as a result of the power of a relationship, and also of a child’s possibility of empowering himself or herself and others. I thus seek to discuss friendship as an exercise of self-transformation, as a search for and creation of oneself – through practices that cannot be undertaken in solitude.Key words: Cinema. Child. FriendshipUniversidade Estadual de Campinas2016-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643398Pro-Posições; Vol. 20 No. 3: set./dez.2009[60]; 215-230Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 3: set./dez.2009[60]; 215-230Pro-Posições; v. 20 n. 3: set./dez.2009[60]; 215-2301980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643398/10928Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcello, Fabiana de Amorim2016-02-18T14:32:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643398Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:32:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança e cinema no exercício estético da amizade |
title |
Criança e cinema no exercício estético da amizade |
spellingShingle |
Criança e cinema no exercício estético da amizade Marcello, Fabiana de Amorim Cinema. Criança. Amizade Educação |
title_short |
Criança e cinema no exercício estético da amizade |
title_full |
Criança e cinema no exercício estético da amizade |
title_fullStr |
Criança e cinema no exercício estético da amizade |
title_full_unstemmed |
Criança e cinema no exercício estético da amizade |
title_sort |
Criança e cinema no exercício estético da amizade |
author |
Marcello, Fabiana de Amorim |
author_facet |
Marcello, Fabiana de Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcello, Fabiana de Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema. Criança. Amizade Educação |
topic |
Cinema. Criança. Amizade Educação |
description |
Busco, neste trabalho, percorrer os caminhos da amizade entre crianças e adultos em dois filmes: Central do Brasil, de Walter Salles (1998) e A língua das mariposas, de José Luis Cuerda (1999). Inicialmente, retomo algumas discussões acerca da temática da amizade, do caráter ético, político e também de criação que ela comporta, tomando como base os trabalhos de Michel Foucault. Em seguida, analiso os filmes em questão, buscando mostrar o quanto as alianças feitas entre amigos se traduzem, no cinema, em função da potência de uma relação, mas também em torno da possibilidade de a criança fazer-se potente e de potencializar outrem. Busco, portanto, falar da amizade como exercício de autotransformação, como busca e criação de si mesmo – enfim, a partir de práticas que não se fazem na solidão.Abstract:In this article I will follow the paths of friendship between children and adults in two films: Central Station, by Walter Salles (1998) and La Lengua de las Mariposas [Butterfly’s Tongue], by José Luis Cuerda (1999). First, I will recall some issues about the topic of friendship, as well as its ethical, political and creative character, drawing on Michel Foucault’s works. Then, I will analyze both films, seeking to show to what extent bonds between friends are translated, in a filmic way, as a result of the power of a relationship, and also of a child’s possibility of empowering himself or herself and others. I thus seek to discuss friendship as an exercise of self-transformation, as a search for and creation of oneself – through practices that cannot be undertaken in solitude.Key words: Cinema. Child. Friendship |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643398 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643398/10928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 20 No. 3: set./dez.2009[60]; 215-230 Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 3: set./dez.2009[60]; 215-230 Pro-Posições; v. 20 n. 3: set./dez.2009[60]; 215-230 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185138769920 |