Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819 |
Resumo: | Objetiva problematizar as relações de poder que, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. Busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como, questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Usa como abordagem metodológica redes de conversações derivadas de pesquisa no cotidiano escolar com professores de quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória/ES, cujas falas se apresentam, entremeadas ao texto, como devires-afetivos de corpos coletivos, problematizando e potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. |
id |
UNICAMP-19_3f28033646c37170b830db6647a1637a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650819 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devirCorpo. Macro/Micropolítica. Cotidiano escolar. Coletivo. Afetos.MicropolíticaEnsino FundamentalColetivo escolarObjetiva problematizar as relações de poder que, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. Busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como, questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Usa como abordagem metodológica redes de conversações derivadas de pesquisa no cotidiano escolar com professores de quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória/ES, cujas falas se apresentam, entremeadas ao texto, como devires-afetivos de corpos coletivos, problematizando e potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfimage/pngimage/pngimage/pnghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865081910.20396/etd.v21i1.8650819ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/18996https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20205https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20206https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20207Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Janete Magalhães2019-01-10T11:04:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650819Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2019-01-10T11:04:55ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir |
title |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir |
spellingShingle |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir Carvalho, Janete Magalhães Corpo. Macro/Micropolítica. Cotidiano escolar. Coletivo. Afetos. Micropolítica Ensino Fundamental Coletivo escolar |
title_short |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir |
title_full |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir |
title_fullStr |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir |
title_full_unstemmed |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir |
title_sort |
Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir |
author |
Carvalho, Janete Magalhães |
author_facet |
Carvalho, Janete Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Janete Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo. Macro/Micropolítica. Cotidiano escolar. Coletivo. Afetos. Micropolítica Ensino Fundamental Coletivo escolar |
topic |
Corpo. Macro/Micropolítica. Cotidiano escolar. Coletivo. Afetos. Micropolítica Ensino Fundamental Coletivo escolar |
description |
Objetiva problematizar as relações de poder que, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. Busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como, questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Usa como abordagem metodológica redes de conversações derivadas de pesquisa no cotidiano escolar com professores de quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória/ES, cujas falas se apresentam, entremeadas ao texto, como devires-afetivos de corpos coletivos, problematizando e potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819 10.20396/etd.v21i1.8650819 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i1.8650819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/18996 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20205 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20206 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650819/20207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/png image/png image/png |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62 ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 47-62 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1819873161597943808 |