Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228 |
Resumo: | Estudos isolados, de diversas áreas, evidenciam processo de precarização, desvalorização, sofrimentos e adoecimentos aos quais se submete o professor, no trabalho docente. Urge avançar com a articulação dos conhecimentos produzidos, para subsidiar investimentos no sentido de inaugurar espaços para a inclusão da pauta do cuidado no âmbito educacional, na cultura do magistério. Este artigo busca uma via de compreensão da autonomia docente que possibilite relacioná-la a formas de cuidado centradas no professor. O estudo evidencia algumas formas como a autonomia do professor é interpretada nos campos de Saúde e Educação: por um lado, a configuração de riscos de adoecimento e a proteção/promoção da saúde do trabalhador professor; por outro, a profissionalização docente. A teia das relações entre autonomia e cuidado é tecida a partir de fios que perpassam aspectos da saúde do trabalhador professor, do trabalho docente e da profissionalização do magistério. A questão da autonomia pode configurar um eixo para a interdisciplinaridade na atenção ao professor e uma chave para a discussão de uma cultura do cuidado e da saúde docente, no âmbito educacional. A temática do cuidado comporta uma potência articuladora das discussões que problematizam o trabalho docente, a formação de professores e o processo de profissionalização do magistério e, também, da integralidade e da interdisciplinaridade na atenção a saúde do professor. Uma cultura de cuidado do professor se faz necessária no campo da educação; e a questão da autonomia pode contribuir para alguns dos encaminhamentos na direção da sua concretização. |
id |
UNICAMP-19_33e61fb9f4cff2b0b7f884615d848cfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649228 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docenteEducação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor.EducaçãoTrabalho DocenteEstudos isolados, de diversas áreas, evidenciam processo de precarização, desvalorização, sofrimentos e adoecimentos aos quais se submete o professor, no trabalho docente. Urge avançar com a articulação dos conhecimentos produzidos, para subsidiar investimentos no sentido de inaugurar espaços para a inclusão da pauta do cuidado no âmbito educacional, na cultura do magistério. Este artigo busca uma via de compreensão da autonomia docente que possibilite relacioná-la a formas de cuidado centradas no professor. O estudo evidencia algumas formas como a autonomia do professor é interpretada nos campos de Saúde e Educação: por um lado, a configuração de riscos de adoecimento e a proteção/promoção da saúde do trabalhador professor; por outro, a profissionalização docente. A teia das relações entre autonomia e cuidado é tecida a partir de fios que perpassam aspectos da saúde do trabalhador professor, do trabalho docente e da profissionalização do magistério. A questão da autonomia pode configurar um eixo para a interdisciplinaridade na atenção ao professor e uma chave para a discussão de uma cultura do cuidado e da saúde docente, no âmbito educacional. A temática do cuidado comporta uma potência articuladora das discussões que problematizam o trabalho docente, a formação de professores e o processo de profissionalização do magistério e, também, da integralidade e da interdisciplinaridade na atenção a saúde do professor. Uma cultura de cuidado do professor se faz necessária no campo da educação; e a questão da autonomia pode contribuir para alguns dos encaminhamentos na direção da sua concretização.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teórico-reflexivoapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864922810.20396/etd.v20i1.8649228ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-2541676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228/17503https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228/20054Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Regina Zanella2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649228Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.040431ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente |
title |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente |
spellingShingle |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente Penteado, Regina Zanella Educação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor. Educação Trabalho Docente |
title_short |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente |
title_full |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente |
title_fullStr |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente |
title_full_unstemmed |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente |
title_sort |
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente |
author |
Penteado, Regina Zanella |
author_facet |
Penteado, Regina Zanella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado, Regina Zanella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor. Educação Trabalho Docente |
topic |
Educação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor. Educação Trabalho Docente |
description |
Estudos isolados, de diversas áreas, evidenciam processo de precarização, desvalorização, sofrimentos e adoecimentos aos quais se submete o professor, no trabalho docente. Urge avançar com a articulação dos conhecimentos produzidos, para subsidiar investimentos no sentido de inaugurar espaços para a inclusão da pauta do cuidado no âmbito educacional, na cultura do magistério. Este artigo busca uma via de compreensão da autonomia docente que possibilite relacioná-la a formas de cuidado centradas no professor. O estudo evidencia algumas formas como a autonomia do professor é interpretada nos campos de Saúde e Educação: por um lado, a configuração de riscos de adoecimento e a proteção/promoção da saúde do trabalhador professor; por outro, a profissionalização docente. A teia das relações entre autonomia e cuidado é tecida a partir de fios que perpassam aspectos da saúde do trabalhador professor, do trabalho docente e da profissionalização do magistério. A questão da autonomia pode configurar um eixo para a interdisciplinaridade na atenção ao professor e uma chave para a discussão de uma cultura do cuidado e da saúde docente, no âmbito educacional. A temática do cuidado comporta uma potência articuladora das discussões que problematizam o trabalho docente, a formação de professores e o processo de profissionalização do magistério e, também, da integralidade e da interdisciplinaridade na atenção a saúde do professor. Uma cultura de cuidado do professor se faz necessária no campo da educação; e a questão da autonomia pode contribuir para alguns dos encaminhamentos na direção da sua concretização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo teórico-reflexivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228 10.20396/etd.v20i1.8649228 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i1.8649228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228/17503 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228/20054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653886128128 |