Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Robson Nascimento da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rezende, Junio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356
Resumo: Despite numerous indications that academic writing is a means toward intellectual discovery and not just a representation of thought, in Brazil, it is seen more as a product of studies and subjects than an integral part of university education. This article presents note-taking, an apparently simple and supposedly archaic activity, as a way through which academic writing is eminently oriented towards constructing an authorial thought. To this end, we discuss recent findings in the historiography of writing that show note-taking as an essential practice in the development of modern intellectuality. We also present an emblematic case, in the 20th century, of the fruitful use of a note-taking system created by German sociologist Niklas Luhmann. Finally, we point out that the value of note-taking goes beyond mere historical curiosity, constituting an additional tool for a daily life in which satisfaction and a sense of intellectual development are at the center of academic life.
id UNICAMP-18_9a0df1d0d151ca0dfdb97cd205ed8269
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675356
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a processA escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processoA escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processoEscrita acadêmicaletramento acadêmicoNiklas LuhmannMetodologia de pesquisaEscrita acadêmicaLetramento acadêmicoNiklas LuhmannMetodologia de pesquisaAcademic writingAcademic literacyNiklas LuhmannResearch methodologyDespite numerous indications that academic writing is a means toward intellectual discovery and not just a representation of thought, in Brazil, it is seen more as a product of studies and subjects than an integral part of university education. This article presents note-taking, an apparently simple and supposedly archaic activity, as a way through which academic writing is eminently oriented towards constructing an authorial thought. To this end, we discuss recent findings in the historiography of writing that show note-taking as an essential practice in the development of modern intellectuality. We also present an emblematic case, in the 20th century, of the fruitful use of a note-taking system created by German sociologist Niklas Luhmann. Finally, we point out that the value of note-taking goes beyond mere historical curiosity, constituting an additional tool for a daily life in which satisfaction and a sense of intellectual development are at the center of academic life.A despeito dos inúmeros indícios de que a escrita acadêmica é um meio de descoberta intelectual e não apenas uma representação do pensamento, no contexto brasileiro, tal prática tem sido conceituada mais como produto de pesquisas e disciplinas do que como parte integrante da formação universitária. O objetivo neste artigo é apresentar a tomada de notas, uma atividade aparentemente simples e supostamente arcaica, como um artifício no qual o exercício da escrita acadêmica é orientado eminentemente para a construção de um pensamento autoral. Para tanto, discutimos os recentes achados na historiografia da escrita que expõem a tomada de notas como uma prática essencial no desenvolvimento da intelectualidade moderna, e, em seguida, apresentamos um caso emblemático, no século XX, do profícuo uso de um sistema de tomada de notas do sociólogo alemão Niklas Luhmann. Por fim, apontamos que o valor da tomada de notas vai além da mera curiosidade histórica, constituindo-se como ferramenta auxiliar para um cotidiano no qual a satisfação e o senso de desenvolvimento intelectual estejam no centro da vida acadêmica.A despeito dos inúmeros indícios de que a escrita acadêmica é um meio de descoberta intelectual e não apenas uma representação do pensamento, no contexto brasileiro, tal prática tem sido conceituada mais como produto de pesquisas e disciplinas do que como parte integrante da formação universitária. O objetivo neste artigo é apresentar a tomada de notas, uma atividade aparentemente simples e supostamente arcaica, como um artifício no qual o exercício da escrita acadêmica é orientado eminentemente para a construção de um pensamento autoral. Para tanto, discutimos os recentes achados na historiografia da escrita que expõem a tomada de notas como uma prática essencial no desenvolvimento da intelectualidade moderna, e, em seguida, apresentamos um caso emblemático, no século XX, do profícuo uso de um sistema de tomada de notas do sociólogo alemão Niklas Luhmann. Por fim, apontamos que o valor da tomada de notas vai além da mera curiosidade histórica, constituindo-se como ferramenta auxiliar para um cotidiano no qual a satisfação e o senso de desenvolvimento intelectual estejam no centro da vida acadêmica.Universidade Estadual de Campinas2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e202101231980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356/33259https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356/33260Brazil, ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Robson Nascimento daRezende, Junio2023-12-21T17:38:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675356Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-12-21T17:38:22Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
A escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processo
A escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processo
title Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
spellingShingle Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
Cruz, Robson Nascimento da
Escrita acadêmica
letramento acadêmico
Niklas Luhmann
Metodologia de pesquisa
Escrita acadêmica
Letramento acadêmico
Niklas Luhmann
Metodologia de pesquisa
Academic writing
Academic literacy
Niklas Luhmann
Research methodology
title_short Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
title_full Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
title_fullStr Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
title_full_unstemmed Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
title_sort Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
author Cruz, Robson Nascimento da
author_facet Cruz, Robson Nascimento da
Rezende, Junio
author_role author
author2 Rezende, Junio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Robson Nascimento da
Rezende, Junio
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita acadêmica
letramento acadêmico
Niklas Luhmann
Metodologia de pesquisa
Escrita acadêmica
Letramento acadêmico
Niklas Luhmann
Metodologia de pesquisa
Academic writing
Academic literacy
Niklas Luhmann
Research methodology
topic Escrita acadêmica
letramento acadêmico
Niklas Luhmann
Metodologia de pesquisa
Escrita acadêmica
Letramento acadêmico
Niklas Luhmann
Metodologia de pesquisa
Academic writing
Academic literacy
Niklas Luhmann
Research methodology
description Despite numerous indications that academic writing is a means toward intellectual discovery and not just a representation of thought, in Brazil, it is seen more as a product of studies and subjects than an integral part of university education. This article presents note-taking, an apparently simple and supposedly archaic activity, as a way through which academic writing is eminently oriented towards constructing an authorial thought. To this end, we discuss recent findings in the historiography of writing that show note-taking as an essential practice in the development of modern intellectuality. We also present an emblematic case, in the 20th century, of the fruitful use of a note-taking system created by German sociologist Niklas Luhmann. Finally, we point out that the value of note-taking goes beyond mere historical curiosity, constituting an additional tool for a daily life in which satisfaction and a sense of intellectual development are at the center of academic life.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356/33259
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356/33260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil, Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123
Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123
Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190535790592