“Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Nilson Fernandes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pamplona, Renata Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462
Resumo: Este artigo objetiva realizar uma análise dos discursos produzidos sobre o corpo travesti em um vídeo educativo. Toma-se como corpus de análise o vídeo: “Encontrando Bianca”, que narra uma história fictícia sobre os dilemas de uma travesti na escola em que estuda. Esse vídeo compõe parte do material educativo Kit anti-homofobia. Faz-se como opção metodológica trabalhar a partir da arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. A conclusão é de que o vídeo, constituindo-se como uma produção discursiva, pode, no lugar de realizar seu propósito de combate à homofobia, apresentar um poder ressurgido que aprisiona o corpo a um discurso ideal e cria um corpo idealizado para as travestis.AbstractThis article aims to conduct an analysis of the discourses produced on the transvestite body in an educational video. It takes as a corpus of analysis the video Meeting Bianca, which tells a fictional story about the dilemma of a transvestite studying at a school. This video is part of an educational kit called “School without homophobia”. The methodological option was to work with the Foucauldian arche-genealogy, understanding that the event is inscribed in a relationship of power and knowledge. It concludes that the video, which constitutes a discursive production, maypresent a revived power, which locks the body in an idealistic discourse, producing an idealized body for the transvestites, instead of fighting against homophobia.Keywords Homophobia, transvestite, body, sexuality.
id UNICAMP-18_f00e70bf1edc9bba2639bfa197b86c27
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642462
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travestiHomofobia. Travesti. Corpo. SexualidadeEducaçãoEste artigo objetiva realizar uma análise dos discursos produzidos sobre o corpo travesti em um vídeo educativo. Toma-se como corpus de análise o vídeo: “Encontrando Bianca”, que narra uma história fictícia sobre os dilemas de uma travesti na escola em que estuda. Esse vídeo compõe parte do material educativo Kit anti-homofobia. Faz-se como opção metodológica trabalhar a partir da arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. A conclusão é de que o vídeo, constituindo-se como uma produção discursiva, pode, no lugar de realizar seu propósito de combate à homofobia, apresentar um poder ressurgido que aprisiona o corpo a um discurso ideal e cria um corpo idealizado para as travestis.AbstractThis article aims to conduct an analysis of the discourses produced on the transvestite body in an educational video. It takes as a corpus of analysis the video Meeting Bianca, which tells a fictional story about the dilemma of a transvestite studying at a school. This video is part of an educational kit called “School without homophobia”. The methodological option was to work with the Foucauldian arche-genealogy, understanding that the event is inscribed in a relationship of power and knowledge. It concludes that the video, which constitutes a discursive production, maypresent a revived power, which locks the body in an idealistic discourse, producing an idealized body for the transvestites, instead of fighting against homophobia.Keywords Homophobia, transvestite, body, sexuality.Universidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462Pro-Posições; Vol. 25 No. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236Pro-Posições; v. 25 n. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-2361980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462/10283Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDinis, Nilson FernandesPamplona, Renata Silva2016-02-18T14:45:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642462Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:16Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
title “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
spellingShingle “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
Dinis, Nilson Fernandes
Homofobia. Travesti. Corpo. Sexualidade
Educação
title_short “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
title_full “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
title_fullStr “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
title_full_unstemmed “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
title_sort “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti
author Dinis, Nilson Fernandes
author_facet Dinis, Nilson Fernandes
Pamplona, Renata Silva
author_role author
author2 Pamplona, Renata Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Nilson Fernandes
Pamplona, Renata Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Homofobia. Travesti. Corpo. Sexualidade
Educação
topic Homofobia. Travesti. Corpo. Sexualidade
Educação
description Este artigo objetiva realizar uma análise dos discursos produzidos sobre o corpo travesti em um vídeo educativo. Toma-se como corpus de análise o vídeo: “Encontrando Bianca”, que narra uma história fictícia sobre os dilemas de uma travesti na escola em que estuda. Esse vídeo compõe parte do material educativo Kit anti-homofobia. Faz-se como opção metodológica trabalhar a partir da arqueogenealogia foucaultiana, uma vez que esse acontecimento se insere numa ordem de saber e poder. A conclusão é de que o vídeo, constituindo-se como uma produção discursiva, pode, no lugar de realizar seu propósito de combate à homofobia, apresentar um poder ressurgido que aprisiona o corpo a um discurso ideal e cria um corpo idealizado para as travestis.AbstractThis article aims to conduct an analysis of the discourses produced on the transvestite body in an educational video. It takes as a corpus of analysis the video Meeting Bianca, which tells a fictional story about the dilemma of a transvestite studying at a school. This video is part of an educational kit called “School without homophobia”. The methodological option was to work with the Foucauldian arche-genealogy, understanding that the event is inscribed in a relationship of power and knowledge. It concludes that the video, which constitutes a discursive production, maypresent a revived power, which locks the body in an idealistic discourse, producing an idealized body for the transvestites, instead of fighting against homophobia.Keywords Homophobia, transvestite, body, sexuality.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642462/10283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 25 No. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236
Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236
Pro-Posições; v. 25 n. 2: maio./ago.2014 [74]; 217-236
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183958073344