Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finco, Daniela F.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863
Resumo: Este artigo discute as formas de brincadeiras de meninos e meninas, em uma escola municipal de educação infantil, buscando questionar o fato "natural" de que meninos e meninas possuem papéis e comportamentos pré-determinados. Apresenta uma reflexão sobre a troca de papéis sexuais nas brincadeiras, fazendo uma discussão sobre os brinquedos considerados "certos" e "errados" para cada sexo. A análise se opõe às pesquisas que consideram que meninos e meninas demonstram comportamentos, preferências, competências, atributos de personalidade mais apropriados para o seu sexo, seguindo, desde bem pequenos, as normas e padrões estabelecidos. Deste modo o estudo propõe-se a tratar o tema das relações de gênero de uma perspectiva diferenciada, na tentativa de um olhar não "adultocêntrico", observando atentamente as transgressões dos papéis de gênero nos momentos de brincadeira, possibilitando enxergar novas formas de ser menino e de ser menina.Abstract:This article discusses the play of boys and girls, in a municipal center of Early Childhood Education, discussing the conceived idea that boys and girls have predetermined roles and behaviors. Ir presents a reflection on the exchange of sex-roles in play, discussing about the toys considered "right" and "wrong" for each sexoThe analysis opposes to researches that consider that boys and girls demonstrate behaviors, preferences, abilities and personality's attributes appropriated for their sex,following, since very young, the established norms and standards. Thereby, intently observing the transgressions of the sex-role during the play, this study proposes to deal with the subject of gender relationships from a differentiated perspective, where the "adult is not the center", making possible to realize new forms of being boy and being girl.Key-words: Early childhood education. Gender relationships. Boys and girls. Play. Childhood culture
id UNICAMP-18_bbf275325932705f88bded54a21e6b41
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643863
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantilEducação infantil. Relações de gênero. Meninos e meninas. Brincadeiras. Cultura infantilEducaçãoEste artigo discute as formas de brincadeiras de meninos e meninas, em uma escola municipal de educação infantil, buscando questionar o fato "natural" de que meninos e meninas possuem papéis e comportamentos pré-determinados. Apresenta uma reflexão sobre a troca de papéis sexuais nas brincadeiras, fazendo uma discussão sobre os brinquedos considerados "certos" e "errados" para cada sexo. A análise se opõe às pesquisas que consideram que meninos e meninas demonstram comportamentos, preferências, competências, atributos de personalidade mais apropriados para o seu sexo, seguindo, desde bem pequenos, as normas e padrões estabelecidos. Deste modo o estudo propõe-se a tratar o tema das relações de gênero de uma perspectiva diferenciada, na tentativa de um olhar não "adultocêntrico", observando atentamente as transgressões dos papéis de gênero nos momentos de brincadeira, possibilitando enxergar novas formas de ser menino e de ser menina.Abstract:This article discusses the play of boys and girls, in a municipal center of Early Childhood Education, discussing the conceived idea that boys and girls have predetermined roles and behaviors. Ir presents a reflection on the exchange of sex-roles in play, discussing about the toys considered "right" and "wrong" for each sexoThe analysis opposes to researches that consider that boys and girls demonstrate behaviors, preferences, abilities and personality's attributes appropriated for their sex,following, since very young, the established norms and standards. Thereby, intently observing the transgressions of the sex-role during the play, this study proposes to deal with the subject of gender relationships from a differentiated perspective, where the "adult is not the center", making possible to realize new forms of being boy and being girl.Key-words: Early childhood education. Gender relationships. Boys and girls. Play. Childhood cultureUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 89-101Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 89-101Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 89-1011980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863/11340Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFinco, Daniela F.2016-03-03T14:02:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643863Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:02:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
title Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
spellingShingle Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
Finco, Daniela F.
Educação infantil. Relações de gênero. Meninos e meninas. Brincadeiras. Cultura infantil
Educação
title_short Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
title_full Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
title_fullStr Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
title_full_unstemmed Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
title_sort Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil
author Finco, Daniela F.
author_facet Finco, Daniela F.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finco, Daniela F.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Relações de gênero. Meninos e meninas. Brincadeiras. Cultura infantil
Educação
topic Educação infantil. Relações de gênero. Meninos e meninas. Brincadeiras. Cultura infantil
Educação
description Este artigo discute as formas de brincadeiras de meninos e meninas, em uma escola municipal de educação infantil, buscando questionar o fato "natural" de que meninos e meninas possuem papéis e comportamentos pré-determinados. Apresenta uma reflexão sobre a troca de papéis sexuais nas brincadeiras, fazendo uma discussão sobre os brinquedos considerados "certos" e "errados" para cada sexo. A análise se opõe às pesquisas que consideram que meninos e meninas demonstram comportamentos, preferências, competências, atributos de personalidade mais apropriados para o seu sexo, seguindo, desde bem pequenos, as normas e padrões estabelecidos. Deste modo o estudo propõe-se a tratar o tema das relações de gênero de uma perspectiva diferenciada, na tentativa de um olhar não "adultocêntrico", observando atentamente as transgressões dos papéis de gênero nos momentos de brincadeira, possibilitando enxergar novas formas de ser menino e de ser menina.Abstract:This article discusses the play of boys and girls, in a municipal center of Early Childhood Education, discussing the conceived idea that boys and girls have predetermined roles and behaviors. Ir presents a reflection on the exchange of sex-roles in play, discussing about the toys considered "right" and "wrong" for each sexoThe analysis opposes to researches that consider that boys and girls demonstrate behaviors, preferences, abilities and personality's attributes appropriated for their sex,following, since very young, the established norms and standards. Thereby, intently observing the transgressions of the sex-role during the play, this study proposes to deal with the subject of gender relationships from a differentiated perspective, where the "adult is not the center", making possible to realize new forms of being boy and being girl.Key-words: Early childhood education. Gender relationships. Boys and girls. Play. Childhood culture
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863/11340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 89-101
Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 89-101
Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 89-101
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186468364288