Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dias, Cleuza Maria Sobral, Mota, Maria Renata Alonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314
Resumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege, Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade enquanto uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante  à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada como um locuscentral, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos, que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal.
id UNICAMP-19_0ea1e934b54bcbac1e175a491f6e39fd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1314
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidadeEducação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade.Educação AmbientalO trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege, Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade enquanto uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante  à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada como um locuscentral, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos, que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal.Universidade Estadual de Campinas2014-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/131410.20396/etd.v16i3.1314ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-5691676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314/pdf_123Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana do Carmo GoulartDias, Cleuza Maria SobralMota, Maria Renata Alonso2017-10-10T14:27:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1314Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:11.177203ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
title Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
spellingShingle Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Educação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade.
Educação Ambiental
title_short Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
title_full Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
title_fullStr Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
title_full_unstemmed Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
title_sort Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
author Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
author_facet Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Dias, Cleuza Maria Sobral
Mota, Maria Renata Alonso
author_role author
author2 Dias, Cleuza Maria Sobral
Mota, Maria Renata Alonso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Dias, Cleuza Maria Sobral
Mota, Maria Renata Alonso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade.
Educação Ambiental
topic Educação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade.
Educação Ambiental
description O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege, Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade enquanto uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante  à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada como um locuscentral, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos, que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314
10.20396/etd.v16i3.1314
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314
identifier_str_mv 10.20396/etd.v16i3.1314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314/pdf_123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652894175232