Incluir para saber. Saber para excluir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga-Neto, Alfredo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643993
Resumo: O texto discute, a partir principalmente das contribuições de Michel Foucault e Zygmunt Bauman, alguns aspectos acerca da construção moderna da normalidade e a sua relação com as dificuldades que enfrentam as políticas que pretendem a inclusão escolar dos anormais. O anormal é tematizado como uma categoria envolvida com a "vontade de ordem" - uma vontade que caracteriza a Modernidade - e, por isso mesmo, uma categoria discursiva e socialmente construída que está envolvida no reconhecimento do próprio normal. A partir daí, mais do que apontar soluções, o texto problematiza as operações de inclusão como, entre outras coisas, uma forma de ativar o biopoder e, com isso, potencializar os nexos entre os gestores da burocracia do Estado e os novos experts que surgiram a partir do século XVIII. Nessa perspectiva, são feitas algumas referências às questões éticas e econômicas e aos dispositivos culturais - que incluem artefatos e práticas de expertise - envolvidos nas políticas de inclusão.Summary: Orawing on Michel Foucault and Zygmunt Bauman's work, the paper discusses some aspects of the modern construction of normality in it's relations with the difficulties of school policies of abnormal's inclusion. Taking the abnormal as a discoursive and social construction, as a category envolved with the "will to order" and, by the way, implicated in the recognition of the
id UNICAMP-18_bfe4a44bc32eb4cadcd8bbaba1554d5b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643993
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Incluir para saber. Saber para excluirEducaçãoO texto discute, a partir principalmente das contribuições de Michel Foucault e Zygmunt Bauman, alguns aspectos acerca da construção moderna da normalidade e a sua relação com as dificuldades que enfrentam as políticas que pretendem a inclusão escolar dos anormais. O anormal é tematizado como uma categoria envolvida com a "vontade de ordem" - uma vontade que caracteriza a Modernidade - e, por isso mesmo, uma categoria discursiva e socialmente construída que está envolvida no reconhecimento do próprio normal. A partir daí, mais do que apontar soluções, o texto problematiza as operações de inclusão como, entre outras coisas, uma forma de ativar o biopoder e, com isso, potencializar os nexos entre os gestores da burocracia do Estado e os novos experts que surgiram a partir do século XVIII. Nessa perspectiva, são feitas algumas referências às questões éticas e econômicas e aos dispositivos culturais - que incluem artefatos e práticas de expertise - envolvidos nas políticas de inclusão.Summary: Orawing on Michel Foucault and Zygmunt Bauman's work, the paper discusses some aspects of the modern construction of normality in it's relations with the difficulties of school policies of abnormal's inclusion. Taking the abnormal as a discoursive and social construction, as a category envolved with the "will to order" and, by the way, implicated in the recognition of theUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643993Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 22-31Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 22-31Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 22-311980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643993/11442Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga-Neto, Alfredo2016-03-08T13:56:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643993Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Incluir para saber. Saber para excluir
title Incluir para saber. Saber para excluir
spellingShingle Incluir para saber. Saber para excluir
Veiga-Neto, Alfredo
Educação
title_short Incluir para saber. Saber para excluir
title_full Incluir para saber. Saber para excluir
title_fullStr Incluir para saber. Saber para excluir
title_full_unstemmed Incluir para saber. Saber para excluir
title_sort Incluir para saber. Saber para excluir
author Veiga-Neto, Alfredo
author_facet Veiga-Neto, Alfredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description O texto discute, a partir principalmente das contribuições de Michel Foucault e Zygmunt Bauman, alguns aspectos acerca da construção moderna da normalidade e a sua relação com as dificuldades que enfrentam as políticas que pretendem a inclusão escolar dos anormais. O anormal é tematizado como uma categoria envolvida com a "vontade de ordem" - uma vontade que caracteriza a Modernidade - e, por isso mesmo, uma categoria discursiva e socialmente construída que está envolvida no reconhecimento do próprio normal. A partir daí, mais do que apontar soluções, o texto problematiza as operações de inclusão como, entre outras coisas, uma forma de ativar o biopoder e, com isso, potencializar os nexos entre os gestores da burocracia do Estado e os novos experts que surgiram a partir do século XVIII. Nessa perspectiva, são feitas algumas referências às questões éticas e econômicas e aos dispositivos culturais - que incluem artefatos e práticas de expertise - envolvidos nas políticas de inclusão.Summary: Orawing on Michel Foucault and Zygmunt Bauman's work, the paper discusses some aspects of the modern construction of normality in it's relations with the difficulties of school policies of abnormal's inclusion. Taking the abnormal as a discoursive and social construction, as a category envolved with the "will to order" and, by the way, implicated in the recognition of the
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643993
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643993/11442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 22-31
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 22-31
Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 22-31
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186607824896