Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação. |
id |
UNICAMP-19_15bb489db3fa28129c17d7f376ed4432 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1187 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educaçãoCAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software.EducaçãoEste artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação.Universidade Estadual de Campinas2010-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/118710.20396/etd.v12i2.1187ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-581676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLage, Maria2017-09-25T10:55:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1187Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:03.655956ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação |
title |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação |
spellingShingle |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação Lage, Maria CAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software. Educação |
title_short |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação |
title_full |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação |
title_fullStr |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação |
title_full_unstemmed |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação |
title_sort |
Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação |
author |
Lage, Maria |
author_facet |
Lage, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lage, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software. Educação |
topic |
CAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software. Educação |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187 10.20396/etd.v12i2.1187 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i2.1187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 42-58 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652355207168 |