Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvia Maria Cintra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643820
Resumo: Este trabalho aborda algumas reflexões sobre minha prática como supervisora de estágio profissionalizante em psicologia escolar.'A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Uberlândia (MG). Foram organizados grupos - um deles compostO por crianças com dificuldades de aprendizagem; um oUtro formado por professoras e um terceiro por mães tOdos eles coordenados por quatro estagiários de psicologia - que desenvolveram atividades com música, literarura e artes visuais. Registros em vídeo e em áudio permitiram uma análise minuciosa, com um enfoque microgenético de falas, gestos e ações de todos os envolvidos no processo. Houve um progressivo interesse e entusiasmo dos estagiários pelo material Utilizado no trabalho, constiruído por livros de história, CDs e reproduções de obras de arte. Também foram constatadas mudanças nos participantes dos grupos realizados no espaço escolar. A arte pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do fururo psicólogo, fornecendo elementos que ampliem a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo.Abstract:This thesis aims at reflecting on my own practice as a supervisor of professional apprenticeship in School Psychology. The research was carried out at a public school in Uberlândia (MG). Di/ferent groups were organized with children with learning difficulties, one of them with teachers, and the other one with mothers. They were coordinated by four psychology trainees whose work was based on music, literarure and visual arts activities. Data collected were registered in video and audio forms. These registers allowed a meticulous analysis which focused microgenetically on talks, gesrures and actions of everyone involved in the processoThe trainees became gradually interested and enthusiastic about the material used, including history books, CDs and reproductions of art works. Changes were also verified in the participants of the groups conducted at school. Art can contribute to the h.uure of personal/professional development of psychologists, providing them with elements that can broaden their understanding of themselves and the world.Key words: School psychology. Art. Education. Supervised professional apprenticeship
id UNICAMP-18_a8fc6e1ba3dc0e2aca912f220f5c2c9f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643820
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolarPsicologia escolar. Arteeducação. Estágio supervisionadoEducaçãoEste trabalho aborda algumas reflexões sobre minha prática como supervisora de estágio profissionalizante em psicologia escolar.'A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Uberlândia (MG). Foram organizados grupos - um deles compostO por crianças com dificuldades de aprendizagem; um oUtro formado por professoras e um terceiro por mães tOdos eles coordenados por quatro estagiários de psicologia - que desenvolveram atividades com música, literarura e artes visuais. Registros em vídeo e em áudio permitiram uma análise minuciosa, com um enfoque microgenético de falas, gestos e ações de todos os envolvidos no processo. Houve um progressivo interesse e entusiasmo dos estagiários pelo material Utilizado no trabalho, constiruído por livros de história, CDs e reproduções de obras de arte. Também foram constatadas mudanças nos participantes dos grupos realizados no espaço escolar. A arte pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do fururo psicólogo, fornecendo elementos que ampliem a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo.Abstract:This thesis aims at reflecting on my own practice as a supervisor of professional apprenticeship in School Psychology. The research was carried out at a public school in Uberlândia (MG). Di/ferent groups were organized with children with learning difficulties, one of them with teachers, and the other one with mothers. They were coordinated by four psychology trainees whose work was based on music, literarure and visual arts activities. Data collected were registered in video and audio forms. These registers allowed a meticulous analysis which focused microgenetically on talks, gesrures and actions of everyone involved in the processoThe trainees became gradually interested and enthusiastic about the material used, including history books, CDs and reproductions of art works. Changes were also verified in the participants of the groups conducted at school. Art can contribute to the h.uure of personal/professional development of psychologists, providing them with elements that can broaden their understanding of themselves and the world.Key words: School psychology. Art. Education. Supervised professional apprenticeshipUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643820Pro-Posições; Vol. 15 No. 2: maio./ago.2004[44]; 187-199Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 2: maio./ago.2004[44]; 187-199Pro-Posições; v. 15 n. 2: maio./ago.2004[44]; 187-1991980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643820/11309Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Silvia Maria Cintra2016-03-03T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643820Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
title Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
spellingShingle Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
Silva, Silvia Maria Cintra
Psicologia escolar. Arte
educação. Estágio supervisionado
Educação
title_short Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
title_full Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
title_fullStr Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
title_full_unstemmed Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
title_sort Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar
author Silva, Silvia Maria Cintra
author_facet Silva, Silvia Maria Cintra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvia Maria Cintra
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar. Arte
educação. Estágio supervisionado
Educação
topic Psicologia escolar. Arte
educação. Estágio supervisionado
Educação
description Este trabalho aborda algumas reflexões sobre minha prática como supervisora de estágio profissionalizante em psicologia escolar.'A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Uberlândia (MG). Foram organizados grupos - um deles compostO por crianças com dificuldades de aprendizagem; um oUtro formado por professoras e um terceiro por mães tOdos eles coordenados por quatro estagiários de psicologia - que desenvolveram atividades com música, literarura e artes visuais. Registros em vídeo e em áudio permitiram uma análise minuciosa, com um enfoque microgenético de falas, gestos e ações de todos os envolvidos no processo. Houve um progressivo interesse e entusiasmo dos estagiários pelo material Utilizado no trabalho, constiruído por livros de história, CDs e reproduções de obras de arte. Também foram constatadas mudanças nos participantes dos grupos realizados no espaço escolar. A arte pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do fururo psicólogo, fornecendo elementos que ampliem a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo.Abstract:This thesis aims at reflecting on my own practice as a supervisor of professional apprenticeship in School Psychology. The research was carried out at a public school in Uberlândia (MG). Di/ferent groups were organized with children with learning difficulties, one of them with teachers, and the other one with mothers. They were coordinated by four psychology trainees whose work was based on music, literarure and visual arts activities. Data collected were registered in video and audio forms. These registers allowed a meticulous analysis which focused microgenetically on talks, gesrures and actions of everyone involved in the processoThe trainees became gradually interested and enthusiastic about the material used, including history books, CDs and reproductions of art works. Changes were also verified in the participants of the groups conducted at school. Art can contribute to the h.uure of personal/professional development of psychologists, providing them with elements that can broaden their understanding of themselves and the world.Key words: School psychology. Art. Education. Supervised professional apprenticeship
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643820
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643820/11309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 15 No. 2: maio./ago.2004[44]; 187-199
Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 2: maio./ago.2004[44]; 187-199
Pro-Posições; v. 15 n. 2: maio./ago.2004[44]; 187-199
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186186297344