Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482 |
Resumo: | O artigo discute a temática dos intelectuais e sua relação com a sociedade a partir do locus privilegiado em que atuam: a universidade. No âmbito da disciplina de licenciatura oferecida pela Unicamp, Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - EL 142 (sob minha responsabilidade no primeiro semestre de 2015) e tendo em vista a inquietação inicial acima citada, foi proposto como tema para o curso a reflexão sobre a formação das universidades modernas e, conjuntamente, a atuação do intelectual em seus quadros. Problematizou-se, com efeito, a função ou o papel que os intelectuais exercem nos dias atuais e a validade do status conferido a estes sujeitos como intérpretes privilegiados da realidade. O diálogo com a bibliografia específica sugerida para a disciplina, a percepção dos estudantes em relação à temática proposta – obtida através das discussões em sala e pela avaliação do curso, bem como minha própria autoanálise reflexiva da experiência no decorrer do semestre, configuram as balizas nas quais o artigo se assenta. |
id |
UNICAMP-19_1cee00364ccaf4c860d1b1874b17ac66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639482 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógicaIntelectuais. Universidade. Ensino.EducaçãoO artigo discute a temática dos intelectuais e sua relação com a sociedade a partir do locus privilegiado em que atuam: a universidade. No âmbito da disciplina de licenciatura oferecida pela Unicamp, Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - EL 142 (sob minha responsabilidade no primeiro semestre de 2015) e tendo em vista a inquietação inicial acima citada, foi proposto como tema para o curso a reflexão sobre a formação das universidades modernas e, conjuntamente, a atuação do intelectual em seus quadros. Problematizou-se, com efeito, a função ou o papel que os intelectuais exercem nos dias atuais e a validade do status conferido a estes sujeitos como intérpretes privilegiados da realidade. O diálogo com a bibliografia específica sugerida para a disciplina, a percepção dos estudantes em relação à temática proposta – obtida através das discussões em sala e pela avaliação do curso, bem como minha própria autoanálise reflexiva da experiência no decorrer do semestre, configuram as balizas nas quais o artigo se assenta.Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórica; Pesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863948210.20396/etd.v17i3.8639482ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-6951676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482/9879Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias Junior, Antonio Carlos2017-03-22T13:32:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639482Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.875682ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica |
title |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica |
spellingShingle |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica Dias Junior, Antonio Carlos Intelectuais. Universidade. Ensino. Educação |
title_short |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica |
title_full |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica |
title_fullStr |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica |
title_full_unstemmed |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica |
title_sort |
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica |
author |
Dias Junior, Antonio Carlos |
author_facet |
Dias Junior, Antonio Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias Junior, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intelectuais. Universidade. Ensino. Educação |
topic |
Intelectuais. Universidade. Ensino. Educação |
description |
O artigo discute a temática dos intelectuais e sua relação com a sociedade a partir do locus privilegiado em que atuam: a universidade. No âmbito da disciplina de licenciatura oferecida pela Unicamp, Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - EL 142 (sob minha responsabilidade no primeiro semestre de 2015) e tendo em vista a inquietação inicial acima citada, foi proposto como tema para o curso a reflexão sobre a formação das universidades modernas e, conjuntamente, a atuação do intelectual em seus quadros. Problematizou-se, com efeito, a função ou o papel que os intelectuais exercem nos dias atuais e a validade do status conferido a estes sujeitos como intérpretes privilegiados da realidade. O diálogo com a bibliografia específica sugerida para a disciplina, a percepção dos estudantes em relação à temática proposta – obtida através das discussões em sala e pela avaliação do curso, bem como minha própria autoanálise reflexiva da experiência no decorrer do semestre, configuram as balizas nas quais o artigo se assenta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Teórica; Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482 10.20396/etd.v17i3.8639482 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i3.8639482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639482/9879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 673-695 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653359742976 |