Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Janete Magalhães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819
Resumo: Objetiva problematizar as relações de poder que, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. Busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como, questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Usa como abordagem metodológica redes de conversações derivadas de pesquisa no cotidiano escolar com professores de quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória/ES, cujas falas se apresentam, entremeadas ao texto, como devires-afetivos de corpos coletivos, problematizando e potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares.
id UNICAMP-19_3f28033646c37170b830db6647a1637a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650819
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devirCorpo. Macro/Micropolítica. Cotidiano escolar. Coletivo. Afetos.MicropolíticaEnsino FundamentalColetivo escolarObjetiva problematizar as relações de poder que, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. Busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como, questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Usa como abordagem metodológica redes de conversações derivadas de pesquisa no cotidiano escolar com professores de quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória/ES, cujas falas se apresentam, entremeadas ao texto, como devires-afetivos de corpos coletivos, problematizando e potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfimage/pngimage/pngimage/pnghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865081910.20396/etd.v21i1.8650819ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/18996https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20205https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20206https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20207Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Janete Magalhães2019-01-10T11:04:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650819Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:26.012193ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
title Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
spellingShingle Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
Carvalho, Janete Magalhães
Corpo. Macro/Micropolítica. Cotidiano escolar. Coletivo. Afetos.
Micropolítica
Ensino Fundamental
Coletivo escolar
title_short Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
title_full Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
title_fullStr Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
title_full_unstemmed Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
title_sort Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
author Carvalho, Janete Magalhães
author_facet Carvalho, Janete Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Janete Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Macro/Micropolítica. Cotidiano escolar. Coletivo. Afetos.
Micropolítica
Ensino Fundamental
Coletivo escolar
topic Corpo. Macro/Micropolítica. Cotidiano escolar. Coletivo. Afetos.
Micropolítica
Ensino Fundamental
Coletivo escolar
description Objetiva problematizar as relações de poder que, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. Busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como, questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Usa como abordagem metodológica redes de conversações derivadas de pesquisa no cotidiano escolar com professores de quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória/ES, cujas falas se apresentam, entremeadas ao texto, como devires-afetivos de corpos coletivos, problematizando e potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819
10.20396/etd.v21i1.8650819
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819
identifier_str_mv 10.20396/etd.v21i1.8650819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/18996
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20205
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20206
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/png
image/png
image/png
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216654269906944