Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Suzani Cossiani
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Maria José P.M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644014
Resumo: Fizemos uma síntese de um programa de pesquisa, voltadas para a leitura e as representações do professor no ensino da ciência. Este programa supõe a necessidade de transformações radicais no ensino fundamental e médio e tem entre os seus principais referenciais a análise de discurso na linha francesa, com destaque para o apoI1e da noção de condições de produção e de aspectos relacionados à memória e à ideologia. E apresentado um estudo com estudantes de 8a. série do ensino fundamental sobre o funcionamento da leitura de originais de cientistas que pensaram a fotossíntese. A leitura entendida como atividade cultural foi pensada tendo o fato de ser próprio da linguagem a multiplicidade de sentidos, e também a repetição e os deslocamentos ocorridos na leitura. São apresentados gestosde interpretação considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência.Abstract:We did a synthesis of a research program, about reading and the teacher's representations in science education. This program presumes there is a necessity of radical transformations in Middle and High School, that has among its frames of reference French discourse analysis with emphasis on the idea of production conditions and of aspectsrelated to memory and ideology. A study of reading functioning of original photosynthesis texts by scientists was made with students in Middle School (8thgrade). The reading understood to be a cultural activity was thought to be having its own languagewith multiple meanings, also the repetition and displacement occurred during the reading. We presented reading "gestures" considered important in the process of mediation in science education.Descriptors: Science teaching. Reading. Production condition. Photosynthesis
id UNICAMP-18_b6bc02391321cd3e795fe9179384cb2d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644014
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1Ensino da Ciência. Leitura. Condições de produção. FotossínteseEducaçãoFizemos uma síntese de um programa de pesquisa, voltadas para a leitura e as representações do professor no ensino da ciência. Este programa supõe a necessidade de transformações radicais no ensino fundamental e médio e tem entre os seus principais referenciais a análise de discurso na linha francesa, com destaque para o apoI1e da noção de condições de produção e de aspectos relacionados à memória e à ideologia. E apresentado um estudo com estudantes de 8a. série do ensino fundamental sobre o funcionamento da leitura de originais de cientistas que pensaram a fotossíntese. A leitura entendida como atividade cultural foi pensada tendo o fato de ser próprio da linguagem a multiplicidade de sentidos, e também a repetição e os deslocamentos ocorridos na leitura. São apresentados gestosde interpretação considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência.Abstract:We did a synthesis of a research program, about reading and the teacher's representations in science education. This program presumes there is a necessity of radical transformations in Middle and High School, that has among its frames of reference French discourse analysis with emphasis on the idea of production conditions and of aspectsrelated to memory and ideology. A study of reading functioning of original photosynthesis texts by scientists was made with students in Middle School (8thgrade). The reading understood to be a cultural activity was thought to be having its own languagewith multiple meanings, also the repetition and displacement occurred during the reading. We presented reading "gestures" considered important in the process of mediation in science education.Descriptors: Science teaching. Reading. Production condition. PhotosynthesisUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644014Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 110-125Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 110-125Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 110-1251980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644014/11463Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Suzani CossianiAlmeida, Maria José P.M.2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644014Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
title Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
spellingShingle Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
Souza, Suzani Cossiani
Ensino da Ciência. Leitura. Condições de produção. Fotossíntese
Educação
title_short Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
title_full Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
title_fullStr Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
title_full_unstemmed Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
title_sort Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originaisde cientistas 1
author Souza, Suzani Cossiani
author_facet Souza, Suzani Cossiani
Almeida, Maria José P.M.
author_role author
author2 Almeida, Maria José P.M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Suzani Cossiani
Almeida, Maria José P.M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Ciência. Leitura. Condições de produção. Fotossíntese
Educação
topic Ensino da Ciência. Leitura. Condições de produção. Fotossíntese
Educação
description Fizemos uma síntese de um programa de pesquisa, voltadas para a leitura e as representações do professor no ensino da ciência. Este programa supõe a necessidade de transformações radicais no ensino fundamental e médio e tem entre os seus principais referenciais a análise de discurso na linha francesa, com destaque para o apoI1e da noção de condições de produção e de aspectos relacionados à memória e à ideologia. E apresentado um estudo com estudantes de 8a. série do ensino fundamental sobre o funcionamento da leitura de originais de cientistas que pensaram a fotossíntese. A leitura entendida como atividade cultural foi pensada tendo o fato de ser próprio da linguagem a multiplicidade de sentidos, e também a repetição e os deslocamentos ocorridos na leitura. São apresentados gestosde interpretação considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência.Abstract:We did a synthesis of a research program, about reading and the teacher's representations in science education. This program presumes there is a necessity of radical transformations in Middle and High School, that has among its frames of reference French discourse analysis with emphasis on the idea of production conditions and of aspectsrelated to memory and ideology. A study of reading functioning of original photosynthesis texts by scientists was made with students in Middle School (8thgrade). The reading understood to be a cultural activity was thought to be having its own languagewith multiple meanings, also the repetition and displacement occurred during the reading. We presented reading "gestures" considered important in the process of mediation in science education.Descriptors: Science teaching. Reading. Production condition. Photosynthesis
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644014
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644014/11463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 110-125
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 110-125
Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 110-125
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186884648960