Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Dejano Tavares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/943
Resumo: O propósito do estudo foi analisar a motivação educacional de estudantes de medicina em relação com indicadores de progresso acadêmico durante a graduação na Universidade de Brasília. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada em turmas consecutivas ao total de 285 participantes no início do segundo ano. Foram analisados estatisticamente indicadores da Escala e suas correlações prospectivas com índices de rendimento acadêmico e realização de monitoria, e também diferenças nesses índices entre quatro grupos de configuração motivacional identificados em análise classificatória. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre motivação intrínseca e rendimento acadêmico, bem como entre realização de monitoria e combinação de motivação intrínseca e regulação externa. Grupos com orientação motivacional expressamente autônoma ou mista (autônoma e controlada) realizaram número significantemente maior de monitorias do que grupos com menor autodeterminação motivacional. Os achados são discutidos - a luz da teoria da autodeterminação - quanto aos aspectos de adaptação motivacional e de influências de transição da ambiência educacional. Concluindo, os resultados sugerem que indicadores de motivação caracterizados no início da graduação têm efeito preditivo pequeno, mas significante no desempenho acadêmico continuado e no exercício eletivo de monitoria. Esse desfecho eletivo diferiu significantemente entre estudantes com distintos perfis motivacionais. 
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