Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ulisses Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643481
Resumo: Este artigo apresenta as discussões e os resultados parciais de uma pesquisa longitudinal desenvolvida durante quatro anos em uma escola de ensino fundamental. Seu objetivo era investigar se o trabalho com projetos, utilizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência, poderia se mostrar como um bom instrumento para a reorganização dos espaços, dos tempos e das relações escolares, auxiliando na formação ética dos estudantes. Como resultado do trabalho, além da descrição de estratégias de ação e da sistematização dos procedimentos que podem levar as escolas à implementação de tal proposta, conseguimos demonstrar como um trabalho sistematizado de educação em valores éticos e democráticos pode levar a uma maior consciência ética e sócio-política.Abstract: This article presents the discussions and partial results of a four-year longitudinal research, developed in a Brazilian elementary school. The main goal was to investigate if a project-based curriculum, using the Universal Declaration of Human Rights as a reference, could help the school to reorganize its spaces, times and relationships, contributing to students’ ethical development. As a result, besides the description of strategies and the systematization of procedures that may lead schools to succeed in implementing such proposal, we have demonstrated how an educational process based on values can help students to develop greater ethical and sociopolitical consciousness.Key words: Project-based curriculum. Education on values. Human rights
id UNICAMP-18_de21dcda7c786a45f84af9d0a7d13b2b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643481
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valoresPedagogia de projetos. Educação em valores. Direitos humanosEducaçãoEste artigo apresenta as discussões e os resultados parciais de uma pesquisa longitudinal desenvolvida durante quatro anos em uma escola de ensino fundamental. Seu objetivo era investigar se o trabalho com projetos, utilizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência, poderia se mostrar como um bom instrumento para a reorganização dos espaços, dos tempos e das relações escolares, auxiliando na formação ética dos estudantes. Como resultado do trabalho, além da descrição de estratégias de ação e da sistematização dos procedimentos que podem levar as escolas à implementação de tal proposta, conseguimos demonstrar como um trabalho sistematizado de educação em valores éticos e democráticos pode levar a uma maior consciência ética e sócio-política.Abstract: This article presents the discussions and partial results of a four-year longitudinal research, developed in a Brazilian elementary school. The main goal was to investigate if a project-based curriculum, using the Universal Declaration of Human Rights as a reference, could help the school to reorganize its spaces, times and relationships, contributing to students’ ethical development. As a result, besides the description of strategies and the systematization of procedures that may lead schools to succeed in implementing such proposal, we have demonstrated how an educational process based on values can help students to develop greater ethical and sociopolitical consciousness.Key words: Project-based curriculum. Education on values. Human rightsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643481Pro-Posições; Vol. 19 No. 2: maio./ago.2008[56]; 193-204Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 2: maio./ago.2008[56]; 193-204Pro-Posições; v. 19 n. 2: maio./ago.2008[56]; 193-2041980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643481/11010Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Ulisses Ferreira2016-02-22T12:52:11Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643481Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T12:52:11Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores
title Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores
spellingShingle Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores
Araújo, Ulisses Ferreira
Pedagogia de projetos. Educação em valores. Direitos humanos
Educação
title_short Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores
title_full Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores
title_fullStr Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores
title_full_unstemmed Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores
title_sort Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores
author Araújo, Ulisses Ferreira
author_facet Araújo, Ulisses Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ulisses Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia de projetos. Educação em valores. Direitos humanos
Educação
topic Pedagogia de projetos. Educação em valores. Direitos humanos
Educação
description Este artigo apresenta as discussões e os resultados parciais de uma pesquisa longitudinal desenvolvida durante quatro anos em uma escola de ensino fundamental. Seu objetivo era investigar se o trabalho com projetos, utilizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência, poderia se mostrar como um bom instrumento para a reorganização dos espaços, dos tempos e das relações escolares, auxiliando na formação ética dos estudantes. Como resultado do trabalho, além da descrição de estratégias de ação e da sistematização dos procedimentos que podem levar as escolas à implementação de tal proposta, conseguimos demonstrar como um trabalho sistematizado de educação em valores éticos e democráticos pode levar a uma maior consciência ética e sócio-política.Abstract: This article presents the discussions and partial results of a four-year longitudinal research, developed in a Brazilian elementary school. The main goal was to investigate if a project-based curriculum, using the Universal Declaration of Human Rights as a reference, could help the school to reorganize its spaces, times and relationships, contributing to students’ ethical development. As a result, besides the description of strategies and the systematization of procedures that may lead schools to succeed in implementing such proposal, we have demonstrated how an educational process based on values can help students to develop greater ethical and sociopolitical consciousness.Key words: Project-based curriculum. Education on values. Human rights
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643481
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643481/11010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 19 No. 2: maio./ago.2008[56]; 193-204
Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 2: maio./ago.2008[56]; 193-204
Pro-Posições; v. 19 n. 2: maio./ago.2008[56]; 193-204
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185253064704