Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Junior, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482
Resumo: O artigo discute a temática dos intelectuais e sua relação com a sociedade a partir do locus privilegiado em que atuam: a universidade. No âmbito da disciplina de licenciatura oferecida pela Unicamp, Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - EL 142 (sob minha responsabilidade no primeiro semestre de 2015) e tendo em vista a inquietação inicial acima citada, foi proposto como tema para o curso a reflexão sobre a formação das universidades modernas e, conjuntamente, a atuação do intelectual em seus quadros. Problematizou-se, com efeito, a função ou o papel que os intelectuais exercem nos dias atuais e a validade do status conferido a estes sujeitos como intérpretes privilegiados da realidade. O diálogo com a bibliografia específica sugerida para a disciplina, a percepção dos estudantes em relação à temática proposta – obtida através das discussões em sala e pela avaliação do curso, bem como minha própria autoanálise reflexiva da experiência no decorrer do semestre, configuram as balizas nas quais o artigo se assenta.
id UNICAMP-19_1cee00364ccaf4c860d1b1874b17ac66
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639482
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógicaIntelectuais. Universidade. Ensino.EducaçãoO artigo discute a temática dos intelectuais e sua relação com a sociedade a partir do locus privilegiado em que atuam: a universidade. No âmbito da disciplina de licenciatura oferecida pela Unicamp, Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - EL 142 (sob minha responsabilidade no primeiro semestre de 2015) e tendo em vista a inquietação inicial acima citada, foi proposto como tema para o curso a reflexão sobre a formação das universidades modernas e, conjuntamente, a atuação do intelectual em seus quadros. Problematizou-se, com efeito, a função ou o papel que os intelectuais exercem nos dias atuais e a validade do status conferido a estes sujeitos como intérpretes privilegiados da realidade. O diálogo com a bibliografia específica sugerida para a disciplina, a percepção dos estudantes em relação à temática proposta – obtida através das discussões em sala e pela avaliação do curso, bem como minha própria autoanálise reflexiva da experiência no decorrer do semestre, configuram as balizas nas quais o artigo se assenta.Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórica; Pesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863948210.20396/etd.v17i3.8639482ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-6951676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482/9879Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias Junior, Antonio Carlos2017-03-22T13:32:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639482Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.875682ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
title Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
spellingShingle Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
Dias Junior, Antonio Carlos
Intelectuais. Universidade. Ensino.
Educação
title_short Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
title_full Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
title_fullStr Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
title_full_unstemmed Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
title_sort Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
author Dias Junior, Antonio Carlos
author_facet Dias Junior, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Junior, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Intelectuais. Universidade. Ensino.
Educação
topic Intelectuais. Universidade. Ensino.
Educação
description O artigo discute a temática dos intelectuais e sua relação com a sociedade a partir do locus privilegiado em que atuam: a universidade. No âmbito da disciplina de licenciatura oferecida pela Unicamp, Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - EL 142 (sob minha responsabilidade no primeiro semestre de 2015) e tendo em vista a inquietação inicial acima citada, foi proposto como tema para o curso a reflexão sobre a formação das universidades modernas e, conjuntamente, a atuação do intelectual em seus quadros. Problematizou-se, com efeito, a função ou o papel que os intelectuais exercem nos dias atuais e a validade do status conferido a estes sujeitos como intérpretes privilegiados da realidade. O diálogo com a bibliografia específica sugerida para a disciplina, a percepção dos estudantes em relação à temática proposta – obtida através das discussões em sala e pela avaliação do curso, bem como minha própria autoanálise reflexiva da experiência no decorrer do semestre, configuram as balizas nas quais o artigo se assenta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Teórica; Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482
10.20396/etd.v17i3.8639482
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482
identifier_str_mv 10.20396/etd.v17i3.8639482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482/9879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653359742976