No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peric, Thereza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649
Resumo: A partir de relatos de experiência e da reflexão artístico pedagógica, o texto integra forma e conteúdo no espaço do pensamento poético. Trata-se da narrativa de um percurso pessoal de busca, de amplitude estética, onde o inventar, o fazer junto com as crianças da EMIA, Escola Municipal de Educação Artística, constituem as metas educacionais prioritárias. A música é a estrutura básica que possibilita a aproximação com a linguagem plástica e com o teatro. A “Oficina de Fazer Livros” e os jogos dramáticos tornam-se novas vertentes no espaço da Escola. O impulso espontâneo do brincar e a invenção em sala de aula andam de mãos dadas, constroem o processo da expressão artística que ganha concretude e significado.AbstractFrom reports of experience and reflections on teaching art, the text integrates form and content in the space of poetic thought. This is the narrative of a journey of personal search, with aesthetics amplitude, where creating and doing together with the children from EMIA, Municipal School of Art Education, is the major educational goal. Music is the basic structure that enables the approach to the visual language and drama. The “Making Books Workshop” and dramatic games become new possibilities at school. The spontaneous impulse of playing as well as inventions in the classroom go hand in hand building the process of artistic expression that gets concrete and meaningful.Key words Playing. Invention; artistic initiation. Aesthetic experience. Language integration.
id UNICAMP-18_b23f552150855419041d3d2625d5f75b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642649
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógicaBrincar. Invenção. Iniciação artística. Experiência estética. Integração de linguagensEducaçãoA partir de relatos de experiência e da reflexão artístico pedagógica, o texto integra forma e conteúdo no espaço do pensamento poético. Trata-se da narrativa de um percurso pessoal de busca, de amplitude estética, onde o inventar, o fazer junto com as crianças da EMIA, Escola Municipal de Educação Artística, constituem as metas educacionais prioritárias. A música é a estrutura básica que possibilita a aproximação com a linguagem plástica e com o teatro. A “Oficina de Fazer Livros” e os jogos dramáticos tornam-se novas vertentes no espaço da Escola. O impulso espontâneo do brincar e a invenção em sala de aula andam de mãos dadas, constroem o processo da expressão artística que ganha concretude e significado.AbstractFrom reports of experience and reflections on teaching art, the text integrates form and content in the space of poetic thought. This is the narrative of a journey of personal search, with aesthetics amplitude, where creating and doing together with the children from EMIA, Municipal School of Art Education, is the major educational goal. Music is the basic structure that enables the approach to the visual language and drama. The “Making Books Workshop” and dramatic games become new possibilities at school. The spontaneous impulse of playing as well as inventions in the classroom go hand in hand building the process of artistic expression that gets concrete and meaningful.Key words Playing. Invention; artistic initiation. Aesthetic experience. Language integration.Universidade Estadual de Campinas2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649Pro-Posições; Vol. 24 No. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220Pro-Posições; v. 24 n. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-2201980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649/10129Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeric, Thereza2016-02-18T14:44:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642649Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:44:19Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
title No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
spellingShingle No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
Peric, Thereza
Brincar. Invenção. Iniciação artística. Experiência estética. Integração de linguagens
Educação
title_short No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
title_full No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
title_fullStr No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
title_full_unstemmed No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
title_sort No exercício da arte: o professor criador. Diálogo entre o fazer artístico e a prática pedagógica
author Peric, Thereza
author_facet Peric, Thereza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peric, Thereza
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar. Invenção. Iniciação artística. Experiência estética. Integração de linguagens
Educação
topic Brincar. Invenção. Iniciação artística. Experiência estética. Integração de linguagens
Educação
description A partir de relatos de experiência e da reflexão artístico pedagógica, o texto integra forma e conteúdo no espaço do pensamento poético. Trata-se da narrativa de um percurso pessoal de busca, de amplitude estética, onde o inventar, o fazer junto com as crianças da EMIA, Escola Municipal de Educação Artística, constituem as metas educacionais prioritárias. A música é a estrutura básica que possibilita a aproximação com a linguagem plástica e com o teatro. A “Oficina de Fazer Livros” e os jogos dramáticos tornam-se novas vertentes no espaço da Escola. O impulso espontâneo do brincar e a invenção em sala de aula andam de mãos dadas, constroem o processo da expressão artística que ganha concretude e significado.AbstractFrom reports of experience and reflections on teaching art, the text integrates form and content in the space of poetic thought. This is the narrative of a journey of personal search, with aesthetics amplitude, where creating and doing together with the children from EMIA, Municipal School of Art Education, is the major educational goal. Music is the basic structure that enables the approach to the visual language and drama. The “Making Books Workshop” and dramatic games become new possibilities at school. The spontaneous impulse of playing as well as inventions in the classroom go hand in hand building the process of artistic expression that gets concrete and meaningful.Key words Playing. Invention; artistic initiation. Aesthetic experience. Language integration.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642649/10129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 24 No. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220
Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220
Pro-Posições; v. 24 n. 2: maio./ ago. 2013[71]; 195-220
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184281034752