Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Diva Valério
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bryan, Newton Antonio Paciulli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa que estuda a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece Educação Profissional e Tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A lei 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e a maneira como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. A produção dos alunos e entrevistas conduzidas com gestores, servidores técnico-administrativos e professores embasam as análises. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem–natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano, para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados com essas questões.
id UNICAMP-19_294a6ce8b7acd440f6313348e50df49d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634815
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissionalEducação transdisciplinar. Tecnologia. Sociedade. Meio ambiente.EducaçãoTecnologiaSociedadeMeio ambiente.Este artigo é parte de uma pesquisa que estuda a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece Educação Profissional e Tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A lei 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e a maneira como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. A produção dos alunos e entrevistas conduzidas com gestores, servidores técnico-administrativos e professores embasam as análises. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem–natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano, para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados com essas questões.Universidade Estadual de Campinas2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863481510.20396/etd.v17i1.8634815ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-261676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815/pdf_126Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Diva ValérioBryan, Newton Antonio Paciulli2017-03-22T13:53:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634815Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:12.739666ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
title Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
spellingShingle Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
Novaes, Diva Valério
Educação transdisciplinar. Tecnologia. Sociedade. Meio ambiente.
Educação
Tecnologia
Sociedade
Meio ambiente.
title_short Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
title_full Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
title_fullStr Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
title_full_unstemmed Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
title_sort Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
author Novaes, Diva Valério
author_facet Novaes, Diva Valério
Bryan, Newton Antonio Paciulli
author_role author
author2 Bryan, Newton Antonio Paciulli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Diva Valério
Bryan, Newton Antonio Paciulli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação transdisciplinar. Tecnologia. Sociedade. Meio ambiente.
Educação
Tecnologia
Sociedade
Meio ambiente.
topic Educação transdisciplinar. Tecnologia. Sociedade. Meio ambiente.
Educação
Tecnologia
Sociedade
Meio ambiente.
description Este artigo é parte de uma pesquisa que estuda a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece Educação Profissional e Tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A lei 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e a maneira como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. A produção dos alunos e entrevistas conduzidas com gestores, servidores técnico-administrativos e professores embasam as análises. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem–natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano, para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados com essas questões.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815
10.20396/etd.v17i1.8634815
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815
identifier_str_mv 10.20396/etd.v17i1.8634815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815/pdf_126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652978061312