Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643287 |
Resumo: | Inserindo-se entre os estudos que investigam a constituição dos saberes escolares, pelo olhar da Sociologia Crítica do Currículo, a presente pesquisa apresenta-se como processo e produto de pesquisa qualitativa realizada na literatura e no campo, em documentos e entrevistas com dois professores de quatro diferentes disciplinas curriculares, os quais pertenciam a escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Foi nesse processo que observamos a existência de mais ambiguidades, dúvidas e conflitos do que certezas na constituição dos saberes escolares, tanto nas disciplinas entendidas como secundárias, como Educação Física e Arte, como nas disciplinas consideradas de maior prestígio, como Língua Portuguesa e Matemática.Abstract: Among the ones that investigate school knowledge build up, under the perspective of the Curriculum Critical Sociology, this study is presented as a qualitative research process and product performed in literature and in the field, through documents and interviews with two teachers of four different curricular subject matters, who belonged to schools from the Municipal Schools System in Recife. In this process we observed the existence of more ambiguities, doubts and conflicts than certainties in school knowledge build up, so much in subjects considered secondary, such as Physical Education and Arts, as in subjects of larger prestige, such as Portuguese and Mathematics.Key words: School. Curriculum. Curricular subject matters. Pedagogical legitimation |
id |
UNICAMP-18_c96d3632db8088753fdfa51456089d05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643287 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitosEscola. Currículo. Disciplinas curriculares. Legitimação pedagógicaEducaçãoInserindo-se entre os estudos que investigam a constituição dos saberes escolares, pelo olhar da Sociologia Crítica do Currículo, a presente pesquisa apresenta-se como processo e produto de pesquisa qualitativa realizada na literatura e no campo, em documentos e entrevistas com dois professores de quatro diferentes disciplinas curriculares, os quais pertenciam a escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Foi nesse processo que observamos a existência de mais ambiguidades, dúvidas e conflitos do que certezas na constituição dos saberes escolares, tanto nas disciplinas entendidas como secundárias, como Educação Física e Arte, como nas disciplinas consideradas de maior prestígio, como Língua Portuguesa e Matemática.Abstract: Among the ones that investigate school knowledge build up, under the perspective of the Curriculum Critical Sociology, this study is presented as a qualitative research process and product performed in literature and in the field, through documents and interviews with two teachers of four different curricular subject matters, who belonged to schools from the Municipal Schools System in Recife. In this process we observed the existence of more ambiguities, doubts and conflicts than certainties in school knowledge build up, so much in subjects considered secondary, such as Physical Education and Arts, as in subjects of larger prestige, such as Portuguese and Mathematics.Key words: School. Curriculum. Curricular subject matters. Pedagogical legitimationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643287Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 183-196Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 183-196Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 183-1961980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643287/10856Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Júnior, Marcílio2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643287Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos |
title |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos |
spellingShingle |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos Souza Júnior, Marcílio Escola. Currículo. Disciplinas curriculares. Legitimação pedagógica Educação |
title_short |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos |
title_full |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos |
title_fullStr |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos |
title_full_unstemmed |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos |
title_sort |
Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos |
author |
Souza Júnior, Marcílio |
author_facet |
Souza Júnior, Marcílio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Júnior, Marcílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Currículo. Disciplinas curriculares. Legitimação pedagógica Educação |
topic |
Escola. Currículo. Disciplinas curriculares. Legitimação pedagógica Educação |
description |
Inserindo-se entre os estudos que investigam a constituição dos saberes escolares, pelo olhar da Sociologia Crítica do Currículo, a presente pesquisa apresenta-se como processo e produto de pesquisa qualitativa realizada na literatura e no campo, em documentos e entrevistas com dois professores de quatro diferentes disciplinas curriculares, os quais pertenciam a escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Foi nesse processo que observamos a existência de mais ambiguidades, dúvidas e conflitos do que certezas na constituição dos saberes escolares, tanto nas disciplinas entendidas como secundárias, como Educação Física e Arte, como nas disciplinas consideradas de maior prestígio, como Língua Portuguesa e Matemática.Abstract: Among the ones that investigate school knowledge build up, under the perspective of the Curriculum Critical Sociology, this study is presented as a qualitative research process and product performed in literature and in the field, through documents and interviews with two teachers of four different curricular subject matters, who belonged to schools from the Municipal Schools System in Recife. In this process we observed the existence of more ambiguities, doubts and conflicts than certainties in school knowledge build up, so much in subjects considered secondary, such as Physical Education and Arts, as in subjects of larger prestige, such as Portuguese and Mathematics.Key words: School. Curriculum. Curricular subject matters. Pedagogical legitimation |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643287 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643287/10856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 183-196 Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 183-196 Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 183-196 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184770719744 |