Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Diléia Ap.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lacerda, Cristina Broglia Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642373
Resumo: Este trabalho apresenta as primeiras aproximações relativas à pesquisa “Acessibilidade e Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para a escolarização de estudantes surdos”, inserida no programa Observatório em Educação (Obeduc), Projeto Acessibilidade no Ensino Superior. Investiga dados oficiais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), referentes ao aumento progressivo do número de matrículas de estudantes surdos em Instituições de Ensino Superior (IES). Analisa questões relativas à nota obtida por esses estudantes, ao se submeterem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o uso dessa nota para ingressarem em universidades brasileiras. Os dados analisados, no presente artigo, indicam discrepância de desempenho de estudantes sem deficiência, quando comparados aos estudantes surdos.Palavras-chave: Enem. Acesso ao Ensino Superior. Surdos Abstract Based on the results obtained by deaf students in the National Secondary Education Examination (ENEM), and on official statistics on the number of deaf students in higher education, this article argues that the underrepresentation of deaf students in higher education derives at least in part from the inadequate conditions of accessibility that characterize the exam. It discusses the steps that should be taken by the federal government in order to overcome this situation.Keywords: ENEM, access to higher education, deaf students
id UNICAMP-18_d0d91ec23edd78c66f48d843652af1b6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642373
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior BrasileiroEste trabalho apresenta as primeiras aproximações relativas à pesquisa “Acessibilidade e Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para a escolarização de estudantes surdos”, inserida no programa Observatório em Educação (Obeduc), Projeto Acessibilidade no Ensino Superior. Investiga dados oficiais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), referentes ao aumento progressivo do número de matrículas de estudantes surdos em Instituições de Ensino Superior (IES). Analisa questões relativas à nota obtida por esses estudantes, ao se submeterem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o uso dessa nota para ingressarem em universidades brasileiras. Os dados analisados, no presente artigo, indicam discrepância de desempenho de estudantes sem deficiência, quando comparados aos estudantes surdos.Palavras-chave: Enem. Acesso ao Ensino Superior. Surdos Abstract Based on the results obtained by deaf students in the National Secondary Education Examination (ENEM), and on official statistics on the number of deaf students in higher education, this article argues that the underrepresentation of deaf students in higher education derives at least in part from the inadequate conditions of accessibility that characterize the exam. It discusses the steps that should be taken by the federal government in order to overcome this situation.Keywords: ENEM, access to higher education, deaf studentsUniversidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642373Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 83-101Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 83-101Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 83-1011980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642373/9890Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Diléia Ap.Lacerda, Cristina Broglia Feitosa2016-04-07T13:45:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642373Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-04-07T13:45:39Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
title Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
spellingShingle Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
Martins, Diléia Ap.
title_short Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
title_full Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
title_fullStr Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
title_full_unstemmed Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
title_sort Exame Nacional do Ensino Médio e acesso de estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro
author Martins, Diléia Ap.
author_facet Martins, Diléia Ap.
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa
author_role author
author2 Lacerda, Cristina Broglia Feitosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Diléia Ap.
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa
description Este trabalho apresenta as primeiras aproximações relativas à pesquisa “Acessibilidade e Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para a escolarização de estudantes surdos”, inserida no programa Observatório em Educação (Obeduc), Projeto Acessibilidade no Ensino Superior. Investiga dados oficiais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), referentes ao aumento progressivo do número de matrículas de estudantes surdos em Instituições de Ensino Superior (IES). Analisa questões relativas à nota obtida por esses estudantes, ao se submeterem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o uso dessa nota para ingressarem em universidades brasileiras. Os dados analisados, no presente artigo, indicam discrepância de desempenho de estudantes sem deficiência, quando comparados aos estudantes surdos.Palavras-chave: Enem. Acesso ao Ensino Superior. Surdos Abstract Based on the results obtained by deaf students in the National Secondary Education Examination (ENEM), and on official statistics on the number of deaf students in higher education, this article argues that the underrepresentation of deaf students in higher education derives at least in part from the inadequate conditions of accessibility that characterize the exam. It discusses the steps that should be taken by the federal government in order to overcome this situation.Keywords: ENEM, access to higher education, deaf students
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642373
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642373/9890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 83-101
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 83-101
Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 83-101
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183830147072