Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637453 |
Resumo: | Frente à centralidade midiática contemporânea, apresentamos este artigo de revisão de literatura, concebido à luz dos estudos sociológicos e dos propósitos de uma nova área, denominada de Educomunicação. Ao cotejar a literatura com nossa própria experiência como docentes no ensino superior, temos como objetivo principal o de apresentar algumas críticas – ainda que no âmbito da teoria –, ao conteúdo midiático, que atua como uma espécie de concorrência desleal ao trabalho educativo realizado nas escolas e universidades. Primeiro, considera-se que em sua evolução histórica, os canais da mídia assumiram papel central na organização da vida social, em amplo sentido, abraçando as dimensões política, cultural, e até mesmo axiológica, da sociedade contemporânea. Segundo, discute-se o que nomeamos como concorrência desleal entre mídia e educação escolar, baseando-nos na enorme quantidade de produtos midiáticos desenvolvidos sob a ótica do espetáculo, seja informação ou entretenimento. Por fim, ressaltamos a educomunicação como uma potencialidade de cooperação ao trabalho educativo. |
id |
UNICAMP-19_54805b7cc89064a8f3c4a856233db9af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637453 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculoEducomunicação. Trabalho educativo. Mídia. Educação escolar.EducaçãoEducomunicaçãoFrente à centralidade midiática contemporânea, apresentamos este artigo de revisão de literatura, concebido à luz dos estudos sociológicos e dos propósitos de uma nova área, denominada de Educomunicação. Ao cotejar a literatura com nossa própria experiência como docentes no ensino superior, temos como objetivo principal o de apresentar algumas críticas – ainda que no âmbito da teoria –, ao conteúdo midiático, que atua como uma espécie de concorrência desleal ao trabalho educativo realizado nas escolas e universidades. Primeiro, considera-se que em sua evolução histórica, os canais da mídia assumiram papel central na organização da vida social, em amplo sentido, abraçando as dimensões política, cultural, e até mesmo axiológica, da sociedade contemporânea. Segundo, discute-se o que nomeamos como concorrência desleal entre mídia e educação escolar, baseando-nos na enorme quantidade de produtos midiáticos desenvolvidos sob a ótica do espetáculo, seja informação ou entretenimento. Por fim, ressaltamos a educomunicação como uma potencialidade de cooperação ao trabalho educativo.Universidade Estadual de Campinas2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863745310.20396/etd.v17i2.8637453ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 377-393ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 377-393ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 377-3931676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637453/7084Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortunato, IvanPenteado, Claudio Luis de Camargo2017-08-07T14:07:24Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637453Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-08-07T14:07:24ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo |
title |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo |
spellingShingle |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo Fortunato, Ivan Educomunicação. Trabalho educativo. Mídia. Educação escolar. Educação Educomunicação |
title_short |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo |
title_full |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo |
title_fullStr |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo |
title_full_unstemmed |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo |
title_sort |
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo |
author |
Fortunato, Ivan |
author_facet |
Fortunato, Ivan Penteado, Claudio Luis de Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Penteado, Claudio Luis de Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortunato, Ivan Penteado, Claudio Luis de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação. Trabalho educativo. Mídia. Educação escolar. Educação Educomunicação |
topic |
Educomunicação. Trabalho educativo. Mídia. Educação escolar. Educação Educomunicação |
description |
Frente à centralidade midiática contemporânea, apresentamos este artigo de revisão de literatura, concebido à luz dos estudos sociológicos e dos propósitos de uma nova área, denominada de Educomunicação. Ao cotejar a literatura com nossa própria experiência como docentes no ensino superior, temos como objetivo principal o de apresentar algumas críticas – ainda que no âmbito da teoria –, ao conteúdo midiático, que atua como uma espécie de concorrência desleal ao trabalho educativo realizado nas escolas e universidades. Primeiro, considera-se que em sua evolução histórica, os canais da mídia assumiram papel central na organização da vida social, em amplo sentido, abraçando as dimensões política, cultural, e até mesmo axiológica, da sociedade contemporânea. Segundo, discute-se o que nomeamos como concorrência desleal entre mídia e educação escolar, baseando-nos na enorme quantidade de produtos midiáticos desenvolvidos sob a ótica do espetáculo, seja informação ou entretenimento. Por fim, ressaltamos a educomunicação como uma potencialidade de cooperação ao trabalho educativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637453 10.20396/etd.v17i2.8637453 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637453 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i2.8637453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637453/7084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 377-393 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 377-393 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 377-393 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950173145366528 |