Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1108 |
Resumo: | Neste artigo será apresentado um conjunto de idéias que têm como fundamento o tema as competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa. Atualmente, considera-se que ação pedagógica dos profissionais da educação, dependerá das competências individuais e coletivas fundamentadas no desenvolvimento de respostas diferenciadas que se concretizarão através do domínio, das mais diferentes linguagens. Isso acontece pela complexidade de mudanças que ocorrem no contexto social, envolvendo principalmente à revolução tecnológica. Outro fator preponderante a ser considerado está relacionado à velocidade na transmissão da informação e nas comunicações que, com o advento da informática, adquiriram agilidade, velocidade e dinamismo, emergindo novas formas de interface e adaptação, especificamente ao que se refere à linguagem audiovisual interativa. Para analisar esses elementos desenvolvem-se, neste trabalho, alguns eixos de análise dentre os quais destacam-se a linguagem e os recursos audiovisuais através de sua evolução diacrônica e aspectos relacionados à interatividade. |
id |
UNICAMP-19_33d932878014135700c96df038710b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1108 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacionalCompetências e habilidades. Linguagem audiovisual interativa. Interatividade.Linguagem audiovisual interativaNeste artigo será apresentado um conjunto de idéias que têm como fundamento o tema as competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa. Atualmente, considera-se que ação pedagógica dos profissionais da educação, dependerá das competências individuais e coletivas fundamentadas no desenvolvimento de respostas diferenciadas que se concretizarão através do domínio, das mais diferentes linguagens. Isso acontece pela complexidade de mudanças que ocorrem no contexto social, envolvendo principalmente à revolução tecnológica. Outro fator preponderante a ser considerado está relacionado à velocidade na transmissão da informação e nas comunicações que, com o advento da informática, adquiriram agilidade, velocidade e dinamismo, emergindo novas formas de interface e adaptação, especificamente ao que se refere à linguagem audiovisual interativa. Para analisar esses elementos desenvolvem-se, neste trabalho, alguns eixos de análise dentre os quais destacam-se a linguagem e os recursos audiovisuais através de sua evolução diacrônica e aspectos relacionados à interatividade. Universidade Estadual de Campinas2010-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/110810.20396/etd.v8i1.1108ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 49-71ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 49-71ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 49-711676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1108/pdf_12Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBasso, IldaAmaral, Sergio Ferreira do2017-03-28T14:09:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1108Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:01.383872ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional |
title |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional |
spellingShingle |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional Basso, Ilda Competências e habilidades. Linguagem audiovisual interativa. Interatividade. Linguagem audiovisual interativa |
title_short |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional |
title_full |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional |
title_fullStr |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional |
title_full_unstemmed |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional |
title_sort |
Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional |
author |
Basso, Ilda |
author_facet |
Basso, Ilda Amaral, Sergio Ferreira do |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Sergio Ferreira do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Ilda Amaral, Sergio Ferreira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências e habilidades. Linguagem audiovisual interativa. Interatividade. Linguagem audiovisual interativa |
topic |
Competências e habilidades. Linguagem audiovisual interativa. Interatividade. Linguagem audiovisual interativa |
description |
Neste artigo será apresentado um conjunto de idéias que têm como fundamento o tema as competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa. Atualmente, considera-se que ação pedagógica dos profissionais da educação, dependerá das competências individuais e coletivas fundamentadas no desenvolvimento de respostas diferenciadas que se concretizarão através do domínio, das mais diferentes linguagens. Isso acontece pela complexidade de mudanças que ocorrem no contexto social, envolvendo principalmente à revolução tecnológica. Outro fator preponderante a ser considerado está relacionado à velocidade na transmissão da informação e nas comunicações que, com o advento da informática, adquiriram agilidade, velocidade e dinamismo, emergindo novas formas de interface e adaptação, especificamente ao que se refere à linguagem audiovisual interativa. Para analisar esses elementos desenvolvem-se, neste trabalho, alguns eixos de análise dentre os quais destacam-se a linguagem e os recursos audiovisuais através de sua evolução diacrônica e aspectos relacionados à interatividade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1108 10.20396/etd.v8i1.1108 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1108 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v8i1.1108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1108/pdf_12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 49-71 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 49-71 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 49-71 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652010225664 |