Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129 |
Resumo: | Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação. |
id |
UNICAMP-19_10fdf5625e8c5fd1a571e0ce8969928a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646129 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de HackersConhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea.Conhecimentos de informáticaProgramação de computadorTecnologia educacionalRecursos educacionaisCultura contemporânea.Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/tiffimage/tiffhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864612910.20396/etd.v20i3.8646129ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-8611676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/18294https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19769https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19770https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19771https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19772https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19773https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19774https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19775https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20261https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20262https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20263https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20264https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20265Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatistela, FernandaTeixeira, Adriano Canabarro2018-07-26T08:11:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646129Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:18.408599ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers |
title |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers |
spellingShingle |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers Batistela, Fernanda Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea. Conhecimentos de informática Programação de computador Tecnologia educacional Recursos educacionais Cultura contemporânea. |
title_short |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers |
title_full |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers |
title_fullStr |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers |
title_full_unstemmed |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers |
title_sort |
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers |
author |
Batistela, Fernanda |
author_facet |
Batistela, Fernanda Teixeira, Adriano Canabarro |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Adriano Canabarro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batistela, Fernanda Teixeira, Adriano Canabarro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea. Conhecimentos de informática Programação de computador Tecnologia educacional Recursos educacionais Cultura contemporânea. |
topic |
Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea. Conhecimentos de informática Programação de computador Tecnologia educacional Recursos educacionais Cultura contemporânea. |
description |
Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129 10.20396/etd.v20i3.8646129 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i3.8646129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/18294 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19769 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19770 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19771 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19772 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19773 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19774 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19775 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20261 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20262 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20263 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20264 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/tiff image/tiff image/tiff image/tiff image/tiff image/tiff image/tiff application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document image/tiff image/tiff |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653439434752 |