A recuperação do ensino básico: Mecanismo de aprendizagem ou discriminação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644021 |
Resumo: | O texto trata da questão de como a recuperação continua sendo um recurso que as escolas estaduais dispõem para "melhorar" o desempenho dos seus alunos. Quase 50% dos alunos que freqüentam a Educação Básica necessitariam ser encaminhados às aulas de recuperação, ministradas em horário diverso ao que o aluno estuda, ou entre os períodos da manhã e tarde (das 12 às 13horas), acrescentando-se, assim, mais três horas/aula à carga horária semanal do aluno. São cinco meses (abril, maio, setembro, outubro e novembro) de trabalho para "sanar" as dificuldades existentes. Colocar em prática essas atividadesvem se constituindo em um grande problema. Apesar dos esforços, a escola está longe de encontrar soluções para organizar o espaço físico para atender os alunos, encontrar professor habilitado para ministrar essas aulas, contar com a co-responsabilidade dos pais para que o aluno compareça às aulas de recuperação e, o mais importante, descobrir realmente a "dificuldade" do aluno e "recuperá-Io".Abstract: The text is about the subject of as the recovery it continues being a resource that the srate schools dispo se "to improve" the its student's acting. Almost 50% of the students that frequent the Basic Education would need to be guided to the recovery administed classesin several schedule to the student studies or among the periods of the morning and afternoon (of the 12 at the 13 hours), being increased like this, more three hours/ class to the student's weeklyhourly load. They are flVemonths (April,May,September, October and November) of work to heal the existent difficulties. To place in practice those activities comes if constituting in a great problem. ln spite of the efforts, the school is far away from finding solutions to organize the physical space to assist the students and to find qualified teacher for to minister those classes,to count with the parent's co-responsibility so that the student attends the recovery classes, and the most important, to reallydiscover the student's "difficulty" and "to recover it".Word-keys: Recovery. Continuous progression. Evaluation. Teaching and learning |
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A recuperação do ensino básico: Mecanismo de aprendizagem ou discriminação?Recuperação. Progressão continuada. Avaliação. Ensino e aprendizagemEducaçãoO texto trata da questão de como a recuperação continua sendo um recurso que as escolas estaduais dispõem para "melhorar" o desempenho dos seus alunos. Quase 50% dos alunos que freqüentam a Educação Básica necessitariam ser encaminhados às aulas de recuperação, ministradas em horário diverso ao que o aluno estuda, ou entre os períodos da manhã e tarde (das 12 às 13horas), acrescentando-se, assim, mais três horas/aula à carga horária semanal do aluno. São cinco meses (abril, maio, setembro, outubro e novembro) de trabalho para "sanar" as dificuldades existentes. Colocar em prática essas atividadesvem se constituindo em um grande problema. Apesar dos esforços, a escola está longe de encontrar soluções para organizar o espaço físico para atender os alunos, encontrar professor habilitado para ministrar essas aulas, contar com a co-responsabilidade dos pais para que o aluno compareça às aulas de recuperação e, o mais importante, descobrir realmente a "dificuldade" do aluno e "recuperá-Io".Abstract: The text is about the subject of as the recovery it continues being a resource that the srate schools dispo se "to improve" the its student's acting. Almost 50% of the students that frequent the Basic Education would need to be guided to the recovery administed classesin several schedule to the student studies or among the periods of the morning and afternoon (of the 12 at the 13 hours), being increased like this, more three hours/ class to the student's weeklyhourly load. They are flVemonths (April,May,September, October and November) of work to heal the existent difficulties. To place in practice those activities comes if constituting in a great problem. ln spite of the efforts, the school is far away from finding solutions to organize the physical space to assist the students and to find qualified teacher for to minister those classes,to count with the parent's co-responsibility so that the student attends the recovery classes, and the most important, to reallydiscover the student's "difficulty" and "to recover it".Word-keys: Recovery. Continuous progression. Evaluation. Teaching and learningUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644021Pro-Posições; Vol. 11 No. 3: nov./2000[33]; 26-33Pro-Posições; Vol. 11 Núm. 3: nov./2000[33]; 26-33Pro-Posições; v. 11 n. 3: nov./2000[33]; 26-331980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644021/11468Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuagliato, Maria Francisca Teresa2016-03-08T13:57:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644021Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:57:34Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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