Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlani, Jimena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643476
Resumo: Neste artigo problematizo processos de produção das diferenças sexuais a partir de coleções de livros paradidáticos relativos à Educação Sexual. Tenho como referenciais os Estudos Culturais e os Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. Discuto significados conferidos à homossexualidade, procurando apontar caminhos para refletir: como, didaticamente, na Escola, é possível desconstruir e construir, positivamente, essa identidade sexual e de gênero? Respeitar a diversidade é promover a inclusão curricular? Questiono “representações” sexuais e busco ensaiar modos de “desconstrução” de seus significados, especialmente aqueles acerca dos tipos de sujeitos que estabelecem relacionamentos sexuais e afetivos com pessoas do mesmo sexo. O procedimento desconstrutivo poderá sugerir formas de operar a prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino.Abstract: This paper provides a discussion on sexual difference production processes with the study of two sexual education textbooks. My discussion is based on cultural and feminist studies, articulated with a post-structuralist perspective of analysis. Meanings granted to homosexuality are discussed, in order to show some ways to reflect on how it is didactically possible to deconstruct and construct this sexual and gender-based identity in a positive way at school. The paper questions if respecting diversity can promote curricular inclusion. Sexual representation and ways to «deconstruct» its meanings are discussed, especially those about the kinds of people who establish sexual and affective relationships with people of the same sex. The deconstructive procedure can suggest ways to operate the sexual education pedagogic practice, at any teaching level.Key words: Sexual education. Feminist studies and cultural studies. Deconstruction; homosexuality. Abstract: This paper provides a discussion on sexual difference production processes with the study of two sexual education textbooks. My discussion is based on cultural and feminist studies, articulated with a post-structuralist perspective of analysis. Meanings granted to homosexuality are discussed, in order to show some ways to reflect on how it is didactically possible to deconstruct and construct this sexual and gender-based identity in a positive way at school. The paper questions if respecting diversity can promote curricular inclusion. Sexual representation and ways to «deconstruct» its meanings are discussed, especially those about the kinds of people who establish sexual and affective relationships with people of the same sex. The deconstructive procedure can suggest ways to operate the sexual education pedagogic practice, at any teaching level.Key words: sexual education; feminist studies and cultural studies; deconstruction; homosexuality; development of educators of educators
id UNICAMP-18_ab20d11d3583ea98ac3f67c8d8e22935
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643476
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexoEducação Sexual. Estudos Culturais e Estudos Feministas. Desconstrução. Homossexualidades. Formação de educadoras/resEducaçãoNeste artigo problematizo processos de produção das diferenças sexuais a partir de coleções de livros paradidáticos relativos à Educação Sexual. Tenho como referenciais os Estudos Culturais e os Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. Discuto significados conferidos à homossexualidade, procurando apontar caminhos para refletir: como, didaticamente, na Escola, é possível desconstruir e construir, positivamente, essa identidade sexual e de gênero? Respeitar a diversidade é promover a inclusão curricular? Questiono “representações” sexuais e busco ensaiar modos de “desconstrução” de seus significados, especialmente aqueles acerca dos tipos de sujeitos que estabelecem relacionamentos sexuais e afetivos com pessoas do mesmo sexo. O procedimento desconstrutivo poderá sugerir formas de operar a prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino.Abstract: This paper provides a discussion on sexual difference production processes with the study of two sexual education textbooks. My discussion is based on cultural and feminist studies, articulated with a post-structuralist perspective of analysis. Meanings granted to homosexuality are discussed, in order to show some ways to reflect on how it is didactically possible to deconstruct and construct this sexual and gender-based identity in a positive way at school. The paper questions if respecting diversity can promote curricular inclusion. Sexual representation and ways to «deconstruct» its meanings are discussed, especially those about the kinds of people who establish sexual and affective relationships with people of the same sex. The deconstructive procedure can suggest ways to operate the sexual education pedagogic practice, at any teaching level.Key words: Sexual education. Feminist studies and cultural studies. Deconstruction; homosexuality. Abstract: This paper provides a discussion on sexual difference production processes with the study of two sexual education textbooks. My discussion is based on cultural and feminist studies, articulated with a post-structuralist perspective of analysis. Meanings granted to homosexuality are discussed, in order to show some ways to reflect on how it is didactically possible to deconstruct and construct this sexual and gender-based identity in a positive way at school. The paper questions if respecting diversity can promote curricular inclusion. Sexual representation and ways to «deconstruct» its meanings are discussed, especially those about the kinds of people who establish sexual and affective relationships with people of the same sex. The deconstructive procedure can suggest ways to operate the sexual education pedagogic practice, at any teaching level.Key words: sexual education; feminist studies and cultural studies; deconstruction; homosexuality; development of educators of educatorsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643476Pro-Posições; Vol. 19 No. 2: maio./ago.2008[56]; 111-131Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 2: maio./ago.2008[56]; 111-131Pro-Posições; v. 19 n. 2: maio./ago.2008[56]; 111-1311980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643476/11006Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurlani, Jimena2016-02-22T12:20:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643476Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T12:20:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo
title Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo
spellingShingle Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo
Furlani, Jimena
Educação Sexual. Estudos Culturais e Estudos Feministas. Desconstrução. Homossexualidades. Formação de educadoras/res
Educação
title_short Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo
title_full Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo
title_fullStr Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo
title_full_unstemmed Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo
title_sort Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo
author Furlani, Jimena
author_facet Furlani, Jimena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlani, Jimena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual. Estudos Culturais e Estudos Feministas. Desconstrução. Homossexualidades. Formação de educadoras/res
Educação
topic Educação Sexual. Estudos Culturais e Estudos Feministas. Desconstrução. Homossexualidades. Formação de educadoras/res
Educação
description Neste artigo problematizo processos de produção das diferenças sexuais a partir de coleções de livros paradidáticos relativos à Educação Sexual. Tenho como referenciais os Estudos Culturais e os Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. Discuto significados conferidos à homossexualidade, procurando apontar caminhos para refletir: como, didaticamente, na Escola, é possível desconstruir e construir, positivamente, essa identidade sexual e de gênero? Respeitar a diversidade é promover a inclusão curricular? Questiono “representações” sexuais e busco ensaiar modos de “desconstrução” de seus significados, especialmente aqueles acerca dos tipos de sujeitos que estabelecem relacionamentos sexuais e afetivos com pessoas do mesmo sexo. O procedimento desconstrutivo poderá sugerir formas de operar a prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino.Abstract: This paper provides a discussion on sexual difference production processes with the study of two sexual education textbooks. My discussion is based on cultural and feminist studies, articulated with a post-structuralist perspective of analysis. Meanings granted to homosexuality are discussed, in order to show some ways to reflect on how it is didactically possible to deconstruct and construct this sexual and gender-based identity in a positive way at school. The paper questions if respecting diversity can promote curricular inclusion. Sexual representation and ways to «deconstruct» its meanings are discussed, especially those about the kinds of people who establish sexual and affective relationships with people of the same sex. The deconstructive procedure can suggest ways to operate the sexual education pedagogic practice, at any teaching level.Key words: Sexual education. Feminist studies and cultural studies. Deconstruction; homosexuality. Abstract: This paper provides a discussion on sexual difference production processes with the study of two sexual education textbooks. My discussion is based on cultural and feminist studies, articulated with a post-structuralist perspective of analysis. Meanings granted to homosexuality are discussed, in order to show some ways to reflect on how it is didactically possible to deconstruct and construct this sexual and gender-based identity in a positive way at school. The paper questions if respecting diversity can promote curricular inclusion. Sexual representation and ways to «deconstruct» its meanings are discussed, especially those about the kinds of people who establish sexual and affective relationships with people of the same sex. The deconstructive procedure can suggest ways to operate the sexual education pedagogic practice, at any teaching level.Key words: sexual education; feminist studies and cultural studies; deconstruction; homosexuality; development of educators of educators
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643476
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643476/11006
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 19 No. 2: maio./ago.2008[56]; 111-131
Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 2: maio./ago.2008[56]; 111-131
Pro-Posições; v. 19 n. 2: maio./ago.2008[56]; 111-131
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185244676096