A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalila Andrade
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Saraiva, Ana Maria Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como lócus da politica educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis. 
id UNICAMP-19_4b3ac4b88f6a2536690a570687e0a7f9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638257
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.Educação. Território. Vulnerabilidade social.EducaçãoPobreza.O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como lócus da politica educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis. Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863825710.20396/etd.v17i3.8638257ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-6321676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257/9849Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalila AndradeSaraiva, Ana Maria Alves2017-03-22T13:25:48Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638257Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.512099ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
title A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
spellingShingle A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
Oliveira, Dalila Andrade
Educação. Território. Vulnerabilidade social.
Educação
Pobreza.
title_short A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
title_full A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
title_fullStr A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
title_full_unstemmed A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
title_sort A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
author Oliveira, Dalila Andrade
author_facet Oliveira, Dalila Andrade
Saraiva, Ana Maria Alves
author_role author
author2 Saraiva, Ana Maria Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalila Andrade
Saraiva, Ana Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Território. Vulnerabilidade social.
Educação
Pobreza.
topic Educação. Território. Vulnerabilidade social.
Educação
Pobreza.
description O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como lócus da politica educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257
10.20396/etd.v17i3.8638257
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257
identifier_str_mv 10.20396/etd.v17i3.8638257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257/9849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 614-632
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653347160064