A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como lócus da politica educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis. |
id |
UNICAMP-19_4b3ac4b88f6a2536690a570687e0a7f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638257 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.Educação. Território. Vulnerabilidade social.EducaçãoPobreza.O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como lócus da politica educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis. Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863825710.20396/etd.v17i3.8638257ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-6321676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257/9849Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalila AndradeSaraiva, Ana Maria Alves2017-03-22T13:25:48Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638257Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.512099ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. |
title |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. |
spellingShingle |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. Oliveira, Dalila Andrade Educação. Território. Vulnerabilidade social. Educação Pobreza. |
title_short |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. |
title_full |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. |
title_fullStr |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. |
title_full_unstemmed |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. |
title_sort |
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. |
author |
Oliveira, Dalila Andrade |
author_facet |
Oliveira, Dalila Andrade Saraiva, Ana Maria Alves |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Ana Maria Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Dalila Andrade Saraiva, Ana Maria Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Território. Vulnerabilidade social. Educação Pobreza. |
topic |
Educação. Território. Vulnerabilidade social. Educação Pobreza. |
description |
O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como lócus da politica educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257 10.20396/etd.v17i3.8638257 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i3.8638257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257/9849 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653347160064 |