Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Elenise Cristina Pires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678
Resumo: Fios-palavras-gestos em uma intimidade quase exposta. Momentos de produção de imagens que (se) pretendem deslugar: grafites em um muro de escola pública em Feira de Santana e oficinas de fotografias realizadas com alunos do ensino médio também de uma escola pública em Ichu (ambas no sertão baiano). Ações decorrentes do projeto de pesquisa “Cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo” que questiona: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Pretender, então, proliferar conexões, provocar a invenção de novas formas de olhar e vivenciar o mundo, a cidade, a produção de conhecimento, a expressão cultural dos artistas e estudantes no lugar das explicações e coerências. Propor, então, que a cidade não seja entendida, sentida, explorada apenas como cenário, mas sim máquina produtora de signos, expressão, conhecimentos. O conceito deleuziano de diagrama busca explorar e potencializar tais produções, pretendendo a desestabilização de uma política da representação para olhar, conhecer e inventar cidades. Provocar (na arte, na vida, na escrita, na educação, em lugar nenhum) rompantes de caos, desconsiderações às classificações e aos julgamentos morais.
id UNICAMP-19_4520b8fc1fc5733faa797406abf68490
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644678
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?Fotografias. Filosofia da diferença. Cidade.Imagem e educaçãoFilosofia da diferençaArte urbanaFios-palavras-gestos em uma intimidade quase exposta. Momentos de produção de imagens que (se) pretendem deslugar: grafites em um muro de escola pública em Feira de Santana e oficinas de fotografias realizadas com alunos do ensino médio também de uma escola pública em Ichu (ambas no sertão baiano). Ações decorrentes do projeto de pesquisa “Cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo” que questiona: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Pretender, então, proliferar conexões, provocar a invenção de novas formas de olhar e vivenciar o mundo, a cidade, a produção de conhecimento, a expressão cultural dos artistas e estudantes no lugar das explicações e coerências. Propor, então, que a cidade não seja entendida, sentida, explorada apenas como cenário, mas sim máquina produtora de signos, expressão, conhecimentos. O conceito deleuziano de diagrama busca explorar e potencializar tais produções, pretendendo a desestabilização de uma política da representação para olhar, conhecer e inventar cidades. Provocar (na arte, na vida, na escrita, na educação, em lugar nenhum) rompantes de caos, desconsiderações às classificações e aos julgamentos morais.Universidade Estadual de Campinas2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864467810.20396/etd.v18i3.8644678ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-6691676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678/13382Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Elenise Cristina Pires2018-04-13T15:17:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644678Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.489613ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
title Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
spellingShingle Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
Andrade, Elenise Cristina Pires
Fotografias. Filosofia da diferença. Cidade.
Imagem e educação
Filosofia da diferença
Arte urbana
title_short Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
title_full Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
title_fullStr Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
title_full_unstemmed Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
title_sort Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
author Andrade, Elenise Cristina Pires
author_facet Andrade, Elenise Cristina Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Elenise Cristina Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografias. Filosofia da diferença. Cidade.
Imagem e educação
Filosofia da diferença
Arte urbana
topic Fotografias. Filosofia da diferença. Cidade.
Imagem e educação
Filosofia da diferença
Arte urbana
description Fios-palavras-gestos em uma intimidade quase exposta. Momentos de produção de imagens que (se) pretendem deslugar: grafites em um muro de escola pública em Feira de Santana e oficinas de fotografias realizadas com alunos do ensino médio também de uma escola pública em Ichu (ambas no sertão baiano). Ações decorrentes do projeto de pesquisa “Cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo” que questiona: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Pretender, então, proliferar conexões, provocar a invenção de novas formas de olhar e vivenciar o mundo, a cidade, a produção de conhecimento, a expressão cultural dos artistas e estudantes no lugar das explicações e coerências. Propor, então, que a cidade não seja entendida, sentida, explorada apenas como cenário, mas sim máquina produtora de signos, expressão, conhecimentos. O conceito deleuziano de diagrama busca explorar e potencializar tais produções, pretendendo a desestabilização de uma política da representação para olhar, conhecer e inventar cidades. Provocar (na arte, na vida, na escrita, na educação, em lugar nenhum) rompantes de caos, desconsiderações às classificações e aos julgamentos morais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678
10.20396/etd.v18i3.8644678
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i3.8644678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678/13382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653410074624