Como pensar a sociedade de conhecimento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, João Arriscado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643571
Resumo: Este artigo discute as sociedades do conhecimento, sociedades baseadas na informação, sociedades em rede, sociedades de risco. O artigo parte da constatação da centralidade da ciência e da tecnologia no mundo contemporâneo e do modo como elas transformaram profundamente a vida quotidiana, ao ponto de ser hoje praticamente impossível conceber o mundo sem elas. Entretanto, os conhecimentos e as tecnologias, incluindo o conhecimento científico-social, assumem múltiplas formas e são mobilizados, seja como modos de conferir ordem ao mundo, seja como recursos para a sua desestabilização e transformação. O papel dos cientistas em ciências sociais e humanas não é apenas contribuir para a explicação, a compreensão e a construção de respostas solidárias a estes problemas, mas se reconhecerem como co-produtores do mundo que estudam. Eles serão, assim, testemunhas articuladas num mundo em transformação.Abstract:This article brings a discussion on knowledge societies. They are endangered, information-based and web-based societies. Considerations start from verifying the centrality of science and technology in the contemporary world and how deeply they change everyday life. Changes are so intense that it is practically impossible to conceive the world without them. However, knowledges and technologies, including social-scientific knowledge, take multiple forms, and they are moved as ways of granting the world some order and as resources for its disarrangement and transformation. The role of scientists in social and human sciences is not only to contribute to explaining, understanding and building answers that are supportive to these problems, but also to see themselves as co-producers of the world they study. This way, they will be inter-related acting witnesses in a changing world. Key words: Education and technology. Knowledge society. Science and technology. Technology sociology
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