Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356 |
Resumo: | Despite numerous indications that academic writing is a means toward intellectual discovery and not just a representation of thought, in Brazil, it is seen more as a product of studies and subjects than an integral part of university education. This article presents note-taking, an apparently simple and supposedly archaic activity, as a way through which academic writing is eminently oriented towards constructing an authorial thought. To this end, we discuss recent findings in the historiography of writing that show note-taking as an essential practice in the development of modern intellectuality. We also present an emblematic case, in the 20th century, of the fruitful use of a note-taking system created by German sociologist Niklas Luhmann. Finally, we point out that the value of note-taking goes beyond mere historical curiosity, constituting an additional tool for a daily life in which satisfaction and a sense of intellectual development are at the center of academic life. |
id |
UNICAMP-18_9a0df1d0d151ca0dfdb97cd205ed8269 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675356 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a processA escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processoA escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processoEscrita acadêmicaletramento acadêmicoNiklas LuhmannMetodologia de pesquisaEscrita acadêmicaLetramento acadêmicoNiklas LuhmannMetodologia de pesquisaAcademic writingAcademic literacyNiklas LuhmannResearch methodologyDespite numerous indications that academic writing is a means toward intellectual discovery and not just a representation of thought, in Brazil, it is seen more as a product of studies and subjects than an integral part of university education. This article presents note-taking, an apparently simple and supposedly archaic activity, as a way through which academic writing is eminently oriented towards constructing an authorial thought. To this end, we discuss recent findings in the historiography of writing that show note-taking as an essential practice in the development of modern intellectuality. We also present an emblematic case, in the 20th century, of the fruitful use of a note-taking system created by German sociologist Niklas Luhmann. Finally, we point out that the value of note-taking goes beyond mere historical curiosity, constituting an additional tool for a daily life in which satisfaction and a sense of intellectual development are at the center of academic life.A despeito dos inúmeros indícios de que a escrita acadêmica é um meio de descoberta intelectual e não apenas uma representação do pensamento, no contexto brasileiro, tal prática tem sido conceituada mais como produto de pesquisas e disciplinas do que como parte integrante da formação universitária. O objetivo neste artigo é apresentar a tomada de notas, uma atividade aparentemente simples e supostamente arcaica, como um artifício no qual o exercício da escrita acadêmica é orientado eminentemente para a construção de um pensamento autoral. Para tanto, discutimos os recentes achados na historiografia da escrita que expõem a tomada de notas como uma prática essencial no desenvolvimento da intelectualidade moderna, e, em seguida, apresentamos um caso emblemático, no século XX, do profícuo uso de um sistema de tomada de notas do sociólogo alemão Niklas Luhmann. Por fim, apontamos que o valor da tomada de notas vai além da mera curiosidade histórica, constituindo-se como ferramenta auxiliar para um cotidiano no qual a satisfação e o senso de desenvolvimento intelectual estejam no centro da vida acadêmica.A despeito dos inúmeros indícios de que a escrita acadêmica é um meio de descoberta intelectual e não apenas uma representação do pensamento, no contexto brasileiro, tal prática tem sido conceituada mais como produto de pesquisas e disciplinas do que como parte integrante da formação universitária. O objetivo neste artigo é apresentar a tomada de notas, uma atividade aparentemente simples e supostamente arcaica, como um artifício no qual o exercício da escrita acadêmica é orientado eminentemente para a construção de um pensamento autoral. Para tanto, discutimos os recentes achados na historiografia da escrita que expõem a tomada de notas como uma prática essencial no desenvolvimento da intelectualidade moderna, e, em seguida, apresentamos um caso emblemático, no século XX, do profícuo uso de um sistema de tomada de notas do sociólogo alemão Niklas Luhmann. Por fim, apontamos que o valor da tomada de notas vai além da mera curiosidade histórica, constituindo-se como ferramenta auxiliar para um cotidiano no qual a satisfação e o senso de desenvolvimento intelectual estejam no centro da vida acadêmica.Universidade Estadual de Campinas2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e202101231980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356/33259https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356/33260Brazil, ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Robson Nascimento daRezende, Junio2023-12-21T17:38:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675356Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-12-21T17:38:22Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process A escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processo A escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processo |
title |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process |
spellingShingle |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process Cruz, Robson Nascimento da Escrita acadêmica letramento acadêmico Niklas Luhmann Metodologia de pesquisa Escrita acadêmica Letramento acadêmico Niklas Luhmann Metodologia de pesquisa Academic writing Academic literacy Niklas Luhmann Research methodology |
title_short |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process |
title_full |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process |
title_fullStr |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process |
title_full_unstemmed |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process |
title_sort |
Note-writing as an intellectual craft: Niklas Luhmann and academic writing as a process |
author |
Cruz, Robson Nascimento da |
author_facet |
Cruz, Robson Nascimento da Rezende, Junio |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Junio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Robson Nascimento da Rezende, Junio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita acadêmica letramento acadêmico Niklas Luhmann Metodologia de pesquisa Escrita acadêmica Letramento acadêmico Niklas Luhmann Metodologia de pesquisa Academic writing Academic literacy Niklas Luhmann Research methodology |
topic |
Escrita acadêmica letramento acadêmico Niklas Luhmann Metodologia de pesquisa Escrita acadêmica Letramento acadêmico Niklas Luhmann Metodologia de pesquisa Academic writing Academic literacy Niklas Luhmann Research methodology |
description |
Despite numerous indications that academic writing is a means toward intellectual discovery and not just a representation of thought, in Brazil, it is seen more as a product of studies and subjects than an integral part of university education. This article presents note-taking, an apparently simple and supposedly archaic activity, as a way through which academic writing is eminently oriented towards constructing an authorial thought. To this end, we discuss recent findings in the historiography of writing that show note-taking as an essential practice in the development of modern intellectuality. We also present an emblematic case, in the 20th century, of the fruitful use of a note-taking system created by German sociologist Niklas Luhmann. Finally, we point out that the value of note-taking goes beyond mere historical curiosity, constituting an additional tool for a daily life in which satisfaction and a sense of intellectual development are at the center of academic life. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356/33259 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356/33260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil, Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123 Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123 Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210123 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190535790592 |