o ensino em farmácia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643902 |
Resumo: | Os primeiros farmacêuticos formados no Brasil eram voltados para a produção e controle de medicamentos. A industrialização e o domínio do setor farmacêutico pelo capital internacional provocaram o deslocamento da formação do farmacêutico de sua área privativa, o medicamento, para outras áreas de atuação, como as Análises Clínicas e Alimentos. Nos anos 80 iniciaram-se, em âmbito nacional e internacional, amplos debates para a redefinição da identidade profissional e social do farmacêutico. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, recentemente publicadas, estabelecem que os cursos devem formar o farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Encontramonos frente ao desafio de implantar estas diretrizes, o que implicará uma ampla reforma na Graduação em Farmácia. |
id |
UNICAMP-18_b7a532ea26e0dc06194a43eebe933dff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643902 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
o ensino em farmáciaEducaçãoOs primeiros farmacêuticos formados no Brasil eram voltados para a produção e controle de medicamentos. A industrialização e o domínio do setor farmacêutico pelo capital internacional provocaram o deslocamento da formação do farmacêutico de sua área privativa, o medicamento, para outras áreas de atuação, como as Análises Clínicas e Alimentos. Nos anos 80 iniciaram-se, em âmbito nacional e internacional, amplos debates para a redefinição da identidade profissional e social do farmacêutico. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, recentemente publicadas, estabelecem que os cursos devem formar o farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Encontramonos frente ao desafio de implantar estas diretrizes, o que implicará uma ampla reforma na Graduação em Farmácia.Universidade Estadual de Campinas2016-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643902Pro-Posições; Vol. 14 No. 1: jan./abr.2003[40]; 29-38Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 1: jan./abr.2003[40]; 29-38Pro-Posições; v. 14 n. 1: jan./abr.2003[40]; 29-381980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643902/11370Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Maria2018-07-11T08:31:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643902Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-07-11T08:31:32Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
o ensino em farmácia |
title |
o ensino em farmácia |
spellingShingle |
o ensino em farmácia Souza, Ana Maria Educação |
title_short |
o ensino em farmácia |
title_full |
o ensino em farmácia |
title_fullStr |
o ensino em farmácia |
title_full_unstemmed |
o ensino em farmácia |
title_sort |
o ensino em farmácia |
author |
Souza, Ana Maria |
author_facet |
Souza, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Os primeiros farmacêuticos formados no Brasil eram voltados para a produção e controle de medicamentos. A industrialização e o domínio do setor farmacêutico pelo capital internacional provocaram o deslocamento da formação do farmacêutico de sua área privativa, o medicamento, para outras áreas de atuação, como as Análises Clínicas e Alimentos. Nos anos 80 iniciaram-se, em âmbito nacional e internacional, amplos debates para a redefinição da identidade profissional e social do farmacêutico. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, recentemente publicadas, estabelecem que os cursos devem formar o farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Encontramonos frente ao desafio de implantar estas diretrizes, o que implicará uma ampla reforma na Graduação em Farmácia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643902 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643902/11370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 14 No. 1: jan./abr.2003[40]; 29-38 Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 1: jan./abr.2003[40]; 29-38 Pro-Posições; v. 14 n. 1: jan./abr.2003[40]; 29-38 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186516598784 |