Como pensar a sociedade de conhecimento?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643571 |
Resumo: | Este artigo discute as sociedades do conhecimento, sociedades baseadas na informação, sociedades em rede, sociedades de risco. O artigo parte da constatação da centralidade da ciência e da tecnologia no mundo contemporâneo e do modo como elas transformaram profundamente a vida quotidiana, ao ponto de ser hoje praticamente impossível conceber o mundo sem elas. Entretanto, os conhecimentos e as tecnologias, incluindo o conhecimento científico-social, assumem múltiplas formas e são mobilizados, seja como modos de conferir ordem ao mundo, seja como recursos para a sua desestabilização e transformação. O papel dos cientistas em ciências sociais e humanas não é apenas contribuir para a explicação, a compreensão e a construção de respostas solidárias a estes problemas, mas se reconhecerem como co-produtores do mundo que estudam. Eles serão, assim, testemunhas articuladas num mundo em transformação.Abstract:This article brings a discussion on knowledge societies. They are endangered, information-based and web-based societies. Considerations start from verifying the centrality of science and technology in the contemporary world and how deeply they change everyday life. Changes are so intense that it is practically impossible to conceive the world without them. However, knowledges and technologies, including social-scientific knowledge, take multiple forms, and they are moved as ways of granting the world some order and as resources for its disarrangement and transformation. The role of scientists in social and human sciences is not only to contribute to explaining, understanding and building answers that are supportive to these problems, but also to see themselves as co-producers of the world they study. This way, they will be inter-related acting witnesses in a changing world. Key words: Education and technology. Knowledge society. Science and technology. Technology sociology |
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Como pensar a sociedade de conhecimento?Educação e tecnologia. Sociedade do conhecimento. Ciência e tecnologia. Sociologia da tecnologiaOpinião públicaEste artigo discute as sociedades do conhecimento, sociedades baseadas na informação, sociedades em rede, sociedades de risco. O artigo parte da constatação da centralidade da ciência e da tecnologia no mundo contemporâneo e do modo como elas transformaram profundamente a vida quotidiana, ao ponto de ser hoje praticamente impossível conceber o mundo sem elas. Entretanto, os conhecimentos e as tecnologias, incluindo o conhecimento científico-social, assumem múltiplas formas e são mobilizados, seja como modos de conferir ordem ao mundo, seja como recursos para a sua desestabilização e transformação. O papel dos cientistas em ciências sociais e humanas não é apenas contribuir para a explicação, a compreensão e a construção de respostas solidárias a estes problemas, mas se reconhecerem como co-produtores do mundo que estudam. Eles serão, assim, testemunhas articuladas num mundo em transformação.Abstract:This article brings a discussion on knowledge societies. They are endangered, information-based and web-based societies. Considerations start from verifying the centrality of science and technology in the contemporary world and how deeply they change everyday life. Changes are so intense that it is practically impossible to conceive the world without them. However, knowledges and technologies, including social-scientific knowledge, take multiple forms, and they are moved as ways of granting the world some order and as resources for its disarrangement and transformation. The role of scientists in social and human sciences is not only to contribute to explaining, understanding and building answers that are supportive to these problems, but also to see themselves as co-producers of the world they study. This way, they will be inter-related acting witnesses in a changing world. Key words: Education and technology. Knowledge society. Science and technology. Technology sociologyUniversidade Estadual de Campinas2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643571Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 29-40Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 29-40Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 29-401980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643571/11092Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, João Arriscado2016-02-22T11:55:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643571Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T11:55:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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