“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462 |
Resumo: | Este artigo objetiva realizar uma análise dos discursos produzidos sobre o corpo travesti em um vídeo educativo. Toma-se como corpus de análise o vídeo: “Encontrando Bianca”, que narra uma história fictícia sobre os dilemas de uma travesti na escola em que estuda. Esse vídeo compõe parte do material educativo Kit anti-homofobia. Faz-se como opção metodológica trabalhar a partir da arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. A conclusão é de que o vídeo, constituindo-se como uma produção discursiva, pode, no lugar de realizar seu propósito de combate à homofobia, apresentar um poder ressurgido que aprisiona o corpo a um discurso ideal e cria um corpo idealizado para as travestis.AbstractThis article aims to conduct an analysis of the discourses produced on the transvestite body in an educational video. It takes as a corpus of analysis the video Meeting Bianca, which tells a fictional story about the dilemma of a transvestite studying at a school. This video is part of an educational kit called “School without homophobia”. The methodological option was to work with the Foucauldian arche-genealogy, understanding that the event is inscribed in a relationship of power and knowledge. It concludes that the video, which constitutes a discursive production, maypresent a revived power, which locks the body in an idealistic discourse, producing an idealized body for the transvestites, instead of fighting against homophobia.Keywords Homophobia, transvestite, body, sexuality. |
id |
UNICAMP-18_f00e70bf1edc9bba2639bfa197b86c27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642462 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travestiHomofobia. Travesti. Corpo. SexualidadeEducaçãoEste artigo objetiva realizar uma análise dos discursos produzidos sobre o corpo travesti em um vídeo educativo. Toma-se como corpus de análise o vídeo: “Encontrando Bianca”, que narra uma história fictícia sobre os dilemas de uma travesti na escola em que estuda. Esse vídeo compõe parte do material educativo Kit anti-homofobia. Faz-se como opção metodológica trabalhar a partir da arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. A conclusão é de que o vídeo, constituindo-se como uma produção discursiva, pode, no lugar de realizar seu propósito de combate à homofobia, apresentar um poder ressurgido que aprisiona o corpo a um discurso ideal e cria um corpo idealizado para as travestis.AbstractThis article aims to conduct an analysis of the discourses produced on the transvestite body in an educational video. It takes as a corpus of analysis the video Meeting Bianca, which tells a fictional story about the dilemma of a transvestite studying at a school. This video is part of an educational kit called “School without homophobia”. The methodological option was to work with the Foucauldian arche-genealogy, understanding that the event is inscribed in a relationship of power and knowledge. It concludes that the video, which constitutes a discursive production, maypresent a revived power, which locks the body in an idealistic discourse, producing an idealized body for the transvestites, instead of fighting against homophobia.Keywords Homophobia, transvestite, body, sexuality.Universidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462Pro-Posições; Vol. 25 No. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236Pro-Posições; v. 25 n. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-2361980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462/10283Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDinis, Nilson FernandesPamplona, Renata Silva2016-02-18T14:45:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642462Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:16Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti |
title |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti |
spellingShingle |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti Dinis, Nilson Fernandes Homofobia. Travesti. Corpo. Sexualidade Educação |
title_short |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti |
title_full |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti |
title_fullStr |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti |
title_full_unstemmed |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti |
title_sort |
“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti |
author |
Dinis, Nilson Fernandes |
author_facet |
Dinis, Nilson Fernandes Pamplona, Renata Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pamplona, Renata Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dinis, Nilson Fernandes Pamplona, Renata Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Homofobia. Travesti. Corpo. Sexualidade Educação |
topic |
Homofobia. Travesti. Corpo. Sexualidade Educação |
description |
Este artigo objetiva realizar uma análise dos discursos produzidos sobre o corpo travesti em um vídeo educativo. Toma-se como corpus de análise o vídeo: “Encontrando Bianca”, que narra uma história fictícia sobre os dilemas de uma travesti na escola em que estuda. Esse vídeo compõe parte do material educativo Kit anti-homofobia. Faz-se como opção metodológica trabalhar a partir da arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. A conclusão é de que o vídeo, constituindo-se como uma produção discursiva, pode, no lugar de realizar seu propósito de combate à homofobia, apresentar um poder ressurgido que aprisiona o corpo a um discurso ideal e cria um corpo idealizado para as travestis.AbstractThis article aims to conduct an analysis of the discourses produced on the transvestite body in an educational video. It takes as a corpus of analysis the video Meeting Bianca, which tells a fictional story about the dilemma of a transvestite studying at a school. This video is part of an educational kit called “School without homophobia”. The methodological option was to work with the Foucauldian arche-genealogy, understanding that the event is inscribed in a relationship of power and knowledge. It concludes that the video, which constitutes a discursive production, maypresent a revived power, which locks the body in an idealistic discourse, producing an idealized body for the transvestites, instead of fighting against homophobia.Keywords Homophobia, transvestite, body, sexuality. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462/10283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 25 No. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236 Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236 Pro-Posições; v. 25 n. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217183958073344 |