Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação.
id UNICAMP-19_15bb489db3fa28129c17d7f376ed4432
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1187
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educaçãoCAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software.EducaçãoEste artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação.Universidade Estadual de Campinas2010-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/118710.20396/etd.v12i2.1187ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-581676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLage, Maria2017-09-25T10:55:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1187Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:03.655956ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
title Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
spellingShingle Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
Lage, Maria
CAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software.
Educação
title_short Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
title_full Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
title_fullStr Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
title_full_unstemmed Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
title_sort Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
author Lage, Maria
author_facet Lage, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv CAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software.
Educação
topic CAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software.
Educação
description Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187
10.20396/etd.v12i2.1187
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i2.1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652355207168