Professional trajectories of young female and male teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zan, Dirce
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Aparecida Neri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723
Resumo: This article was developed from research conducted in 2015 with young female and male high school teachers from public and private schools in the city of Campinas (SP). Aiming to understand the formative trajectory of these subjects and their work experiences, we interviewed 12 teachers between 20 and 29 years old. We identified that the option for teaching is seen by this group as a possibility to contribute to social changes, as producers of culture, and as a viable professional choice given their social and economic situation. The conditions under which teachers work highlight different factors regarding the content and meaning of their teaching work, as well as their decision to remain in teaching.
id UNICAMP-18_b0b89d3edf543e9087e67ae7b9344f8d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672723
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Professional trajectories of young female and male teachersTrajetórias profissionais de jovens professoras e professoresTrajetórias profissionais de jovens professoras e professoresYouthTeachingProfessional trajectoriesHigh school teachersJuventudeTrabalho docenteTrajetórias profissionaisProfessores do ensino médioJuventudeTrabalho docenteTrajetórias profissionaisProfessores do ensino médioThis article was developed from research conducted in 2015 with young female and male high school teachers from public and private schools in the city of Campinas (SP). Aiming to understand the formative trajectory of these subjects and their work experiences, we interviewed 12 teachers between 20 and 29 years old. We identified that the option for teaching is seen by this group as a possibility to contribute to social changes, as producers of culture, and as a viable professional choice given their social and economic situation. The conditions under which teachers work highlight different factors regarding the content and meaning of their teaching work, as well as their decision to remain in teaching.Este artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada em 2015 com jovens professoras e professores do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Campinas (SP). Com o objetivo de compreender a trajetória formativa desses sujeitos e suas experiências de trabalho, foram entrevistados 12 professores com idade entre 20 e 29 anos. Identificamos que a opção pelo magistério é vista por esse grupo como uma possibilidade de contribuir para mudanças sociais, enquanto produtores de cultura, e como uma escolha profissional viável diante de sua situação social e econômica. As condições em que os professores trabalham colocam em evidência diferentes fatores quanto ao conteúdo e significado do trabalho docente, bem como sobre a decisão de permanecer no magistério.Este artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada em 2015 com jovens professoras e professores do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Campinas (SP). Com o objetivo de compreender a trajetória formativa desses sujeitos e suas experiências de trabalho, foram entrevistados 12 professores com idade entre 20 e 29 anos. Identificamos que a opção pelo magistério é vista por esse grupo como uma possibilidade de contribuir para mudanças sociais, enquanto produtores de cultura, e como uma escolha profissional viável diante de sua situação social e econômica. As condições em que os professores trabalham colocam em evidência diferentes fatores quanto ao conteúdo e significado do trabalho docente, bem como sobre a decisão de permanecer no magistério.Universidade Estadual de Campinas2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200092Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200092Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e202000921980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723/31531https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723/31532Brazil; ContemporaryBrazil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZan, DirceSouza, Aparecida Neri de2023-12-12T18:05:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672723Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-12-12T18:05:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professional trajectories of young female and male teachers
Trajetórias profissionais de jovens professoras e professores
Trajetórias profissionais de jovens professoras e professores
title Professional trajectories of young female and male teachers
spellingShingle Professional trajectories of young female and male teachers
Zan, Dirce
Youth
Teaching
Professional trajectories
High school teachers
Juventude
Trabalho docente
Trajetórias profissionais
Professores do ensino médio
Juventude
Trabalho docente
Trajetórias profissionais
Professores do ensino médio
title_short Professional trajectories of young female and male teachers
title_full Professional trajectories of young female and male teachers
title_fullStr Professional trajectories of young female and male teachers
title_full_unstemmed Professional trajectories of young female and male teachers
title_sort Professional trajectories of young female and male teachers
author Zan, Dirce
author_facet Zan, Dirce
Souza, Aparecida Neri de
author_role author
author2 Souza, Aparecida Neri de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zan, Dirce
Souza, Aparecida Neri de
dc.subject.por.fl_str_mv Youth
Teaching
Professional trajectories
High school teachers
Juventude
Trabalho docente
Trajetórias profissionais
Professores do ensino médio
Juventude
Trabalho docente
Trajetórias profissionais
Professores do ensino médio
topic Youth
Teaching
Professional trajectories
High school teachers
Juventude
Trabalho docente
Trajetórias profissionais
Professores do ensino médio
Juventude
Trabalho docente
Trajetórias profissionais
Professores do ensino médio
description This article was developed from research conducted in 2015 with young female and male high school teachers from public and private schools in the city of Campinas (SP). Aiming to understand the formative trajectory of these subjects and their work experiences, we interviewed 12 teachers between 20 and 29 years old. We identified that the option for teaching is seen by this group as a possibility to contribute to social changes, as producers of culture, and as a viable professional choice given their social and economic situation. The conditions under which teachers work highlight different factors regarding the content and meaning of their teaching work, as well as their decision to remain in teaching.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723/31531
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672723/31532
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brazil; Contemporâneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200092
Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200092
Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200092
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190434078720