Do corpo identit·rio ao corpo virtual: algumas implicações para a Educação FÌsica
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643665 |
Resumo: | Partindo principalmente das contribuições teóricas de Marc Augé e David Le Breton, este trabalho problematiza o corpo humano em suas dimensões de tempo e espaço, discutindo o processo de virtualização que ocorre no mundo contemporâneo, processo esse que tende a multiplicar os modelos de corpo a serem perseguidos pelas pessoas. O trabalho discute também algumas implicações desses novos significados do corpo e das práticas corporais para a área de Educação Física e para seus profissionais.Abstract:Based mainly on the theoretical contributions of Marc Augé and David Le Breton, this work focuses on issues about the human body in its time and space dimensions, analyzing the process of virtualization that is taking place in the contemporary world, a process that tends to multiply the body models to be pursued by people. This work also brings a discussion of some implications of these new meanings of the body and the bodily practices for the area of Physical Education and for professionals working in this area.Key words: Body. Bodily practices. Body models |
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Do corpo identit·rio ao corpo virtual: algumas implicações para a Educação FÌsicaEducaçãoPartindo principalmente das contribuições teóricas de Marc Augé e David Le Breton, este trabalho problematiza o corpo humano em suas dimensões de tempo e espaço, discutindo o processo de virtualização que ocorre no mundo contemporâneo, processo esse que tende a multiplicar os modelos de corpo a serem perseguidos pelas pessoas. O trabalho discute também algumas implicações desses novos significados do corpo e das práticas corporais para a área de Educação Física e para seus profissionais.Abstract:Based mainly on the theoretical contributions of Marc Augé and David Le Breton, this work focuses on issues about the human body in its time and space dimensions, analyzing the process of virtualization that is taking place in the contemporary world, a process that tends to multiply the body models to be pursued by people. This work also brings a discussion of some implications of these new meanings of the body and the bodily practices for the area of Physical Education and for professionals working in this area.Key words: Body. Bodily practices. Body modelsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643665Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 217-226Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 217-226Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 217-2261980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643665/11182Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoble, Odilon JoséDaolio, Jocimar2016-02-29T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643665Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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