Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Neide de Brito
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Boruchovitch, Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291
Resumo: Este trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor.
id UNICAMP-18_e17fb8a8b2ac8c8cf9252386a3c57571
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648291
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagemMetacognição. Formação de professores. AutorregulaçãoEste trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor.Universidade Estadual de Campinas2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionProtocolo de ativação da metacognição e da autorreflexão sobre a aprendizagem do Futuro Professorapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-561980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291/15096Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Neide de BritoBoruchovitch, Evely2017-03-09T09:13:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648291Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-09T09:13:28Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
spellingShingle Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
Cunha, Neide de Brito
Metacognição. Formação de professores. Autorregulação
title_short Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title_full Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title_fullStr Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title_full_unstemmed Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
title_sort Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
author Cunha, Neide de Brito
author_facet Cunha, Neide de Brito
Boruchovitch, Evely
author_role author
author2 Boruchovitch, Evely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Neide de Brito
Boruchovitch, Evely
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognição. Formação de professores. Autorregulação
topic Metacognição. Formação de professores. Autorregulação
description Este trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Protocolo de ativação da metacognição e da autorreflexão sobre a aprendizagem do Futuro Professor
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291/15096
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56
Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188434444288