Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678 |
Resumo: | Fios-palavras-gestos em uma intimidade quase exposta. Momentos de produção de imagens que (se) pretendem deslugar: grafites em um muro de escola pública em Feira de Santana e oficinas de fotografias realizadas com alunos do ensino médio também de uma escola pública em Ichu (ambas no sertão baiano). Ações decorrentes do projeto de pesquisa “Cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo” que questiona: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Pretender, então, proliferar conexões, provocar a invenção de novas formas de olhar e vivenciar o mundo, a cidade, a produção de conhecimento, a expressão cultural dos artistas e estudantes no lugar das explicações e coerências. Propor, então, que a cidade não seja entendida, sentida, explorada apenas como cenário, mas sim máquina produtora de signos, expressão, conhecimentos. O conceito deleuziano de diagrama busca explorar e potencializar tais produções, pretendendo a desestabilização de uma política da representação para olhar, conhecer e inventar cidades. Provocar (na arte, na vida, na escrita, na educação, em lugar nenhum) rompantes de caos, desconsiderações às classificações e aos julgamentos morais. |
id |
UNICAMP-19_4520b8fc1fc5733faa797406abf68490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644678 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?Fotografias. Filosofia da diferença. Cidade.Imagem e educaçãoFilosofia da diferençaArte urbanaFios-palavras-gestos em uma intimidade quase exposta. Momentos de produção de imagens que (se) pretendem deslugar: grafites em um muro de escola pública em Feira de Santana e oficinas de fotografias realizadas com alunos do ensino médio também de uma escola pública em Ichu (ambas no sertão baiano). Ações decorrentes do projeto de pesquisa “Cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo” que questiona: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Pretender, então, proliferar conexões, provocar a invenção de novas formas de olhar e vivenciar o mundo, a cidade, a produção de conhecimento, a expressão cultural dos artistas e estudantes no lugar das explicações e coerências. Propor, então, que a cidade não seja entendida, sentida, explorada apenas como cenário, mas sim máquina produtora de signos, expressão, conhecimentos. O conceito deleuziano de diagrama busca explorar e potencializar tais produções, pretendendo a desestabilização de uma política da representação para olhar, conhecer e inventar cidades. Provocar (na arte, na vida, na escrita, na educação, em lugar nenhum) rompantes de caos, desconsiderações às classificações e aos julgamentos morais.Universidade Estadual de Campinas2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864467810.20396/etd.v18i3.8644678ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-6691676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678/13382Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Elenise Cristina Pires2018-04-13T15:17:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644678Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.489613ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? |
title |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? |
spellingShingle |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? Andrade, Elenise Cristina Pires Fotografias. Filosofia da diferença. Cidade. Imagem e educação Filosofia da diferença Arte urbana |
title_short |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? |
title_full |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? |
title_fullStr |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? |
title_full_unstemmed |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? |
title_sort |
Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? |
author |
Andrade, Elenise Cristina Pires |
author_facet |
Andrade, Elenise Cristina Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Elenise Cristina Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografias. Filosofia da diferença. Cidade. Imagem e educação Filosofia da diferença Arte urbana |
topic |
Fotografias. Filosofia da diferença. Cidade. Imagem e educação Filosofia da diferença Arte urbana |
description |
Fios-palavras-gestos em uma intimidade quase exposta. Momentos de produção de imagens que (se) pretendem deslugar: grafites em um muro de escola pública em Feira de Santana e oficinas de fotografias realizadas com alunos do ensino médio também de uma escola pública em Ichu (ambas no sertão baiano). Ações decorrentes do projeto de pesquisa “Cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo” que questiona: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Pretender, então, proliferar conexões, provocar a invenção de novas formas de olhar e vivenciar o mundo, a cidade, a produção de conhecimento, a expressão cultural dos artistas e estudantes no lugar das explicações e coerências. Propor, então, que a cidade não seja entendida, sentida, explorada apenas como cenário, mas sim máquina produtora de signos, expressão, conhecimentos. O conceito deleuziano de diagrama busca explorar e potencializar tais produções, pretendendo a desestabilização de uma política da representação para olhar, conhecer e inventar cidades. Provocar (na arte, na vida, na escrita, na educação, em lugar nenhum) rompantes de caos, desconsiderações às classificações e aos julgamentos morais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678 10.20396/etd.v18i3.8644678 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i3.8644678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678/13382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 3 (2016): Reconfigurando as relações sujeito-objeto no espaço e tempo educacionais; 651-669 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653410074624 |