Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batistela, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Adriano Canabarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129
Resumo: Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação.
id UNICAMP-19_10fdf5625e8c5fd1a571e0ce8969928a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646129
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de HackersConhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea.Conhecimentos de informáticaProgramação de computadorTecnologia educacionalRecursos educacionaisCultura contemporânea.Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/tiffimage/tiffhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864612910.20396/etd.v20i3.8646129ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-8611676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/18294https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19769https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19770https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19771https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19772https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19773https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19774https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19775https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20261https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20262https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20263https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20264https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20265Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatistela, FernandaTeixeira, Adriano Canabarro2018-07-26T08:11:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646129Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:18.408599ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
title Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
spellingShingle Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
Batistela, Fernanda
Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea.
Conhecimentos de informática
Programação de computador
Tecnologia educacional
Recursos educacionais
Cultura contemporânea.
title_short Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
title_full Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
title_fullStr Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
title_full_unstemmed Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
title_sort Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
author Batistela, Fernanda
author_facet Batistela, Fernanda
Teixeira, Adriano Canabarro
author_role author
author2 Teixeira, Adriano Canabarro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batistela, Fernanda
Teixeira, Adriano Canabarro
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea.
Conhecimentos de informática
Programação de computador
Tecnologia educacional
Recursos educacionais
Cultura contemporânea.
topic Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea.
Conhecimentos de informática
Programação de computador
Tecnologia educacional
Recursos educacionais
Cultura contemporânea.
description Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129
10.20396/etd.v20i3.8646129
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i3.8646129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/18294
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19769
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19770
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19771
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19772
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19773
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19774
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19775
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20261
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20262
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20263
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20264
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/tiff
image/tiff
image/tiff
image/tiff
image/tiff
image/tiff
image/tiff
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/tiff
image/tiff
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653439434752