Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651752 |
Resumo: | O presente artigo tematiza a ambiguidade do conceito de tolerância, possível de ser identificada pela análise de dois contornos que o definem: um positivo, em que o outro é concebido como uma alteridade a ser reconhecida e acolhida; e outro negativo, que pode ser interpretado tanto pela ênfase no tolerante, para o qual o outro é apenas um estranho ou uma existência meramente concedida, como pela ênfase no tolerado, que impõe sua existência e seu modo de ser, oprimindo e anulando o tolerante. Ademais, destaca o inequívoco papel mediador da escola como locus de identificação, denúncia e combate a todas as formas de exclusão e opressão humanas, colocando-se como instância privilegiada para a promoção da tolerância como sinônima de reconhecimento; logo, de uma educação focada na reciprocidade, na solidariedade e na cooperação. |
id |
UNICAMP-18_d82a41ffcadab157c933150e221768c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651752 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escolaTolerância. Reconhecimento. Educação.O presente artigo tematiza a ambiguidade do conceito de tolerância, possível de ser identificada pela análise de dois contornos que o definem: um positivo, em que o outro é concebido como uma alteridade a ser reconhecida e acolhida; e outro negativo, que pode ser interpretado tanto pela ênfase no tolerante, para o qual o outro é apenas um estranho ou uma existência meramente concedida, como pela ênfase no tolerado, que impõe sua existência e seu modo de ser, oprimindo e anulando o tolerante. Ademais, destaca o inequívoco papel mediador da escola como locus de identificação, denúncia e combate a todas as formas de exclusão e opressão humanas, colocando-se como instância privilegiada para a promoção da tolerância como sinônima de reconhecimento; logo, de uma educação focada na reciprocidade, na solidariedade e na cooperação.Universidade Estadual de Campinas2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651752Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 132-146Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 132-146Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 132-1461980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651752/17637Copyright (c) 2018 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCossetin, Vânia Lisa Fischer2018-04-04T13:28:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651752Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:28:32Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola |
title |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola |
spellingShingle |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola Cossetin, Vânia Lisa Fischer Tolerância. Reconhecimento. Educação. |
title_short |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola |
title_full |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola |
title_fullStr |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola |
title_full_unstemmed |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola |
title_sort |
Suportar ou reconhecer: a dupla face do conceito de tolerância e o papel mediador da escola |
author |
Cossetin, Vânia Lisa Fischer |
author_facet |
Cossetin, Vânia Lisa Fischer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cossetin, Vânia Lisa Fischer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tolerância. Reconhecimento. Educação. |
topic |
Tolerância. Reconhecimento. Educação. |
description |
O presente artigo tematiza a ambiguidade do conceito de tolerância, possível de ser identificada pela análise de dois contornos que o definem: um positivo, em que o outro é concebido como uma alteridade a ser reconhecida e acolhida; e outro negativo, que pode ser interpretado tanto pela ênfase no tolerante, para o qual o outro é apenas um estranho ou uma existência meramente concedida, como pela ênfase no tolerado, que impõe sua existência e seu modo de ser, oprimindo e anulando o tolerante. Ademais, destaca o inequívoco papel mediador da escola como locus de identificação, denúncia e combate a todas as formas de exclusão e opressão humanas, colocando-se como instância privilegiada para a promoção da tolerância como sinônima de reconhecimento; logo, de uma educação focada na reciprocidade, na solidariedade e na cooperação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651752 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651752/17637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 132-146 Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 132-146 Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 132-146 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188524621824 |