No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649 |
Resumo: | A partir de relatos de experiência e da reflexão artístico pedagógica, o texto integra forma e conteúdo no espaço do pensamento poético. Trata-se da narrativa de um percurso pessoal de busca, de amplitude estética, onde o inventar, o fazer junto com as crianças da EMIA, Escola Municipal de Educação Artística, constituem as metas educacionais prioritárias. A música é a estrutura básica que possibilita a aproximação com a linguagem plástica e com o teatro. A “Oficina de Fazer Livros” e os jogos dramáticos tornam-se novas vertentes no espaço da Escola. O impulso espontâneo do brincar e a invenção em sala de aula andam de mãos dadas, constroem o processo da expressão artística que ganha concretude e significado.AbstractFrom reports of experience and reflections on teaching art, the text integrates form and content in the space of poetic thought. This is the narrative of a journey of personal search, with aesthetics amplitude, where creating and doing together with the children from EMIA, Municipal School of Art Education, is the major educational goal. Music is the basic structure that enables the approach to the visual language and drama. The “Making Books Workshop” and dramatic games become new possibilities at school. The spontaneous impulse of playing as well as inventions in the classroom go hand in hand building the process of artistic expression that gets concrete and meaningful.Key words Playing. Invention; artistic initiation. Aesthetic experience. Language integration. |
id |
UNICAMP-18_b23f552150855419041d3d2625d5f75b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642649 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógicaBrincar. Invenção. Iniciação artística. Experiência estética. Integração de linguagensEducaçãoA partir de relatos de experiência e da reflexão artístico pedagógica, o texto integra forma e conteúdo no espaço do pensamento poético. Trata-se da narrativa de um percurso pessoal de busca, de amplitude estética, onde o inventar, o fazer junto com as crianças da EMIA, Escola Municipal de Educação Artística, constituem as metas educacionais prioritárias. A música é a estrutura básica que possibilita a aproximação com a linguagem plástica e com o teatro. A “Oficina de Fazer Livros” e os jogos dramáticos tornam-se novas vertentes no espaço da Escola. O impulso espontâneo do brincar e a invenção em sala de aula andam de mãos dadas, constroem o processo da expressão artística que ganha concretude e significado.AbstractFrom reports of experience and reflections on teaching art, the text integrates form and content in the space of poetic thought. This is the narrative of a journey of personal search, with aesthetics amplitude, where creating and doing together with the children from EMIA, Municipal School of Art Education, is the major educational goal. Music is the basic structure that enables the approach to the visual language and drama. The “Making Books Workshop” and dramatic games become new possibilities at school. The spontaneous impulse of playing as well as inventions in the classroom go hand in hand building the process of artistic expression that gets concrete and meaningful.Key words Playing. Invention; artistic initiation. Aesthetic experience. Language integration.Universidade Estadual de Campinas2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649Pro-Posições; Vol. 24 No. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220Pro-Posições; v. 24 n. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-2201980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649/10129Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeric, Thereza2016-02-18T14:44:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642649Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:44:19Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica |
title |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica |
spellingShingle |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica Peric, Thereza Brincar. Invenção. Iniciação artística. Experiência estética. Integração de linguagens Educação |
title_short |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica |
title_full |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica |
title_fullStr |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica |
title_sort |
No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica |
author |
Peric, Thereza |
author_facet |
Peric, Thereza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peric, Thereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar. Invenção. Iniciação artística. Experiência estética. Integração de linguagens Educação |
topic |
Brincar. Invenção. Iniciação artística. Experiência estética. Integração de linguagens Educação |
description |
A partir de relatos de experiência e da reflexão artístico pedagógica, o texto integra forma e conteúdo no espaço do pensamento poético. Trata-se da narrativa de um percurso pessoal de busca, de amplitude estética, onde o inventar, o fazer junto com as crianças da EMIA, Escola Municipal de Educação Artística, constituem as metas educacionais prioritárias. A música é a estrutura básica que possibilita a aproximação com a linguagem plástica e com o teatro. A “Oficina de Fazer Livros” e os jogos dramáticos tornam-se novas vertentes no espaço da Escola. O impulso espontâneo do brincar e a invenção em sala de aula andam de mãos dadas, constroem o processo da expressão artística que ganha concretude e significado.AbstractFrom reports of experience and reflections on teaching art, the text integrates form and content in the space of poetic thought. This is the narrative of a journey of personal search, with aesthetics amplitude, where creating and doing together with the children from EMIA, Municipal School of Art Education, is the major educational goal. Music is the basic structure that enables the approach to the visual language and drama. The “Making Books Workshop” and dramatic games become new possibilities at school. The spontaneous impulse of playing as well as inventions in the classroom go hand in hand building the process of artistic expression that gets concrete and meaningful.Key words Playing. Invention; artistic initiation. Aesthetic experience. Language integration. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649/10129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 24 No. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220 Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220 Pro-Posições; v. 24 n. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184281034752 |