Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1194 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar a formação de professores da Educação Infantil. Orientou-se pela questão: “Qual a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de docentes para a Educação Infantil na percepção de alunas dos sétimos e oitavos períodos dos anos de 2008 e 2009?”. Teve por objetivos: compreender a concepção que os professores, ainda em fase de formação (último ano do Curso de Pedagogia), têm sobre sua formação; identificar em suas percepções o quanto se sentem preparados para o exercício profissional. O estudo foi desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, utilizando-se três contextos de coletas de dados. Os dados coletados foram analisados com aproximação da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que: a formação de professores de Educação Infantil ainda se redefine nos Cursos de Pedagogia; há preocupação por parte das universidades de anualmente rever suas propostas curriculares. Pode-se afirmar, mediante dados coletados, que a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de professores da Educação Infantil é parcial e restrita, em razão dos seguintes fatores: propostas tímidas em relação ao currículo, estágios pouco planejados, o que dificulta a articulação da teoria com a prática, e a indefinição da identidade do curso. |
id |
UNICAMP-19_208650b2d7284ec94f91dc87b7696192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1194 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa?Formação de professor. Educação infantil. Teoria. Prática. Estágio.EducaçãoEste estudo objetivou analisar a formação de professores da Educação Infantil. Orientou-se pela questão: “Qual a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de docentes para a Educação Infantil na percepção de alunas dos sétimos e oitavos períodos dos anos de 2008 e 2009?”. Teve por objetivos: compreender a concepção que os professores, ainda em fase de formação (último ano do Curso de Pedagogia), têm sobre sua formação; identificar em suas percepções o quanto se sentem preparados para o exercício profissional. O estudo foi desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, utilizando-se três contextos de coletas de dados. Os dados coletados foram analisados com aproximação da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que: a formação de professores de Educação Infantil ainda se redefine nos Cursos de Pedagogia; há preocupação por parte das universidades de anualmente rever suas propostas curriculares. Pode-se afirmar, mediante dados coletados, que a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de professores da Educação Infantil é parcial e restrita, em razão dos seguintes fatores: propostas tímidas em relação ao currículo, estágios pouco planejados, o que dificulta a articulação da teoria com a prática, e a indefinição da identidade do curso.Universidade Estadual de Campinas2010-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/119410.20396/etd.v12i2.1194ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 151-171ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 151-171ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 151-1711676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1194/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFebronio, Maria da Paixão Góis2017-09-25T12:32:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1194Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:04.043830ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? |
title |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? |
spellingShingle |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? Febronio, Maria da Paixão Góis Formação de professor. Educação infantil. Teoria. Prática. Estágio. Educação |
title_short |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? |
title_full |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? |
title_fullStr |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? |
title_sort |
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa? |
author |
Febronio, Maria da Paixão Góis |
author_facet |
Febronio, Maria da Paixão Góis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Febronio, Maria da Paixão Góis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professor. Educação infantil. Teoria. Prática. Estágio. Educação |
topic |
Formação de professor. Educação infantil. Teoria. Prática. Estágio. Educação |
description |
Este estudo objetivou analisar a formação de professores da Educação Infantil. Orientou-se pela questão: “Qual a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de docentes para a Educação Infantil na percepção de alunas dos sétimos e oitavos períodos dos anos de 2008 e 2009?”. Teve por objetivos: compreender a concepção que os professores, ainda em fase de formação (último ano do Curso de Pedagogia), têm sobre sua formação; identificar em suas percepções o quanto se sentem preparados para o exercício profissional. O estudo foi desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, utilizando-se três contextos de coletas de dados. Os dados coletados foram analisados com aproximação da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que: a formação de professores de Educação Infantil ainda se redefine nos Cursos de Pedagogia; há preocupação por parte das universidades de anualmente rever suas propostas curriculares. Pode-se afirmar, mediante dados coletados, que a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de professores da Educação Infantil é parcial e restrita, em razão dos seguintes fatores: propostas tímidas em relação ao currículo, estágios pouco planejados, o que dificulta a articulação da teoria com a prática, e a indefinição da identidade do curso. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1194 10.20396/etd.v12i2.1194 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1194 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i2.1194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1194/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 151-171 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 151-171 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 151-171 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652366741504 |