Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrao, Isabel do Socorro Lobato
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonzaga, Amarildo Menezes, Barbosa, Ierecê dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640582
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou experiências de professores que ministraram e/ou ministram a disciplina Matemática em Parintins/AM, no período de 1960-2010, visando construir registros sobre práticas pedagógicas na Educação Matemática. Para isso, utilizou-se a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referências autores como Connelly e Clandinin (1995), Garnica (2005), Gattaz (1996), Meihy (2005) e Thompson (1998) que discutem os seguintes propósitos investigativos: preparação, elaboração e análise das narrativas. As narrarativas dos professores enfatizaram as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram e/ou sustentam seus trabalhos pedagógicos. Dentre os resultados destacam-se as mudanças ocorridas na Educação Matemática e a intrínseca relação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores de matemática nas últimas cinco décadas. Percebeu-se que nas primeiras décadas do estudo, havia uma carência de professores qualificados, de recursos didáticos e de acesso à informação; junto a isso somam-se as dificuldades inerentes à vida em uma ilha no Estado do Amazonas, porém nas últimas décadas do estudo já se percebe mudanças significativas com a implantação das universidades no município.
id UNICAMP-19_2a006179853f7d14254496a524064edf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640582
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AMEducação matemática. Formação de professores de matemática. Narrativas docentes.Educação Matemática. Formação de professores.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou experiências de professores que ministraram e/ou ministram a disciplina Matemática em Parintins/AM, no período de 1960-2010, visando construir registros sobre práticas pedagógicas na Educação Matemática. Para isso, utilizou-se a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referências autores como Connelly e Clandinin (1995), Garnica (2005), Gattaz (1996), Meihy (2005) e Thompson (1998) que discutem os seguintes propósitos investigativos: preparação, elaboração e análise das narrativas. As narrarativas dos professores enfatizaram as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram e/ou sustentam seus trabalhos pedagógicos. Dentre os resultados destacam-se as mudanças ocorridas na Educação Matemática e a intrínseca relação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores de matemática nas últimas cinco décadas. Percebeu-se que nas primeiras décadas do estudo, havia uma carência de professores qualificados, de recursos didáticos e de acesso à informação; junto a isso somam-se as dificuldades inerentes à vida em uma ilha no Estado do Amazonas, porém nas últimas décadas do estudo já se percebe mudanças significativas com a implantação das universidades no município. Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864058210.20396/etd.v18i2.8640582ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 332-351ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 332-351ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 332-3511676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640582/13323https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640582/19693Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeltrao, Isabel do Socorro LobatoGonzaga, Amarildo MenezesBarbosa, Ierecê dos Santos2016-10-08T10:51:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640582Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.266820ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
title Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
spellingShingle Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
Beltrao, Isabel do Socorro Lobato
Educação matemática. Formação de professores de matemática. Narrativas docentes.
Educação Matemática. Formação de professores.
title_short Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
title_full Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
title_fullStr Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
title_full_unstemmed Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
title_sort Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
author Beltrao, Isabel do Socorro Lobato
author_facet Beltrao, Isabel do Socorro Lobato
Gonzaga, Amarildo Menezes
Barbosa, Ierecê dos Santos
author_role author
author2 Gonzaga, Amarildo Menezes
Barbosa, Ierecê dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltrao, Isabel do Socorro Lobato
Gonzaga, Amarildo Menezes
Barbosa, Ierecê dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática. Formação de professores de matemática. Narrativas docentes.
Educação Matemática. Formação de professores.
topic Educação matemática. Formação de professores de matemática. Narrativas docentes.
Educação Matemática. Formação de professores.
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou experiências de professores que ministraram e/ou ministram a disciplina Matemática em Parintins/AM, no período de 1960-2010, visando construir registros sobre práticas pedagógicas na Educação Matemática. Para isso, utilizou-se a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referências autores como Connelly e Clandinin (1995), Garnica (2005), Gattaz (1996), Meihy (2005) e Thompson (1998) que discutem os seguintes propósitos investigativos: preparação, elaboração e análise das narrativas. As narrarativas dos professores enfatizaram as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram e/ou sustentam seus trabalhos pedagógicos. Dentre os resultados destacam-se as mudanças ocorridas na Educação Matemática e a intrínseca relação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores de matemática nas últimas cinco décadas. Percebeu-se que nas primeiras décadas do estudo, havia uma carência de professores qualificados, de recursos didáticos e de acesso à informação; junto a isso somam-se as dificuldades inerentes à vida em uma ilha no Estado do Amazonas, porém nas últimas décadas do estudo já se percebe mudanças significativas com a implantação das universidades no município.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640582
10.20396/etd.v18i2.8640582
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640582
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i2.8640582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640582/13323
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640582/19693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 332-351
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 332-351
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 332-351
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653371277312