Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa que estuda a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece Educação Profissional e Tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A lei 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e a maneira como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. A produção dos alunos e entrevistas conduzidas com gestores, servidores técnico-administrativos e professores embasam as análises. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem–natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano, para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados com essas questões. |
id |
UNICAMP-19_294a6ce8b7acd440f6313348e50df49d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634815 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissionalEducação transdisciplinar. Tecnologia. Sociedade. Meio ambiente.EducaçãoTecnologiaSociedadeMeio ambiente.Este artigo é parte de uma pesquisa que estuda a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece Educação Profissional e Tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A lei 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e a maneira como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. A produção dos alunos e entrevistas conduzidas com gestores, servidores técnico-administrativos e professores embasam as análises. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem–natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano, para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados com essas questões.Universidade Estadual de Campinas2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863481510.20396/etd.v17i1.8634815ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-261676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815/pdf_126Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Diva ValérioBryan, Newton Antonio Paciulli2017-03-22T13:53:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634815Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:12.739666ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional |
title |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional |
spellingShingle |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional Novaes, Diva Valério Educação transdisciplinar. Tecnologia. Sociedade. Meio ambiente. Educação Tecnologia Sociedade Meio ambiente. |
title_short |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional |
title_full |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional |
title_fullStr |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional |
title_full_unstemmed |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional |
title_sort |
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional |
author |
Novaes, Diva Valério |
author_facet |
Novaes, Diva Valério Bryan, Newton Antonio Paciulli |
author_role |
author |
author2 |
Bryan, Newton Antonio Paciulli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Diva Valério Bryan, Newton Antonio Paciulli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação transdisciplinar. Tecnologia. Sociedade. Meio ambiente. Educação Tecnologia Sociedade Meio ambiente. |
topic |
Educação transdisciplinar. Tecnologia. Sociedade. Meio ambiente. Educação Tecnologia Sociedade Meio ambiente. |
description |
Este artigo é parte de uma pesquisa que estuda a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece Educação Profissional e Tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A lei 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e a maneira como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. A produção dos alunos e entrevistas conduzidas com gestores, servidores técnico-administrativos e professores embasam as análises. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem–natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano, para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados com essas questões. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815 10.20396/etd.v17i1.8634815 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i1.8634815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634815/pdf_126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 11-26 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652978061312 |