Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291 |
Resumo: | Este trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor. |
id |
UNICAMP-18_e17fb8a8b2ac8c8cf9252386a3c57571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648291 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagemMetacognição. Formação de professores. AutorregulaçãoEste trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor.Universidade Estadual de Campinas2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionProtocolo de ativação da metacognição e da autorreflexão sobre a aprendizagem do Futuro Professorapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-561980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291/15096Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Neide de BritoBoruchovitch, Evely2017-03-09T09:13:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648291Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-09T09:13:28Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem |
title |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem |
spellingShingle |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem Cunha, Neide de Brito Metacognição. Formação de professores. Autorregulação |
title_short |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem |
title_full |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem |
title_fullStr |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem |
title_sort |
Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem |
author |
Cunha, Neide de Brito |
author_facet |
Cunha, Neide de Brito Boruchovitch, Evely |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch, Evely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Neide de Brito Boruchovitch, Evely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metacognição. Formação de professores. Autorregulação |
topic |
Metacognição. Formação de professores. Autorregulação |
description |
Este trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Protocolo de ativação da metacognição e da autorreflexão sobre a aprendizagem do Futuro Professor |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648291/15096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56 Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56 Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 31-56 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188434444288 |