Outros mundos: perversão no planisfério político
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888 |
Resumo: | O exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes. |
id |
UNICAMP-19_213266995d865e3d6f602c481b6592e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/888 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Outros mundos: perversão no planisfério políticoPerversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência.EducaçãoGeografiaO exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes. Universidade Estadual de Campinas2010-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa analíticaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/88810.20396/etd.v11i2.888ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-1641676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888/pdf_92Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPreve, Ana Maria HoepersRechia, Karen Christine2017-09-18T12:25:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/888Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:50.007219ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Outros mundos: perversão no planisfério político |
title |
Outros mundos: perversão no planisfério político |
spellingShingle |
Outros mundos: perversão no planisfério político Preve, Ana Maria Hoepers Perversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência. Educação Geografia |
title_short |
Outros mundos: perversão no planisfério político |
title_full |
Outros mundos: perversão no planisfério político |
title_fullStr |
Outros mundos: perversão no planisfério político |
title_full_unstemmed |
Outros mundos: perversão no planisfério político |
title_sort |
Outros mundos: perversão no planisfério político |
author |
Preve, Ana Maria Hoepers |
author_facet |
Preve, Ana Maria Hoepers Rechia, Karen Christine |
author_role |
author |
author2 |
Rechia, Karen Christine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preve, Ana Maria Hoepers Rechia, Karen Christine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência. Educação Geografia |
topic |
Perversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência. Educação Geografia |
description |
O exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa analítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888 10.20396/etd.v11i2.888 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v11i2.888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888/pdf_92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651181850624 |