Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Regina Zanella
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228
Resumo: Estudos isolados, de diversas áreas, evidenciam processo de precarização, desvalorização, sofrimentos e adoecimentos aos quais se submete o professor, no trabalho docente. Urge avançar com a articulação dos conhecimentos produzidos, para subsidiar investimentos no sentido de inaugurar espaços para a inclusão da pauta do cuidado no âmbito educacional, na cultura do magistério. Este artigo busca uma via de compreensão da autonomia docente que possibilite relacioná-la a formas de cuidado centradas no professor. O estudo evidencia algumas formas como a autonomia do professor é interpretada nos campos de Saúde e Educação: por um lado, a configuração de riscos de adoecimento e a proteção/promoção da saúde do trabalhador professor; por outro, a profissionalização docente. A teia das relações entre autonomia e cuidado é tecida a partir de fios que perpassam aspectos da saúde do trabalhador professor, do trabalho docente e da profissionalização do magistério. A questão da autonomia pode configurar um eixo para a interdisciplinaridade na atenção ao professor e uma chave para a discussão de uma cultura do cuidado e da saúde docente, no âmbito educacional. A temática do cuidado comporta uma potência articuladora das discussões que problematizam o trabalho docente, a formação de professores e o processo de profissionalização do magistério e, também, da integralidade e da interdisciplinaridade na atenção a saúde do professor. Uma cultura de cuidado do professor se faz necessária no campo da educação; e a questão da autonomia pode contribuir para alguns dos encaminhamentos na direção da sua concretização.
id UNICAMP-19_33e61fb9f4cff2b0b7f884615d848cfd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649228
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docenteEducação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor.EducaçãoTrabalho DocenteEstudos isolados, de diversas áreas, evidenciam processo de precarização, desvalorização, sofrimentos e adoecimentos aos quais se submete o professor, no trabalho docente. Urge avançar com a articulação dos conhecimentos produzidos, para subsidiar investimentos no sentido de inaugurar espaços para a inclusão da pauta do cuidado no âmbito educacional, na cultura do magistério. Este artigo busca uma via de compreensão da autonomia docente que possibilite relacioná-la a formas de cuidado centradas no professor. O estudo evidencia algumas formas como a autonomia do professor é interpretada nos campos de Saúde e Educação: por um lado, a configuração de riscos de adoecimento e a proteção/promoção da saúde do trabalhador professor; por outro, a profissionalização docente. A teia das relações entre autonomia e cuidado é tecida a partir de fios que perpassam aspectos da saúde do trabalhador professor, do trabalho docente e da profissionalização do magistério. A questão da autonomia pode configurar um eixo para a interdisciplinaridade na atenção ao professor e uma chave para a discussão de uma cultura do cuidado e da saúde docente, no âmbito educacional. A temática do cuidado comporta uma potência articuladora das discussões que problematizam o trabalho docente, a formação de professores e o processo de profissionalização do magistério e, também, da integralidade e da interdisciplinaridade na atenção a saúde do professor. Uma cultura de cuidado do professor se faz necessária no campo da educação; e a questão da autonomia pode contribuir para alguns dos encaminhamentos na direção da sua concretização.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teórico-reflexivoapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864922810.20396/etd.v20i1.8649228ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-2541676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228/17503https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228/20054Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Regina Zanella2018-04-13T15:33:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649228Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.040431ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
title Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
spellingShingle Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
Penteado, Regina Zanella
Educação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor.
Educação
Trabalho Docente
title_short Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
title_full Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
title_fullStr Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
title_full_unstemmed Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
title_sort Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
author Penteado, Regina Zanella
author_facet Penteado, Regina Zanella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Regina Zanella
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor.
Educação
Trabalho Docente
topic Educação. Condições do trabalho docente. Saúde do professor. Saberes do docente. Formação de professores. Valorização do professor.
Educação
Trabalho Docente
description Estudos isolados, de diversas áreas, evidenciam processo de precarização, desvalorização, sofrimentos e adoecimentos aos quais se submete o professor, no trabalho docente. Urge avançar com a articulação dos conhecimentos produzidos, para subsidiar investimentos no sentido de inaugurar espaços para a inclusão da pauta do cuidado no âmbito educacional, na cultura do magistério. Este artigo busca uma via de compreensão da autonomia docente que possibilite relacioná-la a formas de cuidado centradas no professor. O estudo evidencia algumas formas como a autonomia do professor é interpretada nos campos de Saúde e Educação: por um lado, a configuração de riscos de adoecimento e a proteção/promoção da saúde do trabalhador professor; por outro, a profissionalização docente. A teia das relações entre autonomia e cuidado é tecida a partir de fios que perpassam aspectos da saúde do trabalhador professor, do trabalho docente e da profissionalização do magistério. A questão da autonomia pode configurar um eixo para a interdisciplinaridade na atenção ao professor e uma chave para a discussão de uma cultura do cuidado e da saúde docente, no âmbito educacional. A temática do cuidado comporta uma potência articuladora das discussões que problematizam o trabalho docente, a formação de professores e o processo de profissionalização do magistério e, também, da integralidade e da interdisciplinaridade na atenção a saúde do professor. Uma cultura de cuidado do professor se faz necessária no campo da educação; e a questão da autonomia pode contribuir para alguns dos encaminhamentos na direção da sua concretização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo teórico-reflexivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228
10.20396/etd.v20i1.8649228
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i1.8649228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228/17503
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649228/20054
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 234-254
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653886128128