Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Aléxia Pádua
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643555
Resumo: Nos últimos 30 anos, as investigações sobre o Ensino de História têm se expandido e se consolidado como um campo específico de pesquisa que se situa nas fronteiras da História e da Educação, buscando um diálogo entre estas duas áreas. No Brasil, o fortalecimento desta área de pesquisa pode ser percebido, por exemplo, na criação, no início de 2006, durante o VII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), da Associação Brasileira de Ensino de História. Em várias partes do mundo, são publicados artigos, livros sobre o tema, os quais, a cada dia, demonstram maior maturidade teórico-metodológica.
id UNICAMP-18_e2349876f455c96cbfc65e4432cb42ca
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643555
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinasClío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinasClío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinasHistóriaEducaçãoEducaçãoHistoryEducationHistoriaEducaciónNos últimos 30 anos, as investigações sobre o Ensino de História têm se expandido e se consolidado como um campo específico de pesquisa que se situa nas fronteiras da História e da Educação, buscando um diálogo entre estas duas áreas. No Brasil, o fortalecimento desta área de pesquisa pode ser percebido, por exemplo, na criação, no início de 2006, durante o VII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), da Associação Brasileira de Ensino de História. Em várias partes do mundo, são publicados artigos, livros sobre o tema, os quais, a cada dia, demonstram maior maturidade teórico-metodológica.Nos últimos 30 anos, as investigações sobre o Ensino de História têm se expandido e se consolidado como um campo específico de pesquisa que se situa nas fronteiras da História e da Educação, buscando um diálogo entre estas duas áreas. No Brasil, o fortalecimento desta área de pesquisa pode ser percebido, por exemplo, na criação, no início de 2006, durante o VII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), da Associação Brasileira de Ensino de História. Em várias partes do mundo, são publicados artigos, livros sobre o tema, os quais, a cada dia, demonstram maior maturidade teórico-metodológica.Nos últimos 30 anos, as investigações sobre o Ensino de História têm se expandido e se consolidado como um campo específico de pesquisa que se situa nas fronteiras da História e da Educação, buscando um diálogo entre estas duas áreas. No Brasil, o fortalecimento desta área de pesquisa pode ser percebido, por exemplo, na criação, no início de 2006, durante o VII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), da Associação Brasileira de Ensino de História. Em várias partes do mundo, são publicados artigos, livros sobre o tema, os quais, a cada dia, demonstram maior maturidade teórico-metodológica.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoText Texto application/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643555Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 249-252Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 249-252Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 249-2521980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643555/29762Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Aléxia Pádua2022-08-11T18:13:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643555Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T18:13:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
title Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
spellingShingle Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
Franco, Aléxia Pádua
História
Educação
Educação
History
Education
Historia
Educación
title_short Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
title_full Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
title_fullStr Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
title_full_unstemmed Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
title_sort Clío en las aulas. La enseñanza de la Historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas
author Franco, Aléxia Pádua
author_facet Franco, Aléxia Pádua
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Aléxia Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação
Educação
History
Education
Historia
Educación
topic História
Educação
Educação
History
Education
Historia
Educación
description Nos últimos 30 anos, as investigações sobre o Ensino de História têm se expandido e se consolidado como um campo específico de pesquisa que se situa nas fronteiras da História e da Educação, buscando um diálogo entre estas duas áreas. No Brasil, o fortalecimento desta área de pesquisa pode ser percebido, por exemplo, na criação, no início de 2006, durante o VII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), da Associação Brasileira de Ensino de História. Em várias partes do mundo, são publicados artigos, livros sobre o tema, os quais, a cada dia, demonstram maior maturidade teórico-metodológica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Text
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643555
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643555/29762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 249-252
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 249-252
Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 249-252
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185623212032