O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8641259 |
Resumo: | Este estudo recupera os conceitos de exclusão e libertação que são fundamentais para o entendimento das obras de Enrique Dussel e Paulo Freire, em suas interfaces e complementaridades, visando a contribuir com formulações teóricas oriundas do pensamento latino americano para a questão ambiental. O interesse na reflexão destes dois pensadores à luz do debate sobre a exclusão e libertação se justificava por serem indiscutíveis referências do campo crítico com larga influência não somente na educação, mas também nos movimentos sociais, na Teologia e Filosofia da Libertação e no pensamento filosófico e sociológico da América Latina. Assim, o presente trabalho está sistematizado em três tópicos, que se seguem à introdução, onde reiteramos a importância do pensador argentino Enrique Dussel e do educador brasileiro Paulo Freire enquanto intelectuais que tematizaram pedagógica e filosoficamente de forma crítica a América Latina (AL). Inicialmente, versaremos sobre a relevância do debate sobre a exclusão no debate ambiental e suas implicações filosóficas, pedagógicas, sociais e políticas na relação sociedade-natureza no projeto societário capitalista. Em seguida, abordaremos o conceito político do termo libertação para estes autores em suas aproximações diante a questão ambiental na realidade latino-americana. Nas conclusões, indicaremos de forma geral alguns elementos político-pedagógicos do pensamento de Dussel e Freire para a discussão ambiental crítica à luz da exclusão e da libertação, de forma a questionarmos a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto capitalista à luz do projeto de transformação social proposta pelos pensadores. |
id |
UNICAMP-19_078d9cd618b3dff9c5dca7fa9a904e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641259 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e FreireEnrique Dussel. Exclusão. Libertação. Paulo Freire. Questão ambiental.Enrique DusselPaulo FreireQuestão ambientalEste estudo recupera os conceitos de exclusão e libertação que são fundamentais para o entendimento das obras de Enrique Dussel e Paulo Freire, em suas interfaces e complementaridades, visando a contribuir com formulações teóricas oriundas do pensamento latino americano para a questão ambiental. O interesse na reflexão destes dois pensadores à luz do debate sobre a exclusão e libertação se justificava por serem indiscutíveis referências do campo crítico com larga influência não somente na educação, mas também nos movimentos sociais, na Teologia e Filosofia da Libertação e no pensamento filosófico e sociológico da América Latina. Assim, o presente trabalho está sistematizado em três tópicos, que se seguem à introdução, onde reiteramos a importância do pensador argentino Enrique Dussel e do educador brasileiro Paulo Freire enquanto intelectuais que tematizaram pedagógica e filosoficamente de forma crítica a América Latina (AL). Inicialmente, versaremos sobre a relevância do debate sobre a exclusão no debate ambiental e suas implicações filosóficas, pedagógicas, sociais e políticas na relação sociedade-natureza no projeto societário capitalista. Em seguida, abordaremos o conceito político do termo libertação para estes autores em suas aproximações diante a questão ambiental na realidade latino-americana. Nas conclusões, indicaremos de forma geral alguns elementos político-pedagógicos do pensamento de Dussel e Freire para a discussão ambiental crítica à luz da exclusão e da libertação, de forma a questionarmos a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto capitalista à luz do projeto de transformação social proposta pelos pensadores. Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864125910.20396/etd.v19i1.8641259ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 234-257ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 234-257ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 234-2571676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8641259/15209Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, César AugustoLoureiro, Carlos Frederico2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641259Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-04-13T15:36:25ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire |
title |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire |
spellingShingle |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire Costa, César Augusto Enrique Dussel. Exclusão. Libertação. Paulo Freire. Questão ambiental. Enrique Dussel Paulo Freire Questão ambiental |
title_short |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire |
title_full |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire |
title_fullStr |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire |
title_full_unstemmed |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire |
title_sort |
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire |
author |
Costa, César Augusto |
author_facet |
Costa, César Augusto Loureiro, Carlos Frederico |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Carlos Frederico |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, César Augusto Loureiro, Carlos Frederico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enrique Dussel. Exclusão. Libertação. Paulo Freire. Questão ambiental. Enrique Dussel Paulo Freire Questão ambiental |
topic |
Enrique Dussel. Exclusão. Libertação. Paulo Freire. Questão ambiental. Enrique Dussel Paulo Freire Questão ambiental |
description |
Este estudo recupera os conceitos de exclusão e libertação que são fundamentais para o entendimento das obras de Enrique Dussel e Paulo Freire, em suas interfaces e complementaridades, visando a contribuir com formulações teóricas oriundas do pensamento latino americano para a questão ambiental. O interesse na reflexão destes dois pensadores à luz do debate sobre a exclusão e libertação se justificava por serem indiscutíveis referências do campo crítico com larga influência não somente na educação, mas também nos movimentos sociais, na Teologia e Filosofia da Libertação e no pensamento filosófico e sociológico da América Latina. Assim, o presente trabalho está sistematizado em três tópicos, que se seguem à introdução, onde reiteramos a importância do pensador argentino Enrique Dussel e do educador brasileiro Paulo Freire enquanto intelectuais que tematizaram pedagógica e filosoficamente de forma crítica a América Latina (AL). Inicialmente, versaremos sobre a relevância do debate sobre a exclusão no debate ambiental e suas implicações filosóficas, pedagógicas, sociais e políticas na relação sociedade-natureza no projeto societário capitalista. Em seguida, abordaremos o conceito político do termo libertação para estes autores em suas aproximações diante a questão ambiental na realidade latino-americana. Nas conclusões, indicaremos de forma geral alguns elementos político-pedagógicos do pensamento de Dussel e Freire para a discussão ambiental crítica à luz da exclusão e da libertação, de forma a questionarmos a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto capitalista à luz do projeto de transformação social proposta pelos pensadores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8641259 10.20396/etd.v19i1.8641259 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8641259 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i1.8641259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8641259/15209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 234-257 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 234-257 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 234-257 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950173199892480 |