A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1022 |
Resumo: | O processo educativo vivenciado em nossas universidades muitas vezes tem se sustentado numa prática docente tradicional, concebendo o aluno como receptor de conteúdos prontos e acabados. Esta prática dificulta o autêntico pensar, priorizando a reprodução em detrimento das idéias. Em contrapartida, o processo educativo que ultrapassa os limites de reprodução, fundamenta-se na criatividade e estimula a ação-reflexão, formando assim o profissional reflexivo. O estudante do curso de Medicina deve sentir-se desafiado a explorar e aprofundar seu conhecimento, a questionar e a reconstruir o conhecimento. A pesquisa como princípio pedagógico é uma das formas para que se concretize tal pressuposto. Este trabalho, uma pesquisa bibliográfica, pretende analisar as diretrizes que podem ser assumidas como referenciais para a formação do profissional de saúde deste século,identificar exigências que se colocam para um profissional da área de saúde e analisar a pesquisa como princípio pedagógico na formação e construção do conhecimento destes mesmos profissionais, Os teóricos escolhidos para fundamentar esta pesquisa são: Edgar Morin, Paulo Freire, Pedro Demo e Donald Schön. |
id |
UNICAMP-19_3d37dfcbc3b81a5dd4c6490795e3643c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1022 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúdePesquisa. Formação. Profissional de saúde.Profissional de saúdeO processo educativo vivenciado em nossas universidades muitas vezes tem se sustentado numa prática docente tradicional, concebendo o aluno como receptor de conteúdos prontos e acabados. Esta prática dificulta o autêntico pensar, priorizando a reprodução em detrimento das idéias. Em contrapartida, o processo educativo que ultrapassa os limites de reprodução, fundamenta-se na criatividade e estimula a ação-reflexão, formando assim o profissional reflexivo. O estudante do curso de Medicina deve sentir-se desafiado a explorar e aprofundar seu conhecimento, a questionar e a reconstruir o conhecimento. A pesquisa como princípio pedagógico é uma das formas para que se concretize tal pressuposto. Este trabalho, uma pesquisa bibliográfica, pretende analisar as diretrizes que podem ser assumidas como referenciais para a formação do profissional de saúde deste século,identificar exigências que se colocam para um profissional da área de saúde e analisar a pesquisa como princípio pedagógico na formação e construção do conhecimento destes mesmos profissionais, Os teóricos escolhidos para fundamentar esta pesquisa são: Edgar Morin, Paulo Freire, Pedro Demo e Donald Schön. Universidade Estadual de Campinas2009-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/102210.20396/etd.v10i1.1022ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 168-175ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 168-175ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 168-1751676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1022/1037Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Sônia Maria VicentePinelli, Ayres José GonçalvesGalvão, Silvana Arruda Martins2017-08-28T13:32:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1022Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:57.727377ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde |
title |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde |
spellingShingle |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde Cardoso, Sônia Maria Vicente Pesquisa. Formação. Profissional de saúde. Profissional de saúde |
title_short |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde |
title_full |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde |
title_fullStr |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde |
title_full_unstemmed |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde |
title_sort |
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde |
author |
Cardoso, Sônia Maria Vicente |
author_facet |
Cardoso, Sônia Maria Vicente Pinelli, Ayres José Gonçalves Galvão, Silvana Arruda Martins |
author_role |
author |
author2 |
Pinelli, Ayres José Gonçalves Galvão, Silvana Arruda Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Sônia Maria Vicente Pinelli, Ayres José Gonçalves Galvão, Silvana Arruda Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa. Formação. Profissional de saúde. Profissional de saúde |
topic |
Pesquisa. Formação. Profissional de saúde. Profissional de saúde |
description |
O processo educativo vivenciado em nossas universidades muitas vezes tem se sustentado numa prática docente tradicional, concebendo o aluno como receptor de conteúdos prontos e acabados. Esta prática dificulta o autêntico pensar, priorizando a reprodução em detrimento das idéias. Em contrapartida, o processo educativo que ultrapassa os limites de reprodução, fundamenta-se na criatividade e estimula a ação-reflexão, formando assim o profissional reflexivo. O estudante do curso de Medicina deve sentir-se desafiado a explorar e aprofundar seu conhecimento, a questionar e a reconstruir o conhecimento. A pesquisa como princípio pedagógico é uma das formas para que se concretize tal pressuposto. Este trabalho, uma pesquisa bibliográfica, pretende analisar as diretrizes que podem ser assumidas como referenciais para a formação do profissional de saúde deste século,identificar exigências que se colocam para um profissional da área de saúde e analisar a pesquisa como princípio pedagógico na formação e construção do conhecimento destes mesmos profissionais, Os teóricos escolhidos para fundamentar esta pesquisa são: Edgar Morin, Paulo Freire, Pedro Demo e Donald Schön. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1022 10.20396/etd.v10i1.1022 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1022 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10i1.1022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1022/1037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 168-175 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 168-175 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 168-175 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651905368064 |