Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandro Vinicius Sales
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642407
Resumo: Este estudo tem como eixo norteador a teoria crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin. Partindo da polissemia do conceito de experiência no texto benjaminiano, o autor busca elementos conceituais que auxiliem na elaboração da noção de experiência infantil (composta por um misto de complexidade e sutileza). A análise se desenvolve a partir de textos do próprio Benjamin e de textos de comentaristas da teoria crítica da cultura e da modernidade. Ao apresentar as contribuições de Walter Benjamin para a construção de um olhar diferenciado para a criança e sua educação, o autor conclui enfatizando a importância delas para a área da educação infantil e, de modo mais amplo, para o desenvolvimento da infância contemporânea.AbstractThis article reflects on Benjamin’s critical theory of culture and modernity as a contribution for professionals and researchers of child education. Exploring the polysemy of the concept of experience in Benjamin work, it develops the idea of child experience (consisting of a mixture of complexity and subtlety), with the help also of texts produced by the critics of the culture and modernity theory. It ends emphasizing Walter Benjamin’s contributions for the childhood education field, seeing it as a relational space that contributes to the development of contemporary childhood.Keywords: children, early child education, experience, childhood, Walter Benjamin
id UNICAMP-18_9aa9641d2771737e9f312b6e1e26f44f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642407
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantilCrianças. Educação infantil. Experiência. Infância. Walter BenjaminEducaçãoEste estudo tem como eixo norteador a teoria crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin. Partindo da polissemia do conceito de experiência no texto benjaminiano, o autor busca elementos conceituais que auxiliem na elaboração da noção de experiência infantil (composta por um misto de complexidade e sutileza). A análise se desenvolve a partir de textos do próprio Benjamin e de textos de comentaristas da teoria crítica da cultura e da modernidade. Ao apresentar as contribuições de Walter Benjamin para a construção de um olhar diferenciado para a criança e sua educação, o autor conclui enfatizando a importância delas para a área da educação infantil e, de modo mais amplo, para o desenvolvimento da infância contemporânea.AbstractThis article reflects on Benjamin’s critical theory of culture and modernity as a contribution for professionals and researchers of child education. Exploring the polysemy of the concept of experience in Benjamin work, it develops the idea of child experience (consisting of a mixture of complexity and subtlety), with the help also of texts produced by the critics of the culture and modernity theory. It ends emphasizing Walter Benjamin’s contributions for the childhood education field, seeing it as a relational space that contributes to the development of contemporary childhood.Keywords: children, early child education, experience, childhood, Walter BenjaminUniversidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642407Pro-Posições; Vol. 26 No. 2: maio./ago 2015 [77]; 223-239Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 2: maio./ago 2015 [77]; 223-239Pro-Posições; v. 26 n. 2: maio./ago 2015 [77]; 223-2391980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642407/10252Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sandro Vinicius Sales2016-02-18T14:46:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642407Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:46:13Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
title Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
spellingShingle Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
Santos, Sandro Vinicius Sales
Crianças. Educação infantil. Experiência. Infância. Walter Benjamin
Educação
title_short Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
title_full Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
title_fullStr Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
title_full_unstemmed Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
title_sort Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil
author Santos, Sandro Vinicius Sales
author_facet Santos, Sandro Vinicius Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandro Vinicius Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças. Educação infantil. Experiência. Infância. Walter Benjamin
Educação
topic Crianças. Educação infantil. Experiência. Infância. Walter Benjamin
Educação
description Este estudo tem como eixo norteador a teoria crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin. Partindo da polissemia do conceito de experiência no texto benjaminiano, o autor busca elementos conceituais que auxiliem na elaboração da noção de experiência infantil (composta por um misto de complexidade e sutileza). A análise se desenvolve a partir de textos do próprio Benjamin e de textos de comentaristas da teoria crítica da cultura e da modernidade. Ao apresentar as contribuições de Walter Benjamin para a construção de um olhar diferenciado para a criança e sua educação, o autor conclui enfatizando a importância delas para a área da educação infantil e, de modo mais amplo, para o desenvolvimento da infância contemporânea.AbstractThis article reflects on Benjamin’s critical theory of culture and modernity as a contribution for professionals and researchers of child education. Exploring the polysemy of the concept of experience in Benjamin work, it develops the idea of child experience (consisting of a mixture of complexity and subtlety), with the help also of texts produced by the critics of the culture and modernity theory. It ends emphasizing Walter Benjamin’s contributions for the childhood education field, seeing it as a relational space that contributes to the development of contemporary childhood.Keywords: children, early child education, experience, childhood, Walter Benjamin
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642407
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642407/10252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 2: maio./ago 2015 [77]; 223-239
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 2: maio./ago 2015 [77]; 223-239
Pro-Posições; v. 26 n. 2: maio./ago 2015 [77]; 223-239
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183884673024