Outros mundos: perversão no planisfério político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preve, Ana Maria Hoepers
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rechia, Karen Christine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888
Resumo: O exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes. 
id UNICAMP-19_213266995d865e3d6f602c481b6592e7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/888
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Outros mundos: perversão no planisfério políticoPerversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência.EducaçãoGeografiaO exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes. Universidade Estadual de Campinas2010-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa analíticaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/88810.20396/etd.v11i2.888ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-1641676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888/pdf_92Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPreve, Ana Maria HoepersRechia, Karen Christine2017-09-18T12:25:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/888Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:50.007219ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Outros mundos: perversão no planisfério político
title Outros mundos: perversão no planisfério político
spellingShingle Outros mundos: perversão no planisfério político
Preve, Ana Maria Hoepers
Perversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência.
Educação
Geografia
title_short Outros mundos: perversão no planisfério político
title_full Outros mundos: perversão no planisfério político
title_fullStr Outros mundos: perversão no planisfério político
title_full_unstemmed Outros mundos: perversão no planisfério político
title_sort Outros mundos: perversão no planisfério político
author Preve, Ana Maria Hoepers
author_facet Preve, Ana Maria Hoepers
Rechia, Karen Christine
author_role author
author2 Rechia, Karen Christine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preve, Ana Maria Hoepers
Rechia, Karen Christine
dc.subject.por.fl_str_mv Perversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência.
Educação
Geografia
topic Perversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência.
Educação
Geografia
description O exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa analítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888
10.20396/etd.v11i2.888
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888
identifier_str_mv 10.20396/etd.v11i2.888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888/pdf_92
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 146-164
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651181850624