Cala boca menino! O menino não cala, resiste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647837 |
Resumo: | O presente ensaio teórico apresenta o debate sobre a resistência política educacional travada a partir do movimento que impôs a ocupação em diversas Universidades públicas e Escolas do Ensino Médio por todo país. O Ocupa entra no debate político educacional nacional como luta contrária as decisões anti populistas do atual governo pós-impeachment/2016, problematizando a experiência de jovens estudantes que lutam pela democracia no país e por uma educação pública que respeite a diversidade e seja construída com os grupos populares. No campo teórico discutimos a resistência tendo como base a educação conscientizadora de Freire (1992), a epistemologia do sul de Santos (2005 ) e a exteriorização de Dussel (1997). Orientado por uma interpretação de sociedade na sua fase pós-colonial, o texto situa o movimento Ocupa como estratégia de resistência que sofre situações de opressão através da violência física e ideológica, mas que não foi suficientemente forte para extinguir a esperança dos estudantes que continuam a demonstrarem para toda sociedade as propostas explicitadas de resistência: é na negociação e no conflito que o movimento Ocupa foi tomando forma e conteúdo político educacional. |
id |
UNICAMP-19_3e0e779e178ae11c124f4fc29df4944c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647837 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Cala boca menino! O menino não cala, resisteResistência. Processos educativos. Educação pública.Educação popular e emancipatóriaO presente ensaio teórico apresenta o debate sobre a resistência política educacional travada a partir do movimento que impôs a ocupação em diversas Universidades públicas e Escolas do Ensino Médio por todo país. O Ocupa entra no debate político educacional nacional como luta contrária as decisões anti populistas do atual governo pós-impeachment/2016, problematizando a experiência de jovens estudantes que lutam pela democracia no país e por uma educação pública que respeite a diversidade e seja construída com os grupos populares. No campo teórico discutimos a resistência tendo como base a educação conscientizadora de Freire (1992), a epistemologia do sul de Santos (2005 ) e a exteriorização de Dussel (1997). Orientado por uma interpretação de sociedade na sua fase pós-colonial, o texto situa o movimento Ocupa como estratégia de resistência que sofre situações de opressão através da violência física e ideológica, mas que não foi suficientemente forte para extinguir a esperança dos estudantes que continuam a demonstrarem para toda sociedade as propostas explicitadas de resistência: é na negociação e no conflito que o movimento Ocupa foi tomando forma e conteúdo político educacional. Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864783710.20396/etd.v19i0.8647837ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 9-22ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 9-22ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 9-221676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647837/15180https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647837/19937Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLarchert, Jeanes Martins2018-04-13T15:26:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647837Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:22.104009ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cala boca menino! O menino não cala, resiste |
title |
Cala boca menino! O menino não cala, resiste |
spellingShingle |
Cala boca menino! O menino não cala, resiste Larchert, Jeanes Martins Resistência. Processos educativos. Educação pública. Educação popular e emancipatória |
title_short |
Cala boca menino! O menino não cala, resiste |
title_full |
Cala boca menino! O menino não cala, resiste |
title_fullStr |
Cala boca menino! O menino não cala, resiste |
title_full_unstemmed |
Cala boca menino! O menino não cala, resiste |
title_sort |
Cala boca menino! O menino não cala, resiste |
author |
Larchert, Jeanes Martins |
author_facet |
Larchert, Jeanes Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larchert, Jeanes Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resistência. Processos educativos. Educação pública. Educação popular e emancipatória |
topic |
Resistência. Processos educativos. Educação pública. Educação popular e emancipatória |
description |
O presente ensaio teórico apresenta o debate sobre a resistência política educacional travada a partir do movimento que impôs a ocupação em diversas Universidades públicas e Escolas do Ensino Médio por todo país. O Ocupa entra no debate político educacional nacional como luta contrária as decisões anti populistas do atual governo pós-impeachment/2016, problematizando a experiência de jovens estudantes que lutam pela democracia no país e por uma educação pública que respeite a diversidade e seja construída com os grupos populares. No campo teórico discutimos a resistência tendo como base a educação conscientizadora de Freire (1992), a epistemologia do sul de Santos (2005 ) e a exteriorização de Dussel (1997). Orientado por uma interpretação de sociedade na sua fase pós-colonial, o texto situa o movimento Ocupa como estratégia de resistência que sofre situações de opressão através da violência física e ideológica, mas que não foi suficientemente forte para extinguir a esperança dos estudantes que continuam a demonstrarem para toda sociedade as propostas explicitadas de resistência: é na negociação e no conflito que o movimento Ocupa foi tomando forma e conteúdo político educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647837 10.20396/etd.v19i0.8647837 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647837 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i0.8647837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647837/15180 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647837/19937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 9-22 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 9-22 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 9-22 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649151807488 |