Qualidade e equidade das condições de oferta no ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634817 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar as condições de oferta do ensino oferecido no município de Ribeirão Preto, São Paulo, em suas relações com as condições socioeconômicas da população das áreas nas quais se encontram as instituições de ensino. Busca-se analisar se a política educacional apresenta um componente de equidade, disponibilizando escolas com materiais adequados nas regiões mais carentes do município. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com microdados do Censo Escolar (2010) e do Censo Demográfico (2010). Os resultados obtidos ressaltam a precariedade do ensino público oferecido no município, de uma maneira geral e apontam para o fato de que as escolas situadas nas regiões mais pobres do município tendem a apresentar piores condições de oferta, em especial no que se refere à razão de alunos/turma e infraestrutura. Essa constatação evidencia a necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de diferentes naturezas no âmbito escolar, na perspectiva de se atender o princípio constitucional que determina a igualdade de oportunidades educacionais. Para tanto é indispensável maior investimento, pois muitas questões educacionais, em especial no que se refere às condições de oferta, estão diretamente vinculadas a um financiamento adequado. |
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Qualidade e equidade das condições de oferta no ensino fundamentalDesigualdade de acesso à escola. Equidade em educação. Políticas públicas em educação.Políticas públicas em educaçãoEste trabalho visa analisar as condições de oferta do ensino oferecido no município de Ribeirão Preto, São Paulo, em suas relações com as condições socioeconômicas da população das áreas nas quais se encontram as instituições de ensino. Busca-se analisar se a política educacional apresenta um componente de equidade, disponibilizando escolas com materiais adequados nas regiões mais carentes do município. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com microdados do Censo Escolar (2010) e do Censo Demográfico (2010). Os resultados obtidos ressaltam a precariedade do ensino público oferecido no município, de uma maneira geral e apontam para o fato de que as escolas situadas nas regiões mais pobres do município tendem a apresentar piores condições de oferta, em especial no que se refere à razão de alunos/turma e infraestrutura. Essa constatação evidencia a necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de diferentes naturezas no âmbito escolar, na perspectiva de se atender o princípio constitucional que determina a igualdade de oportunidades educacionais. Para tanto é indispensável maior investimento, pois muitas questões educacionais, em especial no que se refere às condições de oferta, estão diretamente vinculadas a um financiamento adequado.Universidade Estadual de Campinas2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863481710.20396/etd.v17i1.8634817ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 42-57ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 42-57ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 42-571676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634817/pdf_128Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSonobe, Aline KazukoPinto, José Marcelino Rezende2017-03-22T14:07:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634817Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:12.844033ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Este trabalho visa analisar as condições de oferta do ensino oferecido no município de Ribeirão Preto, São Paulo, em suas relações com as condições socioeconômicas da população das áreas nas quais se encontram as instituições de ensino. Busca-se analisar se a política educacional apresenta um componente de equidade, disponibilizando escolas com materiais adequados nas regiões mais carentes do município. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com microdados do Censo Escolar (2010) e do Censo Demográfico (2010). Os resultados obtidos ressaltam a precariedade do ensino público oferecido no município, de uma maneira geral e apontam para o fato de que as escolas situadas nas regiões mais pobres do município tendem a apresentar piores condições de oferta, em especial no que se refere à razão de alunos/turma e infraestrutura. Essa constatação evidencia a necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de diferentes naturezas no âmbito escolar, na perspectiva de se atender o princípio constitucional que determina a igualdade de oportunidades educacionais. Para tanto é indispensável maior investimento, pois muitas questões educacionais, em especial no que se refere às condições de oferta, estão diretamente vinculadas a um financiamento adequado. |
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