Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644108 |
Resumo: | Falar para professores é falar para mim mesmo, sendo eu professor. Quero então começar esta fala dizendo como me entendo um profissional diverso dos demais, ou seja, o que me caracteriza enquanto professor. Nós lidamos com o conhecimento, seja ele idéias, conceitos, fatos, informações, etc. Nós não produzimos este conhecimento, mas o transmitimos aos nossos alunos. Nossa relação com este conhecimento transmitido é, na maioria da vezes, superficial. Não o penetramos tão a fundo a ponto de questioná-Io, apenas os organizamos por séries, como se houvesse ligações necessárias (lógicas, históricas, psicológicas) entre eles. Uma vez seriados estes conhecimentos, nos submetemos. De vez em quando nos sublevamos e mudamos alguma coisa. Normalmente entendemos estes conhecimentos como instrumentos a serem utilizados em nossas vidas cotidianas. |
id |
UNICAMP-18_b456c4b8cff2bedb0e7288d14bc64b1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644108 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presenteEducaçãoFalar para professores é falar para mim mesmo, sendo eu professor. Quero então começar esta fala dizendo como me entendo um profissional diverso dos demais, ou seja, o que me caracteriza enquanto professor. Nós lidamos com o conhecimento, seja ele idéias, conceitos, fatos, informações, etc. Nós não produzimos este conhecimento, mas o transmitimos aos nossos alunos. Nossa relação com este conhecimento transmitido é, na maioria da vezes, superficial. Não o penetramos tão a fundo a ponto de questioná-Io, apenas os organizamos por séries, como se houvesse ligações necessárias (lógicas, históricas, psicológicas) entre eles. Uma vez seriados estes conhecimentos, nos submetemos. De vez em quando nos sublevamos e mudamos alguma coisa. Normalmente entendemos estes conhecimentos como instrumentos a serem utilizados em nossas vidas cotidianas.Universidade Estadual de Campinas2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644108Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 163-178Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 163-178Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 163-1781980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644108/11546Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Junior, Wenceslão Machado2016-03-10T14:04:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644108Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-10T14:04:19Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente |
title |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente |
spellingShingle |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente Oliveira Junior, Wenceslão Machado Educação |
title_short |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente |
title_full |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente |
title_fullStr |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente |
title_full_unstemmed |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente |
title_sort |
Filmes& Professores: Momentos de uma oral idade muito presente |
author |
Oliveira Junior, Wenceslão Machado |
author_facet |
Oliveira Junior, Wenceslão Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Junior, Wenceslão Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Falar para professores é falar para mim mesmo, sendo eu professor. Quero então começar esta fala dizendo como me entendo um profissional diverso dos demais, ou seja, o que me caracteriza enquanto professor. Nós lidamos com o conhecimento, seja ele idéias, conceitos, fatos, informações, etc. Nós não produzimos este conhecimento, mas o transmitimos aos nossos alunos. Nossa relação com este conhecimento transmitido é, na maioria da vezes, superficial. Não o penetramos tão a fundo a ponto de questioná-Io, apenas os organizamos por séries, como se houvesse ligações necessárias (lógicas, históricas, psicológicas) entre eles. Uma vez seriados estes conhecimentos, nos submetemos. De vez em quando nos sublevamos e mudamos alguma coisa. Normalmente entendemos estes conhecimentos como instrumentos a serem utilizados em nossas vidas cotidianas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644108 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644108/11546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 163-178 Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 163-178 Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 163-178 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186994749440 |