Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314 |
Resumo: | O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege, Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade enquanto uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada como um locuscentral, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos, que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal. |
id |
UNICAMP-19_0ea1e934b54bcbac1e175a491f6e39fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1314 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidadeEducação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade.Educação AmbientalO trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege, Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade enquanto uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada como um locuscentral, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos, que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal.Universidade Estadual de Campinas2014-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/131410.20396/etd.v16i3.1314ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-5691676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314/pdf_123Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana do Carmo GoulartDias, Cleuza Maria SobralMota, Maria Renata Alonso2017-10-10T14:27:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1314Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:11.177203ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade |
title |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade |
spellingShingle |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade Gonçalves, Ana do Carmo Goulart Educação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade. Educação Ambiental |
title_short |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade |
title_full |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade |
title_fullStr |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade |
title_sort |
Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade |
author |
Gonçalves, Ana do Carmo Goulart |
author_facet |
Gonçalves, Ana do Carmo Goulart Dias, Cleuza Maria Sobral Mota, Maria Renata Alonso |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Cleuza Maria Sobral Mota, Maria Renata Alonso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana do Carmo Goulart Dias, Cleuza Maria Sobral Mota, Maria Renata Alonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade. Educação Ambiental |
topic |
Educação ambiental. Políticas públicas. Sustentabilidade. Educação Ambiental |
description |
O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege, Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade enquanto uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada como um locuscentral, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos, que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314 10.20396/etd.v16i3.1314 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v16i3.1314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1314/pdf_123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 551-569 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652894175232 |