o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643767 |
Resumo: | De acordo com a teoria do cotidiano, os processos de humanização acontecem nos níveis cotidiano e não-cotidiano de objetivação. com uma diferença: o nível nãocotidiano de humanização requer uma relação intencional com as objetivaçães humanas. Na perspectiva histórico-crítica. o objetivo específico da educação escolar é (deve ser) produzit necessidades não-cotidianas. isto é, relativas às ciências, artes, filosofia, moral (ética) e política. Esta produção seria possível na idade pré-escolar? Quais são os requisitos das atividades não-cOtidianas? Dialogando com a teoria histórico-cultural, os resulcados discutem astênues fronteiras entre atividades cOtidianase não-cotidianas, bem como algumas das máximas possibilidades de desenvolvimento infantil. enfocando criticamente a necessidade de assegurar os direitos das crianças e mudar a relação entre adultos e crianças.Abstract:According to the daily-life theory, processes ofhumanization happen in the daily and non-daily levds of objectivation. with a difference betWeen them: the non-daily levei of humanization requires an intentional relationship with the human objectivations. In the historical-critical perspective, the specific aim of school education is (and must be) to produce non-daily needs, that is. needs rdated to science, am. philosophy, moral (ethics) and politics. Would the non-daily need development be possible in pre-school age?What are the requem to non-daily activities? The hisrorical-culrural theory shows the slight borders betWeen daily and non-daily activities, as well as some of the greatest possibilities ot children development, critically tocusing on the need to fight tor the children' s rights and change the child-adult- relationship. Key words: Humanization. Education ot children. Children's rights. Vygotsky. Heller |
id |
UNICAMP-18_e322e6da21212fddd968198d4c5a202c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643767 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolarEducaçãoDe acordo com a teoria do cotidiano, os processos de humanização acontecem nos níveis cotidiano e não-cotidiano de objetivação. com uma diferença: o nível nãocotidiano de humanização requer uma relação intencional com as objetivaçães humanas. Na perspectiva histórico-crítica. o objetivo específico da educação escolar é (deve ser) produzit necessidades não-cotidianas. isto é, relativas às ciências, artes, filosofia, moral (ética) e política. Esta produção seria possível na idade pré-escolar? Quais são os requisitos das atividades não-cOtidianas? Dialogando com a teoria histórico-cultural, os resulcados discutem astênues fronteiras entre atividades cOtidianase não-cotidianas, bem como algumas das máximas possibilidades de desenvolvimento infantil. enfocando criticamente a necessidade de assegurar os direitos das crianças e mudar a relação entre adultos e crianças.Abstract:According to the daily-life theory, processes ofhumanization happen in the daily and non-daily levds of objectivation. with a difference betWeen them: the non-daily levei of humanization requires an intentional relationship with the human objectivations. In the historical-critical perspective, the specific aim of school education is (and must be) to produce non-daily needs, that is. needs rdated to science, am. philosophy, moral (ethics) and politics. Would the non-daily need development be possible in pre-school age?What are the requem to non-daily activities? The hisrorical-culrural theory shows the slight borders betWeen daily and non-daily activities, as well as some of the greatest possibilities ot children development, critically tocusing on the need to fight tor the children' s rights and change the child-adult- relationship. Key words: Humanization. Education ot children. Children's rights. Vygotsky. HellerUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643767Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 223-240Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 223-240Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 223-2401980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643767/11278Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessToassa, Gisele2016-03-01T13:45:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643767Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:45:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar |
title |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar |
spellingShingle |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar Toassa, Gisele Educação |
title_short |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar |
title_full |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar |
title_fullStr |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar |
title_sort |
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar |
author |
Toassa, Gisele |
author_facet |
Toassa, Gisele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toassa, Gisele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
De acordo com a teoria do cotidiano, os processos de humanização acontecem nos níveis cotidiano e não-cotidiano de objetivação. com uma diferença: o nível nãocotidiano de humanização requer uma relação intencional com as objetivaçães humanas. Na perspectiva histórico-crítica. o objetivo específico da educação escolar é (deve ser) produzit necessidades não-cotidianas. isto é, relativas às ciências, artes, filosofia, moral (ética) e política. Esta produção seria possível na idade pré-escolar? Quais são os requisitos das atividades não-cOtidianas? Dialogando com a teoria histórico-cultural, os resulcados discutem astênues fronteiras entre atividades cOtidianase não-cotidianas, bem como algumas das máximas possibilidades de desenvolvimento infantil. enfocando criticamente a necessidade de assegurar os direitos das crianças e mudar a relação entre adultos e crianças.Abstract:According to the daily-life theory, processes ofhumanization happen in the daily and non-daily levds of objectivation. with a difference betWeen them: the non-daily levei of humanization requires an intentional relationship with the human objectivations. In the historical-critical perspective, the specific aim of school education is (and must be) to produce non-daily needs, that is. needs rdated to science, am. philosophy, moral (ethics) and politics. Would the non-daily need development be possible in pre-school age?What are the requem to non-daily activities? The hisrorical-culrural theory shows the slight borders betWeen daily and non-daily activities, as well as some of the greatest possibilities ot children development, critically tocusing on the need to fight tor the children' s rights and change the child-adult- relationship. Key words: Humanization. Education ot children. Children's rights. Vygotsky. Heller |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643767 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643767/11278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 223-240 Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 223-240 Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 223-240 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186144354304 |